quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Parabólica




 É hoje, companheiros! Vamos lá!!!


Lanço, hoje, às 19h, no Gabinete Português de Leitura, na Rua do Imperador, 290, Bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife, o livro Teatro da Vida (Causos). O título foi criado pelo jornalista e escritor Homero Fonseca e fazia parte da coluna Parabólica (agora, Folha da Cidade), a partir da fundação do jornal, em 4 de abril de 1998. Como a arte imita a vida e a vida imita a arte, estes causos retratam fatos pitorescos e engraçados ocorridos com famosos, políticos, jornalistas e o povão. Todos com a esperteza - às vezes, até exagerada - a criatividade e a alegria de viver do brasileiro. O livro é dedicado ao doutor Eduardo Monteiro, aos diretores, a Fernando Mendonça, a Homero Fonseca e aos 15 anos do jornal. Lembro que, este ano completei 45 anos de profissão, 50 de poesias e 15 de Folha. É um bocado de chão. Sendo assim e, sem mais delongas, compareçam, comprem o livro, leiam e riam à vontade. Já que rir, faz bem à saúde, companheiros.


 



...Folha para o livro           


 


Agradeço aos amigos que inseriram as suas logomarcas, pois, sem esta “mãozinha”, seria impossível lançar este meu quinto livro (os outros quatro, esgotados, são de poesias). E, ainda, ao designer João Lin, que bolou a capa em 1999, ocasião em que eu já pensava em publicá-lo. E à minha filha Danielle  que, sem ela, seria impossível organizar tudo.

 
 
Humanização dos
partos em presídio
 
 
 
 “O Estado tem cerca de 28% da população carcerária matriculada nas escolas das unidades prisionais e lidera o ranking nacional, que é de apenas 11%. Doze horas de estudo ou três dias de trabalho  significa um dia a menos de reclusão.
 
 
 
A Secretaria Executiva de Ressocialização de Pernambuco (SERES) e a ONG Cais do Parto firmaram uma parceria, através do Projeto Livre para Parir, e humanizaram os partos das detentas da  Colônia Penal Feminina do Recife. A iniciativa representa uma importante ação em benefício das reeducandas gestantes e é pioneira no Sistema Penitenciário Brasileiro. E busca prestar apoio emocional e físico as grávidas, em todo o período da gestação, trabalho de parto, parto e pós-parto, através da presença de uma doula (ainda sem titulação profissional, mas que proporciona informação, acolhimento, apoio físico e emocional às grávidas). A ideia é incentivar a formação de mais doulas para que atuem em todas as unidades prisionais femininas do País. Na Colônia Penal Feminina do Recife, o trabalho de acompanhamento às gestantes é feito pela doula e psicóloga Mariana Navarro. Das 450, 90 delas trabalham (recebem remuneração) e 190 estudam.
 
 
Moradores apelam 
    
 
Por não mais suportarem o mau cheiro de um esgoto a céu aberto, na Rua Vale do Itajaí, em Lagoa Encantada, e sem que a Emlurb faça a limpeza, os moradores apelaram ao vereador Luiz Eustáquio. Ele pediu as devidas providências e vamos esperar para ver se tem solução.
 
Ônibus atrapalham - Jermana Lívia reclama que o terminal da Linha San Martin/Largo da Paz, na praça do girador de San Martin, atrapalha o trânsito. Tem hora que ficam 3 a 4 estacionados e dificultam os outros veículos. A CTTU e o Grande Recife não fazem nada. 
 
 

Nas ruas - O presidente do Grupo de Executivos do Recife, Mauro Santos, recebe, hoje, em almoço-reunião, no Spettus Derby, Gustavo Krause. Ele aborda tema polêmico: “As manifestações de Rua e a Democracia Representativa”.
 
 
Placas e... - Apesar dos engarrafamentos inevitáveis e que tiram a paciência dos motoristas, as obras de requalificação da Av. Mascarenhas de Morais, com a colocação de novas placas do asfalto, seguem num bom ritmo.
 
  ...verde - A Prefeitura do Recife já trocou 224 placas de concreto e  cerca de 200 outras, ainda serão trocadas até o final do ano. E 341 gelos baianos foram substituídos por canteiros verdes. O que resulta numa Imbiribeira mais arborizada e o meio ambiente agradece.


Saúde - Na Campanha Novembro Azul, a Rota do Atlântico, que administra o complexo viário de Suape, realiza serviços gratuitos só para caminhoneiros: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações sobre DST e AIDS e distribui material educativo e de preservativos. Hoje, das 9h às 15h, no Posto Fiscal de Suape, na Av. Portuária.
 
 
  
Lei -
 
Relator da Lei de Responsabilidade Educacional, o deputado Raul Henry (PMDB-PE) comanda audiência pública, amanhã, às 9h, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE).
 
Saúde -
 
O Instituto Maria Fernanda, do Hospital Português, oferece, hoje, das 7h às 15h, na Praça da Independência, no Centro do Recife, serviços gratuitos de saúde e beleza.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário