terça-feira, 28 de julho de 2009

Parabólica

Idosos - A Escola Técnica Leiaut está com matrículas abertas para o Curso Especial de Informática para Idosos. As aulas começam, nesta quinta-feira, de manhã e de tarde. Informações: (81) 3223.0387 e 3081.5552.

Gênero, raça e segurança

São 33 mil jovens, de 12 a 19 anos, assassinados no País e, em sua maioria negra, revelam a urgência de discutir políticas públicas de segurança. E foi o que ocorreu, ontem, no Seminário Nacional Gênero, Raça e Segurança, na UFPE. E teve o objetivo de promover a articulação dos movimentos negro, de mulheres e LGBT para uma melhor intervenção na Conferência Nacional de Segurança Pública, uma vez que a Conferência não contempla as dimensões de gênero e raça. O evento reuniu a Articulação Negra de Pernambuco, o Ministério da Justiça e da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, a Articulação de Mulheres Brasileiras, o Fórum de Mulheres de Pernambuco e organizações não-governamentais. Vale dizer, que a população negra ainda permanece marcada por violências que combinam ao racismo, outras formas de discriminações como as de gênero, de orientação sexual, de idade ou geração, de classe social, de ter ou não alguma deficiência, entre outras. Em resposta à violência e à invisibilidade, movimentos se organizam em nome das lutas pela transformação social, pelo fim do racismo, do sexismo, da lesbofobia e das diferentes formas de opressão.

Dados - Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), em 2007, foram mortos 371 adolescentes e, em 2008, 367. Já os dados do Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) revelam que 45% das mortes de jovens, entre 12 e 18 anos no País, são mais frequentes entre homens, negros e moradores de periferias. Os negros têm quase três vezes mais chances de serem assassinados em relação aos brancos.

Perigo nas piscina

A leitora Gabriela Mascarenhas denuncia uma piscina nos fundos de uma empresa, em Casa Forte, onde existe enorme possibilidade de ser um foco do mosquito da dengue. Diz que as autoridades da Vigilância Sanitária já foram informadas e nada foi feito. “O local é um risco à saúde pública e alguma medida tem que ser tomada. E agora, na época da chuva, fica ainda pior”, afirma Gabriela.


Homenagem à Folha

O Grupo de Executivos do Recife (Gere) homenageia, nesta quinta-feira, em almoço-reunião, os 11 anos da Folha de Pernambuco. Na ocasião, o presidente, Eduardo Monteiro falará sobre “A importância do jornal para as populações mais carentes”.


Asfalto

Em atenção à nota "Asfalto sonrisal", a Emlurb informa que fará uma “Operação Tapa-buracos”, ainda esta semana, na descida do Viaduto das Cinco Pontas, onde existem perigo de acidentes. Agora, só nos resta esperar, companheiros.


Próstata

O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Pernambuco (Marreta) iniciou, ontem, campanha gratuita de prevenção ao câncer de próstata para atender 3 mil profissionais. Na Rua da Concórdia, 829, São José, a partir das 7h.

Bucal - Será lançado no Imip, hoje, o Projeto Even Cuida, ação de responsabilidade social que integra luta pela saúde bucal, de crianças na primeira infância (0 a 5 anos). No Auditório Alice Figueira da entidade, nos Coelhos.

Usmep - O presidente da União dos Servidores Municipais de Pernambuco (Usmep), Gilmar Gomes da Silva, o vice Antão Viana, ontem, para mais um mandato/2010 a 2014. A posse será no dia 27 de agosto.

Noivas - O Instituto Latino Americano de Tecnologia em Educação e Ciências promove, hoje, às17h, na Faculdade Facipe, o Workshop das Noivas para empresários e 434 alunos de vários cursos do Projeto Bolsa Família. Informações: 3236.3210.

Nenhum comentário:

Postar um comentário