quinta-feira, 23 de julho de 2009

Parabólica

Lins - Hoje e amanhã, às 19h, a Livraria Saraiva e o professor Robson Teles apresentam o “Palavra no Palco”, enfocando a obra do escritor Osman Lins, na da Saraiva, do Shopping Recife. Entrada gratuita. Informações: 3464.9393.

Língua de Sinais

Sem dúvida uma bela iniciativa: a produção de cartilhas libras, com a linguagem dos sinais para surdos, a serem distribuídas, no fim deste mês, pelo Governo do Estado. São cinco mil peças, com ilustrações seguindo à risca da Língua Brasileira de Sinais, já que todo país tem a sua. Um reforço para a SEAD (Superintendência Estadual de Apoio aos Deficientes). Pernambuco conta, hoje, com mais de 25 associações em prol da melhoria de vida dos surdos (Recife, Olinda, Gravatá, Arcoverde, Cabo, Petrolina, Vitória, etc). Essas entidades lutam pela aplicação da Lei 10. 436/2002 e do Decreto 56 26/2005, em defesa da acessibilidade como um direito de todos. Daí, a importância da iniciativa. Infelizmente, hoje, os surdos ainda quase que se comunicam apenas entre eles e quase ninguém em hospitais, escolas, supermercados, entre outros serviços públicos, conhecem o Libras. Dar visibilidade a essa linguagem é promover a auto-estima dos que assim se comunicam e a cidadania. Bom saber companheiros. que o dia 6 de setembro é o Dia Nacional da Luta do Povo Surdo.

Avenida esburacada

Se, antes a coisa era ruim no quesito pavimentação em Olinda, agora piorou. E muito. Nesse inverno, o bairro parece que não existe no mapa da cidade. A Avenida México, na III Etapa, em Rio Doce, a população lembra logo da Copa do Mundo de 1970. Aqui também a disputa é para quem consegue driblar os buracos.
E andar na contramão faz parte da rotina e questão de sobrevivência nesta via. Pode?

Cadê, a geladeira?

A moradora do Rua Serra, 399, em Brasília Teimosa, está braba com o programa da Celpe de trocar geladeira velha por uma nova e mais econômica. Depois de pagar 180 pratas à vista, a cidadã espera pela troca há mais de 60 dias. Pode?

IML

Um leitor denuncia que as condições do IML de Caruaru são precárias. Além de funcionar nos fundos de um hospital, não possui nem cadeiras para os parentes que aguardam a liberação dos corpos. Outra bronca: a imundície impera no local.

Buracos

Já na Rua Cristóvão Jackson, no Hipódromo, a situação é de buraqueira generalizada. Os moradores dizem que, apesar de duas gestões do ex-prefeito João Paulo, ou seja, oito anos, nada foi feito. Querem uma solução do atual prefeito.

Céu - A Chegada da Prostituta no Céu, produção da Página 21 e inspirado no cordel de J.Borges, encerra temporada de 20 espetáculos em bairros da Região Metropolitana. Hoje, às 19h, na Escola São Cristóvão, na Rua Cassiterita, 395, em Guabiraba.


Surdos - A Livraria Cultura, no Paço Alfândega, exibe, hoje, às 19h, vídeos produzidos por adolescentes surdos do Interior pernambucano. O trabalho é fruto de oficinas de audiovisual realizadas pela Página 21 com mais de 60 jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário