quarta-feira, 18 de abril de 2012

Parabólica

A luta dos jornalistas do Estado

O Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope) volta a se reunir, esta semana, com gestores da Secretaria de Administração, para negociar a pauta de reivindicações entregue pelos companheiros da Secretaria de Imprensa do Estado, no mês passado. No documento, a categoria apresenta números provando que, entre os servidores de nível superior, os jornalistas do Estado foram os únicos que não tiveram os seus salários reajustados e, assim, acumularam, desde 1995, perdas em tornos de 96 por cento. Nos últimos 17 anos, nenhuma categoria, de nível superior, efetivada no quadro de pessoal do Governo do Estado, foi tão penalizada como a dos jornalistas, que integram a Secretaria Especial de Imprensa. Para se ter uma ideia, em 1998,os jornalistas recebiam 1mil e 540 reais, o equivalente a onze salários mínimos e meio que, na época era de 137 reais. Sem assento no fórum dos servidores, que discute as campanhas salariais do funcionalismo e fora da base do Sindserpe, a categoria ficou, em alguns anos, excluída, até mesmo dos baixos reajustes lineares.

Jornalistas II- Quem já recebeu mais de 11 salários mínimos, hoje, não recebe nem quatro. Numa outra comparação, em 1994, a categoria ficou com um salário igual ao de um subtenente da PMPE que, atualmente, recebe algo em torno de sete salários mínimos. Ainda deve ser registrado, o fato de que os jornalistas de cargo comissionado e que atuam, no Palácio do Campo das Princesas, recebem, em média, sete mil reais, três vezes mais que os do quadro efetivo.



Água indo para o ralo

Apesar de localizado em plena Avenida Belmiro Correia, em Camaragibe, a principal e mais movimentada da cidade, um cano estourado jorra água há mais de um mês. A denúncia é da moradora Maria Albênia Silva “Enquanto vários setores da sociedade voltam às atenções para atender às necessidades da Copa de 2014, a água, um recurso imprescindível à vida e às atividades humanas e que, por sinal, vem se tornando escasso em nossas torneiras, é desperdiçado”, lamenta a leitora.


Quem resolverá?

Albênia prossegue: “A água corre pela rua e pelas calçadas sem que ninguém se habilite a resolver a questão. Fico pensando: o que fazem o Comitê das Águas, a CPRH e o que diz a Lei Orgânica de Camaragibe sobre tamanho desperdício”?


Rachaduras

A construção de um prédio, desde fevereiro, ao lado do Edifício Alameda Boa Viagem, na Rua Ministro Nelson Hungria,159, em Boa Viagem,causou várias rachaduras no muro e o piso da garagem cedeu. Os moradores estão apavorados.



Rachaduras II

Os moradores foram ao CREA, que os mandou para a Dircon, e nenhuma vistoria, até agora, foi feita. Já o Ministério Público, disse que é com a Dircon. Alguns apartamentos apresentam rachaduras e o medo dos cidadãos aumentou ainda mais.


Muito bem! - Portadores de necessidades especiais têm, agora, no Shopping Costa Dourada, total acessibilidade no cinema, banheiros e outros acessos. Sem ajuda de ninguém, o cadeirante pode ir sozinho a todos os ambientes.



Livro - Várias bibliotecas do Sesc em Pernambuco estão com programação especial ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado, hoje. Homenageia o nascimento do escritor Monteiro Lobato.


Aids - Hoje, técnicos de saúde da Secretaria de Ressocialização participam de capacitação, nas áreas de DST/Aids e Hepatite B, visando prestar melhor atendimento aos detentos. Será no Cefospe, na Rua Tabira, S/N, na Boa Vista.


Emprego - A Construtora Conic oferece vagas aos portadores de necessidades especiais, mulheres e jovens aprendizes no canteiro de obras. Entre 16 e 18 anos e que estejam estudando. Currículo: rh@construtoraconic.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário