segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Parabólica

Campanha da Fraternidade de 2009
discutirá segurança pública
Da Agência Brasil

Brasília - Para a Igreja Católica, a Quarta-feira de Cinzas (25) marcará o início da reflexão e dos debates sobre a segurança pública no país. Nesta data será lançada, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha da Fraternidade de 2009 com o tema Fraternidade e Segurança Pública.
A proposta é estimular o debate sobre as causas da violência, contribuir para a promoção da cultura da paz na sociedade e a construção da justiça social. O lema da campanha, que estará estampado nos cartazes, será "A Paz é Fruto da Justiça".

Tema que costuma causar polêmica, a maioridade penal está entre os assuntos a serem discutidos. Serão também abordados os diversos aspectos da violência como o racismo, a violência no trânsito, contra os povos indígenas, no meio familiar, a praticada por policiais e contra os policiais.

As discussões não deixarão de fora o lado político. Um dos objetivos específicos da campanha é denunciar a gravidade dos crimes contra a ética, a economia e as gestões públicas, assim como a injustiça presente nos institutos de prisão especial, de foro privilegiado e de imunidade parlamentar para crimes comuns.

A última campanha teve como tema Fraternidade e Defesa da Vida, se posicionando contra o aborto e a eutanásia, entre outros pontos. A campanha é feita desde os anos 60 e a cada edição aborda um tema diferente.

Um comentário:

  1. Li o seu Blog sobre a Campanha da Fraternidade/2009, com o tema"Fraternidade e Segurança Pública" e achei muito legal. Como sou Educadora abordo que, Um dos aspectos da violência é o racismo na Escola. EDUCAÇÃO NÃO TEM COR. Com discussões e projetos, bem elaborados é possível combater o preconceito racial que existe, sim, na escola.

    Faço um apelo ao nosso professor: Está nas suas mãos, professor, o sucesso dessas crianças, negras e brancas, como alunas e cidadãs!

    ResponderExcluir