segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Parabólica

Recife debaixo das pontes

O Movimento Pró-Criança a frente do relançamento do livro “Recife Debaixo das Pontes” terá um evento de relançamento, hoje, na Livraria Cultura. A publicação traz textos e poesias de Maria do Carmo Barreto Campello e fotos tiradas por adolescentes que se profissionalizaram no curso de fotografia do Movimento Pró-Criança na época.

Como a edição encontra-se esgotada, os últimos livros estarão disponíveis apenas no relançamento. O evento na Livraria Cultura inclui a realização do seminário “Cultura e Inclusão Social”.Ao todo, o livro apresenta 80 fotografias, das quais 30 em preto e branco que estarão também reunidas numa exposição fotográfica. Inicialmente, a idéia era que o livro retratasse aspectos turísticos da cidade. Mas os próprios adolescentes pediram para que as fotos mostrassem a realidade dos que vivem debaixo das pontes. Sugestão aceita, com o objetivo de sensibilizar as autoridades e a população em geral.

Durante o desenvolvimento das fotos, o Movimento Pró-Criança escalou um grupo de assistentes sociais para ajudar as pessoas que moravam debaixo das pontes. No decorrer do trabalho, foram desenvolvidas diversas ações sociais, entre elas a emissão de carteiras de identidade, certidões de nascimento, etc. Várias pontes passaram pelo olhar das lentes fotográficas, mas as duas pontes que exibiram a situação social mais complicada foram a do Limoeiro, no Recife Antigo, abrigando sete famílias, e a ponte Governador Paulo Guerra, mais conhecida como Ponte do Pina, onde existiam oito famílias morando. Ao todo, o grupo encontrou um total de 27 crianças vivendo debaixo das pontes, em situação de miséria. O encontro acontece as 17, com entrada franca. Mais informações: 34128989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário