sábado, 25 de abril de 2009

Parabólica



Estado entrega mais uma escola reformada no Araripe

Aluísio Moreira/SEI



Os 856 estudantes da escola estadual Joaquim Eugênio da Silva, em Ipubi, estão felizes da vida. Nesta sexta-feira (24/04), o governador Eduardo Campos e o secretário de Educação, Danilo Cabral, entregaram aos alunos o novo prédio, com todas as salas de aula reformadas, auditório com capacidade para 100 pessoas sentadas e acesso para portadores de necessidades especiais após dois anos de reforma. Foram investidos cerca de R$ 1,4 milhão na Joaquim Eugênio, que agora conta também com uma quadra poliesportiva coberta voltada para a prática de futebol, vôlei, basquete e handebol. Todas as marcações têm tamanho oficial e a quadra conta ainda com refletores para uso à noite.


Alunos do segundo ano do ensino médio, Jessé Ramos e Josias Mamede, ambos com 13 anos, já utilizaram o espaço para a prática de esportes. “Antes a gente usava uma área que era a céu aberto, não tinha quem agüentasse o sol”, relembrou Jessé. Já Josias destacou o novo piso: “Era só cair que a gente se arranhava todinho”, explicou. “Aqui não tem nada de luxo, mas tem tudo que os alunos e professores precisam para ensinar e aprender de maneira digna”, resumiu Danilo Cabral. Em seguida, foi a vez do prefeito da cidade, Chico Siqueira, agradecer pela nova escola: “Durante os oito anos do governo passado, essa escola nos causou vergonha. Em todo este tempo, eles não trocaram uma telha sequer”, disparou o prefeito.


O governador foi o último a discursar na solenidade, que reuniu centenas de pessoas na nova quadra. Eduardo fez um rápido balanço das ações do seu Governo na área de educação. Ele lembrou das dificuldades encontradas logo no início da gestão, quando 72 escolas, incluindo a Joaquim Eugênio, tiveram que ser interditadas por conta de problemas na sua estrutura física e falou de outras ações como o Professor Conectado, a entrega dos kits escolares e do fardamento para os alunos, além da inclusão da merenda para os 400 mil alunos do ensino médio de todo o estado: “Tudo isso que a nossa administração vem fazendo não é favor nenhum pois a educação é o único bem que ladra nenhum rouba. Esses avanços que estamos impondo é um direito que essas crianças e jovens têm. Se não investíssemos todas as nossas forças na melhoria da educação pública, estaríamos contribuindo para aumentar o abismo que ainda existe entre aqueles que podem estudar numa escola particular e os outros que não podem pagar por ela”. Ipubi foi a terceira cidade visitada pelo governador e sua comitiva durante a viagem de dois dias pelo Sertão do Araripe.


De lá, o governador seguiu para Ouricuri, onde inaugurou a primeira maternidade do Mãe Coruja, assinou um convênio com o Consórcio do Araripe e inaugurou uma Academia das Cidades. CASAS – Ainda em Ipubi, o governador assegurou o repasse de R$ 300 mil para a construção de 200 casas no bairro de Jardim Siqueira em parceria com a prefeitura local e o Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário