terça-feira, 13 de outubro de 2015

Cidades Online



Upa de Olinda enredada
em mentiras e mistérios


O jornalista Manoel Larré faz a seguinte denúncia: “O jornalista, que assina esse texto, prestou depoimento, na emana passada, na 4ª Promotoria do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) de Olinda, à promotora de Justiça Ana Sampaio Carvalho, a respeito da denúncia postada no periódico sobre o atraso da obra da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). E que perdurou por dois anos e sete meses, após decreto nº 38.151/2012, sancionado pelo ex-governador Eduardo Campos, com Ordem de Serviço, e só iniciada em 23 de janeiro do corrente ano. A implantação da UPA de Rio Doce está enredada em mistérios e mentiras. A situação ficou ainda mais emaranhada quando a promotora de Justiça afirmou ao jornalista que o terreno onde está sendo construída a unidade, segundo informações da própria Prefeitura de Olinda, foi uma doação do Governo do Estado. Em maio de 2012, o então governador Eduardo Campos assinou decreto desapropriando a área e com ordem de serviço. Se o terreno era do Estado por que o governador iria comprá-lo (desapropriá-lo) e depois doá-lo, quando o prefeito Renildo Calheiros já tinha editado o decreto municipal 344/2011, de 14 de dezembro de 2014 comprando a mesma área e o revogou? Mas, ninguém sabe e ninguém viu. Pelo que se sabe, não se revoga decreto de boca. Decreto se revoga com outro, anulando o primeiro. Não aparece em lugar nenhum essa revogação e, com certeza, enganaram a Promotoria de Olinda. O que o povo quer é uma decisão firme das autoridades”.


Foto:Cortesia

 Exibindo UPA de Olinda.jpg

UPA: Falta transparência

“Faltam informações sobre a obra até no Portal da Transparência do município, onde deveriam constar todos os dados considerados obrigatórios pela Lei de Acesso à Informação (Lei n.º 12.527/2011). O prefeito atrasou a obra em dois anos e sete meses e esse dinheiro carimbado estava na conta de quem? Depois da denúncia e do início de investigação por parte do MPPE, o gestor municipal correu para assinar uma nova Ordem de Serviço, em 22 de janeiro de 2015, dando início à construção”.


UPA: Fora da licitação

“Por outro lado, a Secretaria de Saúde do município publicou no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Pernambuco (Ano VI – nº 1.218 – Amupe), em 02 de dezembro de 2014, o Extrato de Contrato nº 258/2014 apresentando a empresa ganhadora da licitação, sem exibir os nomes das empresas concorrentes e que ficaram de fora da licitação”.


UPA: Que rolo é esse?

“Publicou também a portaria nº 074/2014, em 02 de dezembro de 2014, no DO da Amupe, determinando o inicio da obra em 27 de novembro de 2014, com prazo de entrega em dez meses. As duas publicações foram assinadas pela secretária de Saúde, Tereza Adriana Miranda de Almeida. Como perguntar não ofende: que rolo é esse? Pelo visto, ai tem gato na tuba. O caso fantasioso é de cassação de mandato, enquadrando o responsável na Lei de Responsabilidade Fiscal”, conclui Larré.



Pobre Praça do...   

Segundo o leitor Manoel Limoeiro, a paisagem cultural da Praça do Engenho do Meio é uma vergonha para a atual administração do prefeito Geraldo Júlio. As arvores estão todas secas e precisando ser podadas, nãotem mais gramado não existe mais e só tem areia.

Manoel Limoeiro/Cortesia
Exibindo Engenho do Meio - Praça.JPG


...Engenho do Meio
 “Em minha opinião, acho que não é a única praça sem manutenção e acredito que, no Recife, existam dezenas delas nessas condições de abandono. Espero que a equipe da Prefeitura do Recife faça um levantamento dessa área e cuide desse espaço público”.

O TOP... - A Bandeirantes Mídia Exterior exibe os mais modernos painís de LED do País, o “TOP LED”: na Avenida Conselheiro Aguiar com a Avenida Herculano Bandeira, em Boa Viagem, e no Pina. E o TOP dos LEDs, na Avenida Conselheiro Rosa e Silva. Todos, um show de talento e criatividade.

Foto:Cortesia

Exibindo Top Led Bandeirantes.jpg

...dos LEDs - A altíssima resolução (modelo P10) permite impressionante qualidade e nitidez de imagem. Só comparada aos melhores e mais modernos painéis instalados nas principais capitais do mundo, como Nova York, Londres, Paris e Tóquio.


Parabólica:

Aniversário... – A ONG que, se tornou referência na América Latina em atendimento oftalmológico de alta complexidade, a Fundação Altino Ventura (FAV) comemora 29 anos de história, hoje. Na programação, Culto em Ação de Graças, no pátio da FAV, na Boa Vista, às 7h, e café da manhã para pacientes e colaboradores. 

...da FAV - A FAV é uma das instituições mais atuantes do País, no que se refere a ações de combate à cegueira e de reabilitação visual da população de baixa renda, tendo realizado mais de 9 milhões de procedimentos em pacientes de todo o Norte e Nordeste do País.

Ruas calçadas... - A Rua São José, na Vila Torres Galvão, recebeu novo calçamento e a Prefeitura do Paulista investiu 166 mil reais do Tesouro municipal e do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (FEM) 2014. A via tem 150 metros de comprimento e liga a Rodovia PE-15 ao Alto da Roseira.

...em Paulista - Após as obras, a rua ganhou novas calçadas com rampas de acessibilidade e sistema de drenagem superficial para a água das chuvas. Ainda na Torres Galvão, a Rua 21 de Abril foi calçada e custou R$ 170 mil reais. As  intervenções foram executadas pela Secretaria de Infraestrutura da cidade.

Companheiros:
A  minha coluna Cidades Online está també\m no www.blogdorobertosantos.com, de 2ª. a sábado e no meu: www.robsonsampaio.blogspot.com. Divulguem e mandem notas para o e-mail: rsampaioblog@gmail.com. Abs e obg..




Exército

Comandante do Exército conversa ao vivo com militares temporários da reserva.



CmteEB7

“Fortes e coesos”, Essas palavras resumem a integração dos militares da reserva com o Exército Brasileiro. Isso foi comprovado durante uma videoconferência, realizada no dia 9 de outubro, entre o Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, e oficiais temporários  (os chamados R2) de todo o Brasil. Mais de dois mil ex-integrantes do serviço ativo lotaram os auditórios dos oito comandos militares de área para participar da sessão virtual, transmitida em tempo real, cujo objetivo foi estabelecer um diálogo mais eficaz entre a reserva e o Comandante.
Esse efetivo, mesmo após deixar as fileiras da Força Terrestre, continua se organizando em associações que, de maneira vibrante, cultuam os valores militares aprendidos na caserna e representam uma interface significativa entre a Instituição e a sociedade. Não à toa, muitos deles hoje ocupam funções estratégicas nas mais diversas áreas. É o caso do ex-governador de Pernambuco, ex-prefeito de Recife, ex-deputado federal e também antigo oficial R2, Roberto Magalhães, que estava presente na videoconferência; além de desembargadores, magistrados e outros profissionais.
O Gen Villas Bôas respondeu a perguntas sobre os mais variados temas, desde as ações para a valorização dos oficiais da reserva e os desafios do novo Ministro da Defesa, à atual crise vivida pelo País. O Comandante tranquilizou todos os participantes ao dizer que a Instituição encara esse momento de dificuldades do Brasil a partir de três pilares essenciais: a estabilidade, a legalidade e a legitimidade. Com eles, afirmou, o Exército pode se unir às outras instituições para ajudar o País a enfrentar o cenário atual e a buscar um projeto de desenvolvimento que traga mais harmonia entre os diferentes agentes públicos e a sociedade.
Todas as ideias e sugestões trazidas pelos oficiais R2 foram acolhidas pelo Comandante, e algumas serão objeto de estudos para, depois da devida análise, entrarem em vigor. Nas suas últimas palavras, o Comandante pediu que todos mantivessem o mesmo espírito de entusiasmo que sempre marcou os quadros do Exército, enfatizando que seguir em frente como um bloco uníssono, sem rupturas, é o melhor de todos os caminhos.

CAIXA E GOVERNO DE PERNAMBUCO ASSINAM CONTRATOS PARA OBRAS DE SANEAMENTO E INFRAESTRUTURA

Contratos representam mais de R$ 191,3 milhões em repasse de recursos entre a CAIXA e governo pernambucano nesta quarta-feira às 16h

A Caixa Econômica Federal assina, nesta quarta-feira (14), às 16h, no Palácio do Campo das Princesas dois contratos de repasse de recursos para a Companhia de Saneamento de Pernambuco, (Compesa), para a construção de estações de tratamento de esgoto e obras de infraestrutura, recursos do Orçamento Geral da União (OGU) e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A cerimônia de assinatura, que acontece na sede do Governo Estadual de Pernambuco, contará com a presença do governador, Paulo Câmara, e demais autoridades locais. Pela CAIXA, o vice-presidente de Governo, Paulo Galli e o superintendente regional em Recife, Paulo Nery.

Serviço:
Assinatura de contrato de repasse de recursos para COMPESA do Orçamento Geral da União (OGU) e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para saneamento e infraestrutura.
Data: 14 de Outubro de 2015 (quarta-feira)
Hora: 16h
Local: Praça da República - Santo Antônio, Recife - PE

13/10/2015
Assessoria de Imprensa da CAIXA
Regional Recife (PE)





Armando destaca benefícios de acordo
com Colômbia para Jeep de Goiana

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, destacou nesta terça-feira (13) os benefícios que o acordo firmado no último final de semana com a Colômbia trará para a indústria de automóveis do Brasil, em especial para o polo automotivo de Goiana. A parceria comercial selada com a Colômbia prevê a exportação de até 50 mil automóveis brasileiros por ano.

A partir do ano que vem, haverá uma cota de automóveis que poderá ser exportada com tarifa zero. Inicialmente, essa cota será de 12 mil veículos, subindo para 25 em 2017 e 50 mil a partir de 2018. “Com este acordo o Brasil volta a ter um espaço no mercado colombiano que pode alcançar já no terceiro ano algo equivalente a 50 mil unidades. Isto representa cinco vezes mais do que o Brasil está vendendo hoje”, afirma Armando.


Foto:  MDIC/Divulgação

Exibindo Ministro Armando Monteiro1.jpg

De acordo com o ministro, o acordo terá repercussão direta na produção da Jeep instalada no município de Goiana, Mata Norte de Pernambuco, e de toda a sua cadeia de fornecedores, mantendo e até ampliando os empregos na região.

“O acordo é muito importante para algumas unidades e algumas plantas automotivas que foram instaladas mais recentemente, como a da FIAT em Goiana, que entrou num momento em que o mercado doméstico experimenta uma retração. A FIAT de Goiana tem amplas condições de poder beneficiar-se de forma direta deste acordo, vendendo para a Colômbia uma parcela expressiva de sua produção e, o que é mais importante, garantindo a manutenção de empregos de todo este parque fabril, considerando a montadora e todo o polo de fornecedores”, destaca.

Terceiro maior mercado da América do Sul, a Colômbia possui hoje uma demanda por automóveis da ordem de 300 mil a 300 mil veículos. Com a indústria automotiva em desenvolvimento, a capacidade de produção do país chega a apenas 120 mil unidades, o que significa dizer que há um grande espaço para a compra de automóveis de outros países por parte do mercado consumidor colombiano. O prazo de vigência do Acordo é de 8 anos, podendo ser prorrogado após o seu término.



Unidade oferece atendimento diversificado em saúde bucal

            Os pacientes do Centro Especializado de Odontologia (CEO), em Jardim Paulista Baixo, estão satisfeitos com a reforma da unidade, realizada pela Prefeitura do Paulista. A reestruturação do serviço garante aos usuários à oferta de exames e procedimentos mais específicos, ampliando as possibilidades de tratamento para diversas doenças bucais. No local, o público pode contar com quase 20 profissionais, entre dentistas, auxiliares de saúde bucal e administrativos.
            O auxiliar de pedreiro, José dos Santos, 35 anos, morador do bairro da Jaguarana, procurou a unidade para fazer uma limpeza de tártaro. “Fiquei muito satisfeito com o atendimento dos profissionais do CEO. Na minha infância, perdi muitos dentes por falta de esclarecimento. Agora que temos um serviço dessa qualidade não vou deixar de passar por aqui. Todos estão de parabéns”, comemorou.
            Para contar com os serviços, a população precisa de um encaminhamento fornecido por uma Unidade Básica de Saúde. Com esta requisição em mãos, o usuário se dirige ao CEO e agenda o atendimento. O público pode fazer canal, obturação, extração de dentes (cirurgia), além de cuidados com a gengiva e limpeza de tártaro. No local, ainda é possível investigar possíveis tumores na boca, através de um estomatologista.
        
    A unidade, que é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, dispõe de quatro consultórios totalmente equipados; sala de esterilização; expurgo; além de copa e banheiros. O CEO funciona nas dependências da Policlínica Hélio Inácio, na Rua 63, próximo ao Mercado Público de Jardim Paulista Baixo. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 7 às 17h.

URGÊNCIA ODONTOLÓGICA – Os pacientes que necessitarem de um atendimento de urgência devem procurar à Prontoclínica Torres Galvão (PTG), que fica na Av. Marechal Floriano Peixoto, s/n, no Centro da cidade. O espaço dispõe de dentistas em regime de plantão 24h. O atendimento acontece de segunda a sexta.










Nenhum comentário:

Postar um comentário