segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Parabólica

Folha da Cidade
Sábado


Pessoas com deficiências

A partir deste ano, os projetos enviados à Secretaria de Cultura do Estado/Fundarpe para financiamento de eventos artísticos e culturais precisam contemplar as pessoas com deficiência, em suas múltiplas especificidades, seja auditiva, visual motora ou intelectual. A iniciativa foi de Laura Gomes, secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH) e, desta forma, a Secretaria Estadual de Cultura já colocou, nos novos editais 2012 do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura/Funcultura, a recomendação para acessibilidade nos eventos culturais e artísticos realizados em Pernambuco. Ao todo, os dois editais (Independente e Audiovisual) injetarão o aporte de R$ 33,5 milhões na produção cultural do Estado. As inscrições acontecem de 16 próximo a 27 de fevereiro, na Fundarpe.Os interessados devem adotar providências necessárias para o oferecimento de instrumentos de acessibilidade comunicacional, tais como: Língua Brasileira de Sinais(Libras), Áudio Descrição e Braile, respeitando a linguagem de cada projeto e as necessidades do público.

SEAD - Segundo Laura Gomes, foi determinado que a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), vinculada à pasta que coordena, desse atenção especial ao processo de tornar acessível todos os grandes eventos artísticos e culturais do Estado. Ela explicou que, no ano passado, a SEDSDH desenvolveu várias atividades, contemplando este público, por meio do projeto “Camarote da Acessibilidade”.


Praia com poluição

O leitor Fernando Melo denuncia que, além da sujeira espalhada pela areia, as pessoas não se incomodam com o esgoto sanitário que é despejado livremente na Praia de Ponta de Pedras em Goiana. “A cidade, que vai receber muitos investimentos, precisa urgentemente melhorar a infra-estrutura da orla marítima”, afirma.



Ratos, escorpiões e mato

Terreno murado, na Rua Compositor Ataulfo Alves, em Boa Viagem, e em frente ao imóvel 67, está tomado pelo mato e por ratos, baratas, muriçocas e até escorpiões. E muitos deles já entraram nos apartamentos térreos. Um absurdo.


Broncas

Os moradores da Rua Severino José Ramalho, em Guadalupe, Olinda, reclamam do esgoto a céu aberto que jorra por toda a via. E também pelos inúmeros buracos. E a menos de dois meses, a prefeitura tapou alguns buracos, mas a buraqueira voltou.


Broncas II

Segundo o leitor Antônio Guimarães, a situação piorou por conta do aumento do tráfego de carros, que não podem passar pela Rua Sérgio Ramalho, novamente em obras. Para chegar até ao Largo do Amparo, tem que ir pela Rua Severino José Ramalho.



Presos - No Presídio de Igarassu, a Secretaria Executiva de Ressocialização e o Programa Mova-Brasil/Petrobrás alfabetizaram 75 presos. Em 2011, foram alfabetizados 678 de dez prisões da Região Metropolitana do Recife.

Nabuco - O Engenho Massangana promove a exposição permanente Massangana e Nabuco - O Tempo Revisitado, de terça a sábado, das 9h às 16h30, e entrada gratuita. Informações: 3527. 4025 e engenho.massangana@fundaj.gov.br.




“Motoqueiro” perigoso

Um menor, numa moto sem escape, faz acrobacias perigosas, na Rua Crucilândia, em Afogados, e tira a paz de todos. Um cidadão já denunciou (B.O. de 03/01/2012, número: M – 5226874) e nada foi feito. E não é a primeira vez que denunciam.

Buraco

Um buraco, na Rua Professor Mário de Castro, praticamente em cima do sinal da Avenida Beira-Mar, em Boa Viagem, prejudica os motoristas e coloca os pedestres em situação de perigo. O dito cujo fica rente ao meio-fio da esquina de um prédio.

Perigo

O leitor José Macedo reclama que o semáforo, que fica em frente ao Geraldão, na Imbiribeira, é muito rápido e não dá tempo para que os pedestres atravessem as duas pistas largas. E coloca em risco a vida das pessoas todos os dias.



Homem - O Museu do Homem do Nordeste, na Fundaj, em Casa Forte, está aberto para visitações de terça a sexta, das 08h30 às 17h; e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h. Informações: (81) 3073-6333. v

Cristina - O Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, um dos mais importantes do Nordeste, completa 18 anos, este ano, e teve a logomarca modernizada pela Via Design. A premiação será no dia 25 deste mês, no Cabanga Iate Clube.

Vestibular - Abertas inscrições para o Vestibular tradicional da Faculdade Joaquim Nabuco, com opções de 17 cursos nas unidades Recife e Paulista. Informações: 2121.5999 e www.joaquimnabuco.edu.br.

Férias - A AABB Recife oferece colônia de férias, entre os dias 16 e 27 próximos, para a criançada de 5 a 12 anos, com os pais sendo sócios ou não. Informações na secretaria do clube e no telefone 3117-6062.


Pós - A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) abriu inscrições, até o próximo dia 23, para seleção de bolsistas no Programa REUNI de Assistência ao Ensino/ Nível Pós-Doutorado. Informações: 3320.6052.




Teatro da Vida


“à mulherada” - Atenção mulherada, mesmo que já tenha ocorrido a virada do ano, ainda dá tempo. Agora, estas receitas devem ser feitas depois da meia-noite: “Para atrair o amor” - Use uma calcinha cor-de-rosa pelo avesso. Dessa forma, as suas chances de encontrar um novo amor aumentam muito. “Para ser feliz no amor” - Um vidrinho de água de flor de laranjeira e mais dois litros de água. Modo de fazer: Misture num frasco, a água da flor da laranjeira, facilmente encontrada em farmácias de manipulação, com dois litros de água. Depois do banho normal, jogue a poção da cabeça aos pés, pedindo felicidade para a sua vida afetiva. Creia: novas possibilidades surgirão. “Para achar um amor” - Vista uma calcinha de qualquer cor e pegue uma fita vermelha. Modo de fazer: Amarre a fitinha do lado direito da calcinha e capriche no laço. E um amor aparecerá. Mantenha os olhos bem abertos! Agora, só dará certo, se você acreditar em Papai Noel, Saci Pererê, mula e padre sem cabeças, e por aí vai, companheiras...


É melhor rir...

Curiosidades do Corpo”: Os alimentos demoram sete segundos para ir da boca para o estômago; o cabelo humano pode suportar o peso de três quilos; o coração de uma mulher bate mais rápido que o de um homem; há cerca de milhares de bactérias em cada um dos seus pés; as mulheres piscam os olhos duas vezes mais que os homens; o pênis de um homem médio tem três vezes o tamanho do seu dedo polegar...


Rir sempre...

“Curiosidades do Corpo” II: A pele de um humano pesa duas vezes mais que o seu cérebro; estando em pé, o corpo utiliza trezentos músculos somente para manter o equilíbrio; sem a saliva não se pode dissolver os alimentos e nem saboreá-los. A agora, que as mulheres já terminaram de ler estas mensagens, os homens podem continuar a medir o dedo polegar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário