segunda-feira, 15 de junho de 2009

Parabólica

Maximiano Campos: 7 anos

Publicação e apoio a lançamento de livros, estímulo à leitura e à produção
literária, preservação e fomento da Literatura pernambucana. Estes são os principais objetivos do Instituto Maximiano Campos (IMC), entidade sem fins lucrativos e que completou sete anos anteontem. Desde sábado passado,a sede do Instituto, que fica na Rua do Chacon, 335, em Casa Forte, funciona como espaço cultural permanente e abriga o “Memorial Maximiano Campos, Domador de Sonhos”. O espaço abrirá, às 9h, com visitas de grupos de crianças e atividades lúdico-pedagógicas. As escolas interessadas podem entrar em contato com o IMC, através do (81) 3267.5787 ou pelo presidencia@imcbr.org.br. Na ocasião, também haverá uma homenagem a Kcal Gomes, responsável pela criação da Livroteca Comunitária do Bode, espaço de convivência que possui um acervo de 2.000 livros. Na ocasião, o IMC doará 70 livros para a Livroteca. No local, os visitantes poderão entrar em contato com a vida e obra do escritor. A partir de junho, o espaço irá sediar cursos de férias, além de abrir o memorial destinado a Maximiano Campos a visitas de grupos pedagógicos.

Mortes

Choveu forte, no Recife e na Região Metropolitana, é sinônimo de caos generalizado, com alagamentos, deslizamentos de barreiras e mortes. Na quinta-feira passada, três pessoas morreram em Três Carneiros (Jaboatão) e uma no Ibura (Recife), após deslizamentos de barreiras. As chuvas já mataram 18 pessoas, este ano, na RMR, sendo quatro por descargas elétricas e as demais por queda de barreiras.

E vem mais chuvas
E vai piorar, pois ainda teremos três meses de chuvas pela frente. Isto mostra que ruas, becos, avenidas, vielas e travessas continuarão sendo alagadas e transformadas literalmente em rios, com dois dedinhos ou com dois “dedões” de chuvas. E as dores de cabeça dos cidadãos prosseguirão, com carros enguiçados, quebrados, engarrafamentos e muitos, mas muitos aborrecimentos. É bronca.


Falta de cidadania


Agora, o cidadão tem o dever e a obrigação de cooperar com as prefeituras e os órgãos de limpeza pública, evitando jogar lixo e detritos nos canais, nos rios e nas galerias de esgotos. Infelizmente, muita gente ainda age com falta de cidadania.

Perigo

A Ponte Governador Agamenon Magalhães, no Pina, está cheia de pequenos buracos, mas de uma ponta a outra. Os ditos cujos já começam a incomodar os motoristas, que são obrigados a desvios e freadas perigosos. Há riscos de acidentes.

Plano

O leitor Sílvio Dantas diz que servidores da PCR estão com a saúde ameaçada, pois o Plano de Saúde Recife vem descredenciando os poucos profissionais e sem aviso prévio. E não enviam a relação dos que ainda atendem ao plano.


Curtas

Livros I - O Governo da Venezuela doou 800 livros em espanhol para a Secretaria Especial da Cultura. A coleção reúne vários autores latino-americanos.Entre as obras versões em espanhol livros de Gilberto Freyre e de Machado de Assis.

Livros II - A entrega dos livros foi acompanhada pelo embaixador da Venezuela, Julio Garcia Montoya, e pela cônsul-geral Coromoto Godoy. O objetivo é estreitar os laços culturais entre Pernambuco e Venezuela e incentivar o estudo da língua espanhola.

EUA - A Câmara Americana de Comércio no Recife (Amcham-Recife) e o Comitê Pernambuco-Georgia abriram inscrições para o Programa de Intercâmbio American Business Fellows (ABF). Informações: (81) 3442-7979.


Perigo na pista

O escritor Severino Melo pede que o Governo do Estado construa uma passarela, na BR-232. no Curado, em frente ao Centro de Formação Policial da PMPE, pois os riscos de atropelamentos são diários. É um perigo atravessar a faixa dupla da pista.

Corujas I

O leitor Cláudio Melo reclama da Compesa. Mesmo com as barragens vertendo, os moradores da 3ª Etapa de Rio Doce (parte alta), ao invés de terem água a partir das 10h, como era antes, passaram a ter somente a partir das 14h.

Corujas II


Agora passou para meia-noite, indo embora já às 5 da matina e os usuários viraram corujas da Compesa. Os telefones para reclamação 3412-9180, 3498-1711/6585 foram desativados e o 0800.0810195 nunca dá a justificativa correta.

França - O Colóquio Internacional Ano da França no Brasil recebe trabalhos, até o dia 30, com o tema “Novos Padrões de Acumulação Urbana na Produção do Habitat: Olhares Cruzados Brasil/França”. Informações na UFPE.

Futebol - Com mediação de Rildo Oliveira e João Gabriel e participação de Gregório Félix (Santa Cruz), Fernando Mendes (Náutico) e Tiago da Muribeca (Sport), blogueiros podem acessar vocepramimeumproblemaseu.wordpress.com e debater "Inveja no futebol".

Nenhum comentário:

Postar um comentário