domingo, 13 de setembro de 2009

Parabólica

Adolescência e violência

Seis recifenses, com idade entre 12 e 19 anos, são assassinados a cada grupo de mil habitantes, segundo um levantamento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que apontou, infelizmente, o nosso o Recife, como a capital brasileira com maior Índice de homicídios na adolescência. A problemática urbana da violência e, como ela afeta psiquicamente a população, vai ser discutida na 14ª Jornada de Psicanálise do Recife, promovida pela Sociedade Psicanalítica do Recife (SPR). O evento será de 1 e 3 de outubro próximo, no Mar Hotel, e tem entre os convidados o psiquiatra e psicanalista paulistano David Leo Levisky, doutor em Historia Social pela USP. Um dos maiores especialistas no paralelo “infância, adolescência e violência”, Levi é autor de títulos como “Adolescência e a Violência - Conseqüências da Realidade Brasileira”, “Adolescência - Pelos Caminhos da Violência” e “ Adolescência e Violência: ações comunitárias na prevenção”. Inscrições e informações sobre a 14ª Jornada de Psicanálise do Recife, através dos telefones da SPR: 3226 0462 ou 3228 1756.

Emergência - O Hospital dos Servidores do Estado (HSE) ampliou o Serviço de Pronto Atendimento (SPA). Agora, são 34 leitos – 37,5% a mais do que antes - e os pacientes são separados de acordo com a gravidade. Agora, espera-se um aumento de 30% do fluxo de pacientes. O Serviço atende, em média, sete mil pacientes por mês e recebe emergências clínicas e cirúrgicas de média complexidade.

Racial X Social

Pesquisa do Ipespe, com a população brasileira, aponta: 75% dos pesquisados preferem as cotas sociais em opção às cotas raciais. Só 11% garantem que optam pelas cotas raciais e 9% disseram não concordar com nenhuma das duas. “Entre os jovens, principais interessados teoricamente, o apoio às cotas sociais é ainda maior: 81% dos jovens concordam e preferem cotas sociais”, lembra o cientista político Antonio Lavareda.

O que é que isso?

Usuários queixam-se dos motoristas da Empresa Rodotur, que não querem mais levar os coletivos até aos Correios, na Avenida Guararapes. Eles insistem em fazer da Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro, terminal. Prejudicam milhares de pessoas.

Campos

O escritor e imortal da Academia Pernambucana de Letras, Antônio Campos, fez palestra, ontem, no IX Congresso Internacional de Direito Tributário/PE, em Porto de Galinhas. Promovido pelo Instituto Pernambucano de Estudos Tributário.


Marinha - Os aposentados da Marinha ganham turma exclusiva para o Curso de Informática Básica, da Escola Técnica Leiaut, no Derby. As aulas começam, nesta segunda, e as matrículas estão abertas. Informações: 3223.0387 e 3081.5552.

Obras - Em relação à nota "Buraqueira na Estrada", o diretor de Obras da Prefeitura de Paulista, Francisco Maia, esclarece que as obras de recapeamento da Estrada de Manepá só podem ser iniciadas quando a Compesa realizar a troca da tubulação de esgoto.

Cursos - O Serviço de Aprendizagem Social (Sendas) abriu inscrições para vários cursos profissionalizantes e com taxa de apenas cinco reais.Informações: Avenida Guararapes, 210 (ao lado dos Correios), telefone 3224.0370.

Nenhum comentário:

Postar um comentário