terça-feira, 23 de junho de 2009

Parabólica

Profissão de jornalista

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, recebeu, desde a semana passada, ofício encaminhado pelo presidente da Seccional da OAB de Pernambuco, Jayme Asfora, no qual solicita que o Conselho Federal da OAB encaminhe, ao Congresso Nacional, minuta de projeto de lei que busque a regulamentação da profissão de jornalista e determine a exigência do diploma de curso superior e registro profissional no Ministério do Trabalho para o exercício da profissão. Para Asfora, a decisão do Supremo Tribunal Federal - que considerou inconstitucional a exigência do diploma para o exercício da profissão - é um "retrocesso democrático" e "uma afronta a um dos princípios fundamentais da cidadania: o acesso à informação livre e de qualidade". Ainda segundo o dirigente da OAB pernambucana, a decisão do Supremo em nada contribuirá para o engrandecimento da sociedade, uma vez que não é possível negar que ética, informação de qualidade, com responsabilidade e preparação técnica são qualificações que devem ser consideradas essenciais para o exercício do Jornalismo.

Liberdade - Asfora afirmou que os ataques feitos à formação profissional do jornalista têm semelhança com o Exame da OAB. "A justificativa de que o fim da exigência do diploma vem atender ao direito à liberdade de expressão, não é cabível pois, do contrário, o exercício da Advocacia - que também carrega em si o viés da livre expressão - também poderia ser permitido para todos, sem qualquer formação superior".

Velhos e apertadinhos”

O leitor Edmundo Ribeiro diz que a Linha 042 da Borborema – Aeroporto Opcional (Boa Viagem-Boa Vista) tinha 16 ônibus e agora são 12 e que deveriam ser novos do tipo “Geladão”. “Porém, ainda circulam cinco ônibus velhos “apertadinhos” e de números 019, 038, 048, 060 e 090. Os usuários esperam 30 minutos na parada e passam mais uma hora no ônibus até chegar à Boa Vista”, afirmou.


Todo cuidado é pouco

Só este mês, o Centro de Tratamento de Queimados do Hospital da Restauração (CTQ-HR) atende a mais de 200 casos de queimaduras com fogos e fogueiras. Sendo até cem somente entre São João e São Pedro. A maioria (62%) crianças.

Sem água

O loteamento Borrione, em Céu Azul, Camaragibe, está sem água nas torneiras há mais de oito dias. Morares afirmam que o operador local da caixa d´água da Compesa disse que ia abrir as torneiras, no sábado passado, mas até agora nada.

Empurra

No Terminal da Integração, na Macaxeira, impera a lei do mais forte, nos horários de picos dos ônibus. Os irresponsáveis não respeitam idosos, gestantes, mulheres e crianças, num empurra-empurra e fura-fila sem precedentes, Cadê, a PMPE?


Lia I - Lia de Itamaracá está concorrendo à categoria Melhor Cantora, com seu CD Ciranda de ritmos (independente), no 20º Prêmio da Música Brasileira, que acontece em 1º de julho no Canecão, no Rio de Janeiro.

Lia II – Porém, a cirandeira está sem verba para fazer a viagem até ao Rio. É lamentável. Inclusive, sem verba e sem patrocínio, a sua tradicional ciranda, aos sábados, em Itamaracá, foi suspensa. Quem puder ajudar, ligue: Beto Hees (81) 9975.9864.

Biblioteca - A Biblioteca da Católica é a maior do Recife, com um acervo de mais de 141 mil títulos e 429 mil exemplares, além da Seção de Multimeios com salas de vídeo, cabines de áudio e computadores com acesso à Internet.

Apoio - O Movimento Recfest contra a Homofobia reúne-se, com Luciana Azevedo, presidente da Fundarpe, nesta segunda-feira, às 14h, para discutir a falta de apoio, patrocínio ou participação do Governo nos seus projetos.

Fadire - A Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional, de Santa Cruz do Capibaribe, abriu inscrições para o Vestibular 2009, em Ciências Contábeis, Administração, e Design de Moda. Informações: www.fadire.edu.br e (81) 3731-0300 e 3731-6181.

Cadê, o Disque-Denúncia?

Uma leitora diz o seguinte: “A verdade é que os moradores do Edifício Alfredo Bandeira, na Rua da Aurora, em Santo Amaro, não gostaram nada dos elogios do colunista ao atendimento do Disque-Denúncia. Pode até ser verdade que os demais serviços funcionem, mas quando se trata de denunciar o barulho promovido pelo Bar Quintal do Lima, entre as ruas do Lima e da Fundição, notadamente de quinta a sábado, altas horas da noite e varando a madrugada, nunca houve uma única providência. E olhe que as reclamações são muitas. Os moradores ligam para o Disque-Denúncia, há mais de três anos, e nada acontece. O barulho emitido pelo bar é absurdo, não existe nenhum tipo de tratamento acústico no local e as bandas de rock infernizam a vida de quem mora próximo. Os frequentadores costumam fechar a rua com os seus carros, as brigas são comuns e a gritaria idem. Se for feita uma pesquisa séria, vai ser comprovado o número de denúncias feitas contra o bar sem que uma única medida tenha sido tomada. Dizem até que o Quintal do Lima não tem autorização de funcionamento, mas para que essas coisas aconteçam, é preciso que alguém lá tenha costas quentes ou largas”

Disque II - A leitora conclui: “Não adianta, o Disque-Denúncia. Se ligamos para a PMPE, dizem que a questão é com a Dircon e, se ligamos para a Dircon, informam que as equipes já estão nas ruas e que não têm como se comunicar. Já falei com uma diretora da Dircon e ela confirmou que existem muitas denúncias contra o Quintal do Lima. Só não entendendo, porque nada foi feito até agora”.

Fezes em todos os cantos

A leitora Patrícia Rebelo denuncia - e chama de “rotina”- em Boa Viagem, vários esgotos a céu aberto, a exemplo do que ocorre na Rua Dhalia, há mais de um mês. Lá são três esgotos e, apesar dos moradores de todos os prédios da rua terem ligado para a Compesa, as solicitações, até hoje, não foram atendidas. Ela lembra que o IPTU pago é um dos mais caros do Recife. O fedor é insuportável.

Tá aumentando

O número de voos regulares, que decolaram com atraso superior a 30 minutos, atingiu 7,5% em maio, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em abril, foi de 6,9%. O índice é calculado pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária.


Ótimo

A Prefeitura de Camaragibe nomeou, na última semana, 105 profissionais para o sistema de saúde. Mais da metade é de médicos e, exatamente 54, a maioria urgentistas. Em edital, esta semana, convocará concursados para 43 vagas.

Maravilha

A votação para a escolha de Fernando de Noronha como uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo ainda não terminou. Para votar, basta acessar o site www.votenoronha.com.br. A votação prossegue até 6 de julho de próximo.



Gestão I - A Universidade de Pernambuco (UPE), através da Fcap, está com inscrições abertas, até 17 de julho, para o Curso de Mestrado Profissional em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável. São 22 vagas.

Gestão II - Os interessados devem procurar a Coordenadoria de Pós-Graduação da Fcap/UPE, na Avenida Sport Clube do Recife, 252, na Madalena. Telefone: (81) 3181-8632, e-mail mestrado.fcap@uol.com.br e www.upe.br.

Educação - Alunos, professores, pesquisadores, técnicos e profissionais de Educação podem inscrever trabalhos no Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, do Senac. Informações: www.tecnologianaeducacao.com.br


Enem - O Complexo de Ensino Renato Saraiva promoverá, neste sábado, das 8h às 18, aulão para os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem/ 2009). Levar 2 kg de alimento não-perecível. Telefone: (81) 3221-0406

Serviço jurídico grátis

Esta é uma boa notícia: pessoas interessadas em resolver, de forma amigável, casos de divórcio, inventário, pensão alimentícia, cobranças e outras broncas, agora contam com um serviço judicial gratuito. Trata-se da I Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem de Olinda, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, e que atende a uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça e funciona na Faculdade de Olinda (Focca), no Núcleo de Práticas Jurídicas. A supervisão é da Central de Conciliação, Mediação e Arbitragem da Comarca de Olinda. A iniciativa desafoga a demanda processual do Judiciário e absorve parte das demandas judiciais que, inevitavelmente, seriam propostas perante os órgãos judiciários convencionais. No local podem ser realizados acordos envolvendo separações e divórcios consensuais, reconhecimento de paternidade, alimentos, partilhas e todas as questões em que é possível a transação judicial, inclusive conflitos que nem chegam à Justiça, como intrigas, brigas de vizinho e de marido e mulher, entre outros. Funciona de segunda a sexta, das 14h às 18h, na Focca, na Rua do Bonfim, 37, Carmo, Olinda, telefone 3366.3676.

Plenária - A comunidade irá decidir o que quer de projetos turísticos, nas plenárias do Orçamento Participativo (OP), da Prefeitura do Recife. A Secretaria de Turismo do Recife prepara pauta para levar à população, na plenária do OP para o Turismo em agosto. Uma prévia do assunto pode ser conferida durante a reunião do Conselho de Turismo do Recife (Conture), agendado para o dia 30, a partir das 9h.

Forte poluição do ar

O leitor Jó Andrade denuncia que, na área da Companhia Ferroviária do Nordeste,na Avenida Sul, s/n e na Rua Imperial, 651, ocorre, há mais de cinco meses, poluição do ar, oriunda de alguma atividade daquela empresa. Isto tem gerado irritação nos olhos e nas vias nasais, além de forte poeira e que chega a danificar as pinturas dos veículos. “Cadê, a CPRH?”, pergunta o cidadão.

Sedes da OAB/PE

A diretoria do Conselho Federal da OAB aprovou, a pedido dos advogados de Petrolina, a nova sede para aquela subseccional. O conselheiro federal Ricardo Correia, um dos maiores defensores do pleito, luta agora pela nova sede de Caruaru.

Saúde I

O leitor Manoel Limoeiro (site http://www.grupounidoderodafogo.blogspot.com/ e e-mail:manoeljs127773997@hotmail.com) diz que o prefeito João da Costa precisa mudar a política pública de saúde em Roda de Fogo, nos Torrões.”

Saúde II

E que os moradores não dispõem de um melhor atendimento médico e falta infra-estrutura nos três postos do PSF da comunidade. Espera que o prefeito e a sua equipe solucionem os problemas nos atendimentos das unidades de saúde.


Jornalismo - Abertas, até 5 de julho, as inscrições do 20º. Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado do Estado de São Paulo, para jornalistas formados em 2007 e 2008 e alunos dos dois últimos períodos da graduação. www.estadao.com.br/talentos e (11) 3856 2187

Computação - A Unicap realizará, em julho, a Jornada de Cursos de Computação. As inscrições começam no dia 15, no site www.unicap.br. Informações: 2119-4242.

TV - O 5º Concurso Universitário de Jornalismo CNN abriu inscrições para projetos na elaboração de matérias televisivas. A data limite para inscrição é o próximo dia 29, no site www.concursocnn.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário