quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Governo do Estado abre Carnaval 2009 nesta sexta-feira (13), no Fortim do Queijo

O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), realiza nesta sexta-feira (13), em Olinda, a abertura oficial do Carnaval 2009. Em palco montado no Fortim do Queijo, representantes da cultura popular reverenciam Mestre Salustiano, grande homenageado do Carnaval deste ano, dando início à folia de momo. A festa em Olinda, a partir das 19h, é inaugurada com a presença do governador Eduardo Campos, recebido pela Orquestra Jaguar que executará o Hino de Pernambuco e a música Serpentina Partida, composta por Maximiano Campos. A Jaguar, maior orquestra de frevo do mundo com seus mais 500 músicos, recebe nessa apoteose as participações de Carlinhos Montenegro, Maria Helena, Expedito Baracho e Getúlio Cavalcanti. Um momento especial da noite é reservado ao espetáculo dedicado a Mestre Salustiano. Sua família, entre filhos, netos e amigos, se reúne para reviver, em arranjos originais, peças do repertório do Mestre com forró pé-de-serra, cavalo-marinho, maracatu de baque solto e de baque virado, cirando, coco e frevo num show de oito músicos e seis bailarinos executando coreografia elaborada por Imaculada Salustiano e Maria Paula Costa Rêgo.

"Nossa responsabilidade de manter o que ele nos ensinou agora aumenta, mas tenho certeza que estamos fazendo um belo trabalho para preversar o legado que eles nos deixou", conta Pedro Salu, organizador do projeto Família Salustiano e a Rabeca Encantada. A celebração continua com a frevança da Orquestra Popular do Recife, sob a regência do maestro Ademir Araújo, o popular formiga, que leva ao público sucessos do nosso ritmo centenário entoado pelas vozes de Getúlio Cavalcanti, Walmir Chagas e Toinho.

A programação no Fortim se estende até a o dia 18. No sábado (14), a partir das 19h30, passam pelo Fortim os ritmos regionais do grupo Matingueiros, de Petrolina, o cantor Junio Barreto e a carioca Mart'nália. Já no domingo (15), no mesmo horário, o samba pede passagem com apresentação do grupo pernambucano Mesa de Samba Autoral, seguido da Velha Guarda da Mangueira e do sambista Arlindo Cruz. Na segunda (16), o público confere o grupo de coco Bongar, Siba e a Fuloresta e o rapper Marcelo D2. Na terça (17), frevo e batidas eletrônicas se misturam, com o Ska Maria Pastora, Guitarradas paraenses acompanhadas de DJ Dolores, e Moraes Moreira. Encerrando a programação, na quarta-feira (18), há o frevo da Orquestra Pernambucana de Choro e o samba da Demônios da Garoa e de Paulinho da Viola.

Fonte: www.pe.gov.br
editorportalpe@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário