segunda-feira, 6 de julho de 2009

Parabólica

Fumo mata milhões por ano

Mesmo com a queda do consumo de cigarros em todo o mundo, o produto continua sendo o principal responsável por milhões de mortes no planeta, em especial nos países mais pobres, onde o número de fumantes é maior. Do câncer de pulmão ao câncer de boca, há uma lista sem fim de males que o tabagismo causa. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que cerca de 27,9 milhões de pessoas são fumantes, com a maioria entre 20 e 49 anos, faixa etária mais produtiva. A médica Aline Calixto, do Santa Clara Saúde, alerta: “Em mulheres grávidas, o problema é ainda mais sério, uma vez que há riscos de pressão alta, parto prematuro, calcificação de placenta e nascimento de crianças de baixo peso, além da nicotina estar no leite materno”. O mais adequado, ainda segundo a médica, é parar de fumar. “Mas, sem acompanhamento médico é quase impossível”, ressalta. Por esta razão, ela recomenda a visita a um médico clínico que poderá prescrever desde ansiolíticos ou antidepressivos ou ainda encaminhar o paciente para psicoterapias. ”As terapias substitutivas, como os adesivos e gomas de mascar também devem ser prescritos por médicos”, diz a médica.


Mato na Várzea

O leitor Ubirajara Lopes Carvalho, autor da foto, denuncia que o mato toma conta da Rua Rodrigues Ferreira, na Várzea. “Também pudera, a mais recente limpeza, feita pela Emlurb, foi realizada em fevereiro de 2008. Senhor prefeito, tenha dó dos contribuintes que pagam IPTU, taxa de limpeza urbana, ISS e taxa de iluminação pública. O Recife não merece tanta sujeira”,desabafou o leitor.



“Carteira e Trânsito”,

Sobre nota nesta coluna, o Detran-PE diz que a perícia médica e psicológica para habilitação tem parâmetros para cada categoria, conforme resolução Contran. Por isso, é necessário que o condutor faça novos exames e pague as taxas.

Invasão

Leitores denunciam o abandono em que se encontra a Praça de Nova Cruz, em Igarassu. E que o piso está afundando e a fiação está descoberta, além da invasão dos “donos” da praça, com mesas, cadeiras e tendas. Virou uma baderna.

Esgoto

Um esgoto está estourado entre dois restaurantes, na Avenida Visconde de Jequitinhonha, próximo à entrada de um shopping center, em Boa Viagem. O problema já se prolonga há cinco anos e nunca foi tomada nenhuma providência.

Oficinas - O Senac-PE realiza, desta segunda até sexta-feira, a Semana TI Verde, com atividades ligadas à tecnologia e aos temas do meio ambiente. Ao todo, são 27 oficinas, com vagas limitadas. Inscrições: www.pe.senac.br.

Estagiários - Os estudantes de níveis médio, técnico e universitários têm uma nova opção para conseguir uma chance de estágio no mercado de trabalho: a JBV Soluções em Recursos Humanos. Informações: 3312.5400.


Cultura - Os alunos do Núcleo Social Nassau participam da 10ª edição da Fennearte 2009. Além das esculturas em papel reciclado das guerreiras de Tejucupapo, mostram novos personagens, como as mulheres pescadoras.

Cadê, a Dircon e a PM?

O leitor Luciano Cavalcanti volta a reclamar do barulho causado pelos frequentadores de um lavajato, na esquina da Rua Visconde de Jequitinhonha com a Desembargador João Paes, em Boa Viagem. O local também é um bar.

Tá ruço!

Num ponto de ônibus, logo no início da Rua Capitão Zuzinha, em Boa Viagem, tem uma fedentina insuportável e causada por um esgoto estourado. Além disso, os passageiros têm que pular por cima dele para poder pegar os coletivos.

Tá com a gota!

Leitores denunciam que, próximos a um sinal de trânsito, na Avenida da Liberdade, no Totó, motoristas estacionam os carros com o som alto e perturbam os moradores. E que menores se prostituem no local e chegam a ficar nuas na via.


Blog I - Jornalista, poeta, escritor, cientista político, crítico literário,
administrador de empresas e membro da Academia Pernambucana de Letras,
Flávio Chaves, comenta em seu blog os mais variados assuntos.

Blog II - Inclusive política, dentro e fora do nosso Estado, com uma visão critica e sincera dos fatos marcantes e de interesse da sociedade, além da divulgação da nossa região no âmbito cultural. Acesse: www.blogdoflaviochaves.com.br

Sabores - Donos de bares e restaurantes da Serra Negra, em Bezerros, participam do Curso de Capacitação Bem Temperado - Sabores da Serra Negra, da Duxi Promo/Funcultura. Em seguida, dão início ao Festival de Gastronomia da Serra Negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário