quarta-feira, 12 de maio de 2010

Parabólica

Existe vida após a morte

“Existe vida após a morte. Mas, para isso, você precisa avisar a sua família que é doador”. Com este slogan, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) inicia a Campanha Estadual de Doação de Órgãos 2010, em Pernambuco, com várias atividades, que vão até sexta-feira e abertas ao público. A Central de Transplantes de Pernambuco (CTPE) destaca que o nosso Estado é o quinto em transplante do País. Mas ainda existem 3.246 pessoas à espera de uma cirurgia para viver em melhores condições de saúde. São 1.159 pacientes esperando por uma nova córnea; 1.831 de rim; 270 de fígado; e seis de coração. Um dos focos da campanha, deste ano, é a doação de córneas, que por ser um tecido, é mais simples e a sua retirada pode ser feita até seis horas após a parada cardiorrespiratória. Enquanto a retirada de um órgão é feita logo após a morte encefálica, com o coração ainda funcionando. Este ano, houve uma queda de 28% no transplante de córnea nos três primeiros meses em comparação a 2009. Foram 109 cirurgias neste ano contra 152 no ano passado. Informações: 0800.281.2185 e www.transplantes.pe.gov.br.

Gripe - Em celebração ao Dia Internacional da Enfermagem, o Senac Pernambuco - www.pe.senac.br - realiza, este mês, ações de saúde. Hoje, gratuitamente, vacinação contra o vírus H1N1 (“Gripe Suína”), aferição de pressão arterial e teste de glicose. A ação acontece das 9h às 11h30, em frente à lanchonete-escola do Senac, na Avenida Visconde de Suassuna, 500, em Santo Amaro.

Estacionamento irregular

A direção da Academia de Ginástica Fitness, na Rua Luís Inácio Pessoa de Melo, em Boa Viagem, precisa tomar medidas para evitar que os clientes ocupem toda a calçada da academia com os seus carros. Além disso, também estacionam irregularmente em todo o trecho em frente e perto da Fitnees. Dezenas de leitores sentem-se prejudicados. As ocorrências ocorrem das 6 da manhã às 22h. E pedem providências à CTTU.

Cadê, os quiosques?

Donos de quiosques do calçadão da Avenida Boa Viagem, que estão sendo reformados, estão em situação difícil com a demora dos serviços executados pela Prefeitura do Recife. Alguns, sem dinheiro, passam necessidades. E aí, prefeito?

Galhos

A leitora Quênia Matos alerta à Prefeitura do Recife para podar as árvores da Rua Feliciano José de Farias, em frente ao Posto de Saúde Miguel Valverde, em Boa Viagem. Os galhos já atingem a fiação elétrica. Em outras ruas, a mesma bronca.

Amerrpe

O tenente Lupércio Nunes, presidente da Amerrpe, negociou com o Governo e garantiu, para PMs e bombeiros reformados e da reserva remunerada, reajuste salarial nos últimos quatro anos. Neste 1º. de junho deste ano, o aumento será de 12%.

Roubo - A jornalista Isaura Alves teve o Fiat Uno Mille Fire, 4 portas, placas KGD-3717, cor verde Lagon, roubado em assalto, à mão armada, 5ª.-feira passada, no Cordeiro. Qualquer informação: 3224.5153.

Ator - O Sesc Santa Rita recebe, no Festival Palco Giratório Recife 2010, a oficina "O papel do ator na dramaturgia colaborativa", com Lúcia Romano e Edgar Castro (Cia. Livre de Teatro - SP). Inscrições: 32247577.

Algomais - A Revista Algomais completou 50 edições tratando da economia, política, cultura e gestão pública de Pernambuco. A edição comemorativa aconteceu na entrega do prêmio “Quem faz Algomais por Pernambuco”, no JCPM.

Escravos - A Fundaj realiza, de hoje até sexta-feira, das 14h às 18h, o seminário "Escravidão no Atlântico Sul e a Contribuição Africana no Processo Civilizador Brasileiro", no campus de Casa Forte (Avenida 17 de Agosto, 2187).

Nenhum comentário:

Postar um comentário