sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Repassando.
Acho que tem sentido grande parte do desabafo do autor sobre essa excrecência que é o BBB.A Globo, ao invés de informar e educar, desinforma,deseduca, tudo em busca de audiência e dinheiro, entretanto, o principal é deixar a população bitolada, analfabeta cultural pois,para o sistema é mais fácil explorar um povo ignorante, controlar,subliminarmente, sua mente para continuar a exploração capitalista. Atenciosamente, Dr. Aníbal Valença Médico Auditor CRM 8117

BBB 2010 o lixo

Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço. A décima (está indo longe) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência. Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB 10 é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... todos na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB 10 é a realidade em busca do IBOPE: é putaria ao vivo!!!

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB 10. Ele prometeu um “zoológico humano divertido” . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas. Se entendi corretamente as apresentações, são 15 os “animais” do “zoológico”: o judeu tarado, o gay afeminado, a dentista gostosa, o negro com suingue, a nerd tímida, a gostosa com bundão, a “não sou piranha mas não sou santa”, o modelo Mr. Maringá, a nordestina sorridente, a lésbica convicta, a DJ intelectual, o carioca marrento, o maquiador drag-queen e a PM que gosta de apanhar (essa é para acabar!!!).

Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade. Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de heróis?

Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados.. Heróis são milhares de brasileiros que sequer tem um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso todo santo dia. Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna. Heróis são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, ONGs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína Zilda Arns). Heróis são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo. O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral.

São apenas pessoas que se prestam a comer, beber, tomar sol, fofocar, dormir e agir estupidamente para que, ao final do programa, o “escolhido” receba um milhão e meio de reais. E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!! Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.
Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros? (Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores ) Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores. Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um artigo de Jabor, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema..., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar...,visitar um doente, brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir.. Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construído nossa sociedade. Faça sua parte !!!


Camaradas, recebi uma mensagem sobre o BBB e repassei para muitos conhecidos e amigos. Despois descobri um Cordel muito interessante. Tô socializando com todos, agora - vale a pena ler.Saúúúúúúúúde!Aníbal

Pra comprovar tudo o que foi dito sobre o BBB no e-mail anterior estou anexando um poesia/cordel interessante do cordelista Antônio Barreto. Vale a pena ler.
Saúúúúúúúde!Dr. Aníbal Valença Médico Auditor CRM 8117BIG BROTHER BRASIL

Autor: Antonio Barreto,

Cordelista natural de Santa Bárbara-BA,residente em Salvador.
Curtir o Pedro BialE sentir tanta alegriaÉ sinal de que vocêO mau-gosto apreciaDá valor ao que é banalÉ preguiçoso mentalE adora baixaria.
Há muito tempo não vejoUm programa tão ‘fuleiro’Produzido pela GloboVisando Ibope e dinheiroQue além de alienarVai por certo atrofiarA mente do brasileiro.
Me refiro ao brasileiroQue está em formaçãoE precisa evoluirAtravés da EducaçãoMas se torna um refémIletrado, ‘zé-ninguém’Um escravo da ilusão.
Em frente à televisãoLá está toda a famíliaLonge da realidadeOnde a bobagem fervilhaNão sabendo essa genteDesprovida e inocenteDesta enorme ‘armadilha’.

Cuidado, Pedro BialChega de esculhambaçãoRespeite o trabalhadorDessa sofrida NaçãoDeixe de chamar de heróisEssas girls e esses boysQue têm cara de bundão.
O seu pai e a sua mãe,Querido Pedro Bial,São verdadeiros heróisE merecem nosso avalPois tiveram que lutarPra manter e te educarCom esforço especial.
Muitos já se sentem malCom seu discurso vazio.Pessoas inteligentesSe enchem de calafrioPorque quando você falaA sua palavra é balaA ferir o nosso brio.
Um país como BrasilCarente de educaçãoPrecisa de gente grandePara dar boa liçãoMas você na rede GloboFaz esse papel de boboEnganando a Nação.
Respeite, Pedro BialNosso povo brasileiroQue acorda de madrugadaE trabalha o dia inteiroDar muito duro, anda roucoPaga impostos, ganha pouco:Povo HERÓI, povo guerreiro.
Enquanto a sociedadeNeste momento atualSe preocupa com a criseEconômica e socialVocê precisa entenderQue queremos aprenderAlgo sério – não banal.
Esse programa da GloboVem nos mostrar sem enganoQue tudo que ali ocorreParece um zoológico humanoOnde impera a espertezaA malandragem, a baixeza:Um cenário sub-humano.
A moral e a inteligênciaNão são mais valorizadas.Os “heróis” protagonizamUm mundo de palhaçadasSem critério e sem éticaEm que vaidade e estéticaSão muito mais que louvadas.
Não se vê força poéticaNem projeto educativo.Um mar de vulgaridadeJá tornou-se imperativo.O que se vê realmenteÉ um programa deprimenteSem nenhum objetivo.
Talvez haja objetivo“professor”, Pedro BialO que vocês tão querendoÉ injetar o banalDeseducando o BrasilNesse Big Brother vilDe lavagem cerebral.
Isso é um desserviçoMal exemplo à juventudeQue precisa de esperançaEducação e atitudePorém a mediocridadeUnida à banalidadeFaz com que ninguém estude.
É grande o constrangimentoDe pessoas confinadasNum espaço luxuosoCurtindo todas baladas:Corpos “belos” na piscinaA gastar adrenalina:Nesse mar de palhaçadas.
Se a intenção da GloboÉ de nos “emburrecer”Deixando o povo dementeRefém do seu poder:Pois saiba que a exceção(Amantes da educação)Vai contestar a valer.
A você, Pedro BialUm mercador da ilusãoJunto a poderosa GloboQue conduz nossa NaçãoEu lhe peço esse favor:Reflita no seu laborE escute seu coração.
E vocês caros irmãosQue estão nessa cegueiraNão façam mais ligaçõesApoiando essa besteira.Não deem sua grana à GloboIsso é papel de bobo:Fujam dessa baboseira.
E quando chegar ao fimDesse Big Brother vilQue em nada contribuiPara o povo varonilNinguém vai sentir saudade:Quem lucra é a sociedadeDo nosso querido Brasil.
E saiba, caro leitorQue nós somos os culpadosPorque sai do nosso bolsoEsses milhões desejadosQue são ligações diáriasBastante desnecessáriasPra esses desocupados.
A loja do BBBVendendo só porcariaEnganando muita genteQue logo se contagiaCom tanta futilidadeUm mar de vulgaridadeQue nunca terá valia.
Chega de vulgaridadeE apelo sexual.Não somos só futebol,baixaria e carnaval.Queremos EducaçãoE também evoluçãoNo mundo espiritual.
Cadê a cidadaniaDos nossos educadoresDos alunos, dos políticosPoetas, trabalhadores?Seremos sempre enganadose vamos ficar caladosdiante de enganadores?
Barreto termina assimAlertando ao Bial:Reveja logo esse equívocoReaja à força do mal…Eleve o seu coraçãoTomando uma decisãoOu então: siga, animal…
FIM
Salvador, 16 de janeiro de 2010.

Um comentário:

  1. Legal o seu artigo sobre o BBB, apesar de ter achado muito radical. Cada um assiste ao que quer e não acredito que a Globo seja a única culpada pela falta de intelecto dos brasileiros. A culpa de termos um país analfabeto não é só da TV, os próprios brasucas são desinteressados, acomodados... O mundo é dos mais espertos e a Globo não é boba!
    Eu vejo o BBB por diversão apenas e não tenho os "heróis" do BBB como modelo de vida.

    abraço e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir