terça-feira, 5 de novembro de 2013

Parabólica




 
 
A Folha de Pernambuco e o Gabinete Português de Leitura convidam para
o lançamento quinto livro do jornalista e poeta Robson Sampaio - "Teatro da Vida (Causos)".
 
No dia 28 de novembro, às 19h, no Gabinete Português de Leitura, na Rua do Imperador Pedro II, 290, Bairro de Santo Antônio, no Centro Histórico e Turístico do Recife – Centro da Cidade.
Coquetel e música. (Policiamento e seguranças no local).
Preço do livro: R$ 30,00.
 
 
 
 
 
Folha da Cidade
Terça-feira
05.11.13
 
“Uma leitora alerta que, caso a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) não tome providências, haverá, certamente, atropelamentos de skatistas
 
Dona Lindu: mais
queixas de descaso
 
O leitor Paul Dubeux e mais uma dezena de cidadãos consideram  impressionante o descaso da Prefeitura do Recife com o Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. “São constantes as queixas, na Imprensa, sobre o parque e a PCR, simplesmente, ignora. Carro com som alto, baderna na pista de skate durante a madrugada e na  rua lateral, um comércio ambulante desordenado, etc. São só alguns exemplos de uma lista de irregularidades que não caberia neste espaço,” diz Dubeux, que complementa: “Sob a gestão da Secretaria de Turismo, a situação só se agravou, já que a mesma só se preocupa com shows e bicicletas”. Com a palavra, o secretário e PCR!” Já a leitora Maria Kitéria - com K mesmo - alerta que os  jovens, praticantes de skate, insistem em usar a declividade da rua lateral do Parque Dona Lindu para realizar as manobras na contramão, a qualquer hora do dia, inclusive, de madrugada. E esquecem que a rua é para automóveis.
 
  
Boca de lobo perigosa            
 
Esta tampa quebrada de uma boca de lobo, no calçadão da Avenida Boa Viagem, logo depois do quiosque 41, pode causar um acidente com as pessoas que caminham. Um pouco mais à frente tem outra e perto da ciclovia. Os cidadãos pedem providências à PCR.
 
 
Cadê, a grana? - Enquanto os artistas e os montadores dos palcos da Festa da Pitomba ainda não receberam a grana, a Prefeitura de Jaboatão já pagou adiantado o cachê de Cláudia Leite. Ela canta, na passagem do Ano Novo, e com elevador panorâmico no palco.
 
Questões de Gênero - As Secretarias Estaduais da Mulher e da  Culrura e a Fundarpe têm 90 vagas para o I Seminário As Expressões Artísticas e as Questões de Gênero. No email: seminariogeneroecultura@gmail.com.
 
“Lagoa” - Em atenção a Edson Campos e Silva sobre a nota  de ontem -“Lagoa Negra”-, a Emlurb afirma que vai mandar uma equipe, até à Av. Boa Viagem, para vistoriar o sistema de drenagem da via e resolver o vazamento.
 
Negativação... - Se você vendeu, alugou ou mudou-se de um imóvel e não pediu a transferência da conta de luz para o novo usuário, poderá ter o seu nome negativado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), caso haja atraso no pagamento da conta mensal.
 
...no SPC - A advertência é do presidente do Conselho de Administração dos Consumidores de Energia Elétrica de Pernambuco, Jurandi Araújo da Silva, recomendando o comparecimento a qualquer agência da Celpe para regularizar a situação. Ele informa que tem havido muitos casos de inadimplência por esquecimento.
 
 
CinEscola -
 
O II Fórum CinEscola - Interações Audiovisual e Educação acontece no Recife, em Goiana e em Caruaru. Inscrições gratuitas: forumcinescola@gmail.com.
 
SUS -
 
Profissionais da Saúde se reúnem, hoje, das 8h às 17h, em São Lourenço da Mata, para discutir o fortalecimento das ações do SUS, na V Conferência Municipal da prefeitura.
 
Cursos -
 
Começaram as inscrições para novos cursos do Pronatec, em Abreu e Lima, para ajustador mecânico e eletricista. Informações:  (81) 3542-3369 e  8870-7095.
 
 
 

Parques e praças com mais rondas....E o Dona lindu?????
Entrada
x

1 de nov (4 dias atrás)
Prezado Robson, sobre a nota parques e praças com mais rondas, não entendo porquê a PM não incluiu o Parque Dona Lindu, visto inúmeras denúncias de arruaça, carros com som ligado, drogas e baderna durante toda a madrugada principalmente na pista de skate do parque D. Lindu. Ao amanhecer o resultado é o do flagrante em anexo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

4 de novembro - DIA DO OFICIAL R2
Entrada
x

AORE/Recife
00:00 (9 horas atrás)
para Cco:mim

4 de novembro - DIA DO OFICIAL DA RESERVA (R2)


Imagem inline 3


MENSAGEM DO PRESIDENTE DO CNOR PARA O DIA DO OFICIAL R/2

No dia 4 de novembro o Exército Brasileiro comemora o Dia do Oficial R/2.

A data, estabelecida pelo Comandante do Exército na Portaria nº 429, de 18 de julho de 2006 em atendimento a uma proposta do Conselho Nacional de Oficiais R/2 do Brasil, marca o nascimento do Tenente-Coronel Luiz de Araújo Correia Lima, idealizador dos Órgãos de Formação de Oficiais da Reserva.

Gaúcho de Porto Alegre, nascido no ano de 1891, Correia Lima era o filho mais velho do General de Divisão Gonçalo Correia Lima e de D. Ana Correia Lima. Cursou o ensino fundamental no Colégio Militar de Porto Alegre, onde foi aluno destacado. Sentou praça no Exército, como soldado, em 26 de setembro de 1907, no extinto 17º Batalhão de Infantaria. Foi declarado aspirante-a-oficial da arma de Artilharia pela Escola Militar do Realengo.

Oficial inteligente, Correia Lima exerceu com brilhantismo inúmeras comissões de relevo no exército. Durante a Primeira Guerra Mundial participou da vigilância da costa brasileira na região do Rio Grande, integrando o 17º Grupo de Artilharia. Lutou contra os revoltosos de 1924, incorporado ao 1º Grupo de Artilharia Pesada.

Estudioso dos mecanismos de convocação e recompletamento dos exércitos europeus envolvidos na 1ª Guerra Mundial, o Capitão Correia Lima defendeu ardorosamente a sua proposta de ver criado em nosso exército um centro de formação de oficiais da reserva. Expôs suas ideias em conferências e artigos publicados em revistas militares. Comparecia fardado aos auditórios das academias e faculdades, procurando recrutar os futuros oficiais R/2 entre os jovens representantes da elite da sociedade brasileira. Era um visionário.

Vencendo dificuldades de toda ordem, viu seus esforços recompensados com a criação, em 22 de abril de 1927, do CPOR do Rio de Janeiro, sendo ele nomeado seu primeiro comandante. Sediado inicialmente no quartel do então 1º Grupo de Artilharia Pesada, no bairro de São Cristóvão, o CPOR do Rio de Janeiro foi o precursor do atual sistema de formação de oficiais da reserva do exército brasileiro. Infortunadamente, o Major Correia Lima foi morto aos 39 anos combatendo os revoltosos da Revolução de 1930 quando, no comando do 1º Grupo do 9º Regimento de Artilharia Montada, teve seu quartel atacado pelos insurretos. Em 13 de outubro de 1930 foi promovido por ato de bravura, post-mortem, ao posto de Tenente-Coronel.

O acerto dos ideais de Correia Lima foi comprovado na Segunda Guerra Mundial quando a Força Expedicionária Brasileira incorporou 433 oficiais R/2 entre os seus 1070 oficiais subalternos. Era praticamente a metade. Dos doze oficiais combatentes tombados no cumprimento do dever, meia dúzia era R/2. Exatamente a metade. Deram à pátria o seu bem mais precioso. A nação lhes deve permanente respeito e eterna gratidão.

O 1º Tenente R/2 de Infantaria Apollo Miguel Rezk foi o único militar brasileiro condecorado pelos Estados Unidos com a Distinguished-Service Cross, “por extraordinário heroísmo em ação, comando inspirado e persistente coragem”. Foi, também, agraciado pelo governo americano com a Silver Star e pelo governo brasileiro com quatro medalhas de guerra.

O General Mascarenhas de Moraes, comandante da FEB, assim se referiu aos oficiais R/2 que teve sob o seu comando:
“...foram os oficiais da reserva excelentes comandantes de frações, cum-prindo cabalmente suas obrigações, com êxito e capacidade profissional. Na tropa, especialmente no Comando de Pelotão, os oficiais da reserva fo-ram excelentes chefes, bravos e decididos, tendo conquistado muitas conde-corações por bravura diante do inimigo, inclusive a única “Distinguished-Service Cross”, norte-americana, com que foi galardoado um oficial brasileiro.”
Do mesmo modo, o General Cordeiro de Farias, comandante da Artilharia Divisionária da FEB, assim se referiu sobre o desempenho dos oficiais R/2:
“nunca soube distinguir nas minhas unidades o oficial da reserva dos profissionais, tal foi o seu comportamento na guerra”.
No dia de hoje, dez mil oficiais da reserva, reunidos em vinte associações regionais sob a liderança do Conselho Nacional de Oficiais R/2, reafirmam sua vocação e renovam o juramento do aspirantado. Essa vocação pode ser simbolizada pelo traje verde-oliva que nos orgulhamos em vestir. Nele expressamos o sentimento de brasilidade que compõe a mais pura e digna alma brasileira. Nós, oficiais R/2, herdeiros de Correia Lima, mesclamos, numa simbiose perfeita, os valores do soldado e os ideais do cidadão. Temos a visão privilegiada dos segmentos militar e civil da sociedade brasileira. Vivenciamos a cumplicidade generosa de uma dupla ligação afetiva.

Somos os depositários de um conjunto de valores, princípios e atributos que, característicos da profissão militar, resistem bravamente nos dias atuais. Como mili-ares da Reserva testemunhamos que na caserna se pratica a nacionalidade em toda a sua pujança. Formadores de opinião, proclamamos que o Exército é uma das instituições que mais cultuam e preservam os valores que forjaram a nação brasileira.

Reafirmada a nossa vocação, resta-nos renovar o juramento de defender a Pátria, ainda que com o sacrifício da própria vida. E o faremos quando desfilarmos em continência aos nossos chefes militares. Na cadência firme e no passo certo, cada um de nós estará intimamente renovando o juramento do aspirantado.

E ao final, quando retornarmos às atividades civis, a Reserva, importante fator dissuasório na manutenção da soberania nacional, fortalecida e ainda mais atenta, estará sempre pronta para contribuir na condução do Brasil ao seu destino de pátria li-vre, desenvolvida e soberana.

Rio de Janeiro, 04 de novembro de 2013

2º Ten R/2 Art Sérgio Pinto Monteiro
Presidente do Conselho Nacional de Oficiais R/2 do Brasil

Patriotismo, União, Lealdade, Trabalho - Assim Atua a Reserva Atenta e Forte”


Noticiário do Exército, de 4 de novembro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário