quarta-feira, 29 de abril de 2009

Parabólica

Mulher - A Secretaria da Mulher de Pernambuco realiza, hoje, a cerimônia de entrega do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero - Ano II. O evento acontece, a partir das 14h, no Teatro Santa Isabel.

Inclusão do deficiente I

Hoje, acontece o “Seminário Avanços e Desafios para a Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho”, em comemoração ao Dia do Trabalhador e promovido pela Superintendência Estadual de Apoio a Pessoa com Deficiência (SEAD). Na oportunidade, será apresentada pesquisa sobre o tema a cargo da Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco (SRTE/PE) e assinado o Termo de Cooperação com o Estaleiro Atlântico Sul para abertura de 250 vagas destinadas a essas pessoas. Será das 8h às 11h, na SRTE/PE, na Avenida Agamenon Magalhães, 2.000, no Espinheiro, com instalação de um balcão de serviços da Agência do Trabalho, que fará cadastramento de currículos e emissão de Carteira Profissional. Vale dizer que, mesmo com a existência de leis que obrigam a reserva de vagas para pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho, a inclusão ainda não é uma realidade na maior parte das empresas. Para identificar estas empresas sujeitas à Lei de Cotas no Estado, a Comissão Regional de Igualdade de Oportunidade da SRTE/PE elaborou a pesquisa “Discriminação Relacionada à Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho”.

Inclusão II - Em Pernambuco existem 775 empresas sob o regime celetista e sujeitas a uma cota total de 19.749 postos de trabalho. Deste número, 758 são privadas e 17 sob a forma de empresas públicas ou sociedades de economia mista, submetidas a concurso público. Mas, apenas 2.920 cidadãos, com deficiência, estão devidamente empregados. Existe um déficit de 16.829 vagas.

Médicos em pé de guerra

Por falta de proposta do prefeito João da Costa, segundo os médicos, eles decidiram, em Assembleia Geral, intensificar a mobilização por melhores condições de trabalho, segurança, remuneração e uma possível paralisação. “Há um mês, a PCR pediu um tempo. A categoria esperou por respostas que não chegaram e decidiu reagir em busca de seus objetivos”, disse o presidente do Simepe, Antônio Jordão. No dia 6 de maio, poderá haver uma paralisação.

Tábua de pirulitos?

A Rua dos Arcos, no Poço da Panela, parece mais uma tábua de pirulitos, tamanha a quantidade de buracos. Não se anda mais de cinco metros, que surge um e amortecedores, suspensão e pneus dos carros que aguentem. Assim é demais.

Sofrimento

No Posto de Saúde Vila dos Palmares, em Jaboatão, só existe um médico da família para atender a centenas de moradores da comunidade do mesmo nome. Serão precisos mais um clínico geral e uma pediatra. O povo já sofre, companheiros.

Delegados

A diretoria da Associação de Delegados de Polícia do Estado de Pernambuco (Adeppe) inicia nova gestão, presidida por Arlindo Teixeira, prepara o Programa Cidadão. Visa maior aproximação com as comunidades próximas às delegacias.


Digital - Palestra sobre comunicação digital será realizada, hoje, na Faculdade Maurício de Nassau, nas Graças, às 10h, pela equipe do Portal Pernambuco Nação Cultural (www.nacaocultural.pe.gov.br), da Fundarpe. Informações: 3413.4611.

Zenaide - Hoje, às, 2h30, o Clube dos Advogados de Pernambuco, com apoio da OAB-PE, estará prestando uma homenagem à jornalista Zenaide Barbosa, no Restaurante Spettus, do Derby. Será um almoço-adesão

Postura - O Comitê de Secretariado da Câmara Americana de Comércio no Recife (Amcham-Recife) promove, hoje, às 19h, no Hotel Manibu, a palestra "Postura Profissional: do comportamento à estética". Informações:3223-1906 e www.amcham.com.br/comites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário