quinta-feira, 22 de março de 2012

Parabólica

Esgoto pra dar e vender

O leitor Vicente Rizzo denuncia que, na Avenida Barão de Souza Leão, esquina com a Rua Desembargador José Neves e próximo a um supermercado, a água podre cai na galeria de água fluvial, em Boa Viagem. E na mesma via, perto do Aeroporto dos Guararapes e entre a linha do Metrô e a Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Imbiribeira), tem uma rua sem saída e de onde sai um “reguinho” de água das casas. “Esse “reguinho”, não sei dizer se é água de esgoto, mas é suja e entra na galeria de água fluvial”, afirma Rizzo. O cidadão prossegue: “Pois bem, na Avenida Conselheiro Aguiar, em frente à Igreja Assembleia de Deus, na esquina com a Rua Padre Carapuceiro, em Boa Viagem, têm mais dois esgotos esborrando pela calçada. Nas mesmas imediações, na Carapuceiro, entre a Rua dos Navegantes e a Avenida Conselheiro Aguiar, têm dois canos de água potável escorrendo pela calçada, há mais de 15 dias, e já reclamei mais de uma vez. Uma curiosidade: o órgão responsável é ágil em responder as queixas feita aos jornais, mas as queixas feitas, diretamente no site do órgão, não são respondidas.”



Descaso - Já os moradores da Rua Djalma Dutra, no Janga, sofrem com o descaso da Prefeitura de Paulista, com toda a via cheia de buracos. A queixa é do leitor Rogério Alves, que diz que os ônibus da Linha Conjunto Praia do Janga não passam mais por conta das crateras. “Os moradores para pegar os ônibus têm que ir até a Rua Angelin.”Cadê, a prefeitura? Até quando iremos conviver com o descaso público?”, pergunta Rogério.



Uma obra misteriosa?




Um leitor se diz intrigado e, ao mesmo tempo, temeroso com a construção de um muro, na Rua José Aderval Chaves, no Pina, e por trás da Compesa, da Avenida Domingos Ferreira. Como não tem uma placa indicativa e o local ser uma área de manguezal, o cidadão receia que, devagarinho, devagarinho, o mangue vá para o beleléu. Ele, inclusive, recorreu aos Ministérios Públicos Estadual (para o qual já preencheu um formulário eletrônico) e Federal, para que investiguem a obra.


Fenelon e Nabuco

Indagado sobre quem seria o maior brasileiro de todos os tempos, o procurador-geral do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Aguinaldo Fenelon, disse que “os pernambucanos não devem esquecer o abolicionista Joaquim Nabuco.”


Barreira


Uma barreira, na Rua Carolina, em Caixa D’Água, Olinda, ameaça cair sobre diversas casas e está deixando os moradores sem dormir. Eles afirmam que parte da barreira já caiu e levou junto um banheiro de uma das residências. A situação é de perigo.


Buracos


Cláudio de Melo e Silva diz que, após publicação nesta coluna, a Prefeitura de Olinda está providenciando a limpeza do Canal dos Bultrins. Mas esqueceu de tapar os buracos da pista e, quando chegar as chuvas, os consertos ficarão mais difíceis.




Saúde - O Programa Governo Presente, coordenado pela Secretaria de Articulação Social e Regional do Estado, leva, hoje, serviços gratuitos de saúde, na Mustardinha. Na Escola Presidente Arthur da Costa e Silva, das 7h30 às 13h.




PM/BM - A Amerrpe-PM/BM está elaborando a declaração de Imposto de Renda, gratuitamente, de sócios e dependentes. Na Rua Amaury de Medeiros, Derby, até 30 de abril, de 8h às 12h, de segunda a sexta. Informações: 3423-9291.


Servidores - O Centro de Formação dos Servidores (Cefospe) recebe inscrições, até amanhã, com vagas para coordenador pedagógico, bibliotecário e técnico em Informática. Só para servidores efetivos do Executivo. Informações: WWW.cefospe.pe.gov.br.


Direito - O especialista em Direito Processual Civil, Danilo Heber Gomes, ministra o Curso Execução: Boa Fé e Impenhorabilidade, hoje e no dia 29, das 18h20 às 21h, na Escola Superior de Advocacia da OAB-PE. Informações: (81) 3224-7282.





Jataúba recebe mutirão
da saúde da mulher

Visando melhorar a qualidade de vida e da saúde das mulheres, os estudantes de enfermagem da Fundação de Ensino Superior de Olinda (Funeso), em parceria com as prefeituras e secretarias de saúde e educação do município de Jataúba, localizada a 220km da capital Recife vão realizar neste sábado, dia 24 de março, a partir das 8h às 14h, uma oficina de saúde da mulher. Serão oferecidas palestras educativas para as mulheres sobre a importância dos exames de pré-natal e aleitamento materno; ISTs; planejamento familiar; prevenção do câncer do colo e mama e violência contra mulher.

No total, os moradores de Jataúba vão receber a visita de 85 estudantes de enfermagem que estão engajados nessa iniciativa da educadora Professora Rosimery Sales. Também vão fazer parte desse evento três monitores, três docentes da (Funeso) mais três funcionários da IES, cinco profissionais de saúde bucal, oito para maquiagem, cabelo e massagem todos em prol do atendimento de 120 ACS's.

Os alunos vão atender mulheres e gestantes de todas as faixas etárias. O objetivo deste projeto é o de interagir com a população feminina sobre a importância dos exames ginecológicos. Além disso, as mulheres vão poder tirar dúvidas sobre algumas doenças que podem ser desenvolvidas sem a devida prevenção. Quem participar receberá uma assistência e poderá realizar exame citológico e coposcópico. Também terão consultas de pré-natal de baixo risco, aferição de pressão arterial e realização de HGT.

As mães podem ficar tranqüilas, pois o espaço terá uma aera reservada para a criançada com atividades lúdicas e diversão infantil para filhos das pacientes. As gestantes que participarem das atividades vão receber kits e as demais mulheres poderão concorrer a cestas básicas.



Contação de histórias

Meninada, esta vocês não podem perder! No próximo dia 24 de março, o Espaço Jaqueira recebe o projeto "Conte Outra Vez"- Festival de Contação de Histórias, pela manhã e à tarde, numa promoção do grupo “O Tapete Voador”. Tudo gratuito! INSCRIÇÕES PRÉVIAS NO SITE: http://otapetevoador.com.br/inscricoes/

CONFIRA E AGENDE-SE!
24|03 - 9h às 11h
Os Cinco Gatos Mágicos (O Tapete Voador, PE)
Hora do Conto (Verônica, PE)
14h às 18h
É verdade ou mentira? (Os Tapetes Contadores de Histórias, RJ)
Contos com Origamis (Irene Tanabe, SP)
Hora do Conto (Verônica, PE)
O mundo tem lugar à beça (Os Tapetes Contadores de Histórias, RJ)


A Livraria Jaqueira fica na Rua Antenor Navarro, 138 - Jaqueira. Telefone: 81 3265-9455.
www.livrariajaqueira.com.br





Intercâmbios no Exterior.

A Unidade da Escola de Idiomas Yázigi em Boa Viagem, realiza, no próximo dia 27 de março, uma palestra aberta ao público, com o tema: “Tudo o que você sempre quis saber sobre intercâmbios, mas nunca teve a oportunidade de perguntar”. Será um tira-dúvidas completo sobre as diversas opções de intercâmbio e destina-se a pessoas de várias faixas etárias, desde quem tem 11 anos a aqueles na terceira idade. O Yázigi possui programas de intercâmbio com diversos países. Participe e faça sua escolha!

Informações: (81) 3032.0654.



Balé

Nesta sexta, dia 23, às 19h, no Sesc Ler de São Lourenço da Mata, os premiados bailarinos Renata Muniz, Maria Agrelli e Ivaldo Mendonça apresentam o espetáculo de dança contemporânea “Tempo Fragmento”, que inicia turnê por oito cidades do estado via Funcultura. Entrada sempre franca.



Teatro

O diretor Didha Pereira, além de oferecer ingresso gratuito para sua peça “O Menino Sonhador”, em cartaz no Espaço Cultural Prof. José de Barros Lins, em frente ao Centro de Convenções, em Olinda, sempre aos sábados, 16h, e domingos, 10h, vai doar livros de teatro infanto-juvenil para 50 crianças a cada sessão. O projeto é incentivado pelo Funcultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário