segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Parabólica

Reconstrução do rosto de menina
atacada por pitbull foi bem-sucedida

Terminou às 15h30 deste domingo (22), no Hospital da Restauração (HR), a cirurgia de reconstrução do rosto da garota identificada como Jaqueline, agredida nessa manhã por um cão pitbull. Após 3 horas e meia de operação, os profissionais que cuidaram da menina - dois cirurgiões bucomaxilofaciais, um cirurgião plástico, um oftalmologista e um anestesista - avaliaram que o procedimento foi bem-sucedido. A paciente está estável e saiu do bloco cirúrgico para a sala de recuperação consciente e respirando sem ajuda de aparelhos.

Segundo o diretor-médico do HR, Hélder Correia, a agressão causou destruição dos ossos do nariz, do assoalho da órbita ocular (o osso logo abaixo dos olhos) e dos lábios. Foi feita a reconstrução desses ossos e tecidos, aproveitando os próprios tecidos da paciente. Em um período de 48 a 72 horas, o inchaço deve diminuir e será possível uma avaliação maior, segundo ele. A expectativa é de que ela fique com o mínimo de seqüelas possível.

Na sequência do tratamento, a menina irá para uma enfermaria onde será acompanhada por cirurgiões e medicada com antibióticos, para evitar infecções. Jaqueline chegou ao HR no final da manhã, conduzida por uma vizinha, residente em Jaboatão dos Guararapes. A vizinha, que não soube informar o nome completo da menina e disse que ela teria algo em torno de 10 anos de idade. Informou ainda que Jaqueline estava com seu irmão no colo, um bebê, quando foi atacada pelo animal. Ao tentar proteger o bebê, foi atingida no rosto. O cachorro foi morto pelas pessoas que socorreram a garota. Nenhum parente procurou o Serviço Social da unidade para identificar a menina.


*Com informações da assessoria da Secretaria Estadual de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário