quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Parabólica

Clídio e Laura Nigro
Nigro – amanhã, às 18h, abertura da exposição “100 Anos de Memória à Fascinação”, no Museu Regional de Olinda, na Rua do Amparo, 128, no Centro Histórico de Olinda, em homenagem a duas figuras que ajudaram a construir a história do Carnaval olindense e, consequentemente, pernambucano. A mostra ficará em cartaz, até o dia 21 de setembro, e celebrará o centenário de Laura e Clídio Nigro. Organizada pelos próprios filhos, conterá parte do acervo pessoal da família, composto por mais de 100 peças, entre fotografias, matérias de jornal, textos e troféus que pertenciam aos dois. Laura Nigro foi uma das fundadoras da Serenata Luar de Olinda, criada há 23 anos, e do bloco “Olinda Quero Cantar”, extinto em 2007, ano de sua morte. Já Clídio se tornou conhecido, principalmente, pela música-símbolo do Carnaval de Olinda Hino do Elefante. O refrão Olinda quero cantar a ti esta canção é cantado inúmeras vezes pelos foliões nas ruas e ladeiras do estado, durante o período de momo. Além desta canção, Clídio compôs mais de 100 músicas de frevo e samba.
“O Carnaval é algo que vinha de dentro deles, estava no sangue dos dois. Meus pais tinham sede de Carnaval. A ligação é tão forte que, mesmo hoje em dia, todas as agremiações prestam homenagem a eles”, afirma Dora Nigro, uma das filhas e organizadoras da exposição. Além da mostra, haverá uma missa de Ação de Graças na Igreja de São Pedro e o desfile de blocos, na Praça Laura Nigro, a partir das 20h.


Toque de recolher
(Do leitor Cláudio Melo – melo_riodoce@hotmail.com


A adoção do toque de recolher após às 23:00 horas para crianças e adolescentes menores de 18 anos, deverá surtir um efeito positivo em nosso Estado, igualmente as cidades que já adotaram. Porém, aliada a essa medida, deveria haver a contribuição dos meios de comunicação, conscientizando os pais para empreenderem um novo modelo de criação dos seus filhos. Hoje é comum observarmos crianças, até menores de 10 anos, participando com a família de eventos festivos ou mesmo de conversas familiares dentro do lar, após às 23 horas. A televisão também contribui para isso, quando exibe filmes infantis também nesse horário(?), acostumando as pessoas, desde a tenra idade, a exercitarem uma forma pouco saudável de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário