sábado, 21 de fevereiro de 2009

Parabólica

“O Canto do Galo”

Que canto é esse, que sacode a multidão? Que canto é esse, que mexe com o coração e que acorda o Recife? É o canto do Galo, é o som da Madrugada, é o canto do Galo, do Galo da Madrugada. É o canto e o encanto de gente nas ruas, ruas de gente, mar de frevo, frevo da gente, frevo do Galo.* A Enéas Freire e ao autor do Hino do Galo (“Frevo do Galo”), o compositor José Mário Chaves. (É uma das poesias do meu próximo livro “Eu Sou Capibaribe/ Poemas”, a ser lançado em abril deste ano).

AABB - A Associação Atlética Banco do Brasil promove, segunda-feira, às 14h, a já tradicional Matinê Infantil, uma grande festa familiar para sócios e convidados. Informações: 3117-6062 e www.aabbrecife.com.br.

Lei Seca e violência sexual

O Detran-PE, o DER, As Polícias Rodoviárias Estadual e Federal e a Secretaria de Defesa Social (SDS) não estão para brincadeira e vão apertar o cerco a quem dirigir alcoolizado.Inclusive, o Detran adquiriu uma carreta, popularmente chamada de Cegonha, para dar apoio ao trabalho das equipes nas ruas e rebocar os carros conduzidos por motoristas infratores do álcool. A fiscalização envolve ainda o BpTran e as instituições de trânsito municipais. Para se ter uma idéia, somente do Detran estarão nas ruas cem agentes, distribuídos por turnos em 30 veículos. Já a Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes em Pernambuco, no Carnaval deste ano, tem o Disque 100 à disposição do cidadão. As denúncias são recebidas e encaminhadas de segunda a domingo, inclusive feriados, das 8h às 22h, para o órgão mais adequado à situação, como o Conselho Tutelar, delegacias de proteção ou Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Todas as denúncias serão levadas ao Ministério Público para acompanhamento de cada caso.

Homenagem - Janguiê Diniz faz do seu camarote, hoje,no Galo da Madrugada, um centro de cultura pernambucana. Intitulado “Galo Diplomado”, o espaço, na Avenida Guararapes, está dividido em quatro ambientes, homenageando uma personalidade: Capiba, Enéas Freire, Mestre Salustiano e a historiadora Sônia Medeiros. A iniciativa é do Instituto do Frevo, da Faculdade Maurício de Nassau.

Droga e prostituição

A denúncia é grave: Falta patrulhamento na Praia e no Bairro de Gaibu, onde o tráfico de drogas acontece, todas as noites, nas pracinhas e nos muros que beiram a praia. E há prostituição de menores. O 18º BPM deve ficar mais atento.

Juizado

Um olho no desfile do Galo e outro no Juizado do Folião. É assim que o procurador-geral de Justiça, Paulo Varejão, e o subprocurador-geral, Itabira Filho, vão passar este “Sábado de Zé Pereira”. Os desordeiros que se cuidem.

Getúlio

Além de resgatar o tradicional “Sábado de Zé Pereira”, o gerente de Cultura de Jaboatão, Lula Côrtes, homenageia um dos mestres do frevo pernambucano: o compositor Getúlio Cavalcanti. E ainda criou vários pólos de folia no município.


Mama - Com concentração, às 16h, no Bar Empório Marítimo (perto da Ponte da Torre), o “Bloco Quem não Chora não Mama” faz a folia, na Avenida Beira Rio. À frente da festa, o coordenador do Instituto do Frevo, Inácio Feitosa.

Teacher’s - No desfile do Galo, a cantora Nena Queiroga comanda o frevo, no trio VIP do uísque Teacher’s, líder de vendas no Brasil (23,5%) e no Nordeste (47,6%). No percurso, a empresa alerta o folião para o consumo consciente de bebidas.

Danças - Danças populares - frevo, maracatu, ciranda, bumba-meu-boi, caboclinhos e outros ritmos - serão apresentadas, hoje, às 1430, na Praça do Arsenal, no Recife Antigo, pelas bailarinas da Academia Fátima Feitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário