terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Parabólica


Cuidado com a Lei Seca

O Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) tem intensificado as blitze no Recife, na Região Metropolitana e no Interior, visando coibir que motoristas dirijam embriagados e aplicar a popular “Lei Seca”. É bom que se saiba, que o Detran aumenta as abordagens, até o dia 2 de janeiro. E para detectar presença de álcool nos motoristas, equipes de agentes de trânsito do Detran receberam etilômetros. Também foram entregues 56 equipamentos ao BPTran e órgãos municipais de fiscalização de trânsito e o os horários e locais das blitze foram ampliados. O cidadão que ingerir bebidas alcoólicas, que ultrapassem os seis decigramas de álcool por litro de sangue, como determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), nãopode dirigir. “A nossa expectativa é aumentar em 50% o número de veículos abordados durante esse período do que o normal. O objetivo não é gerar multas, mas sim coibir a mistura de bebida alcoólica com direção”, explicou Manoel Marinho, presidente do Detran. “Tem muita gente que espera a hora para voltar para casa. Mas quem confie em esperar pode se surpreender”, garantiu Manoel Marinho.

Seca - Durante a operação de final de ano, a Delegacia de Acidentes de Trânsito funcionará das 23h às 7h para agilizar e dar celeridade às ocorrências registradas. Na unidade, seis policiais civis e um delegado trabalham em esquema de plantão. Análise do departamento mostra que 4,6% de todas abordagens geram infrações. “São pessoas que são flagradas ou que se recusam a fazer o teste do bafômetro. Por isso gera a notificação”, explicou Marinho.

Qualificação profissional Charge

As próximas categorias contempladas pelo Programa de Qualificação Profissional para os Atores da Cadeia Produtiva do Turismo no Recife, em 2011, são barraqueiros de coco, guardas municipais, garçons, cozinheiros, além de gerentes de bares, restaurantes, meios de hospedagem e agências de viagens. O Curso de Qualificação é realizado pela Secretaria de Turismo do Recife e qualificou, em este ano,1.822 profissionais. Muito bom mesmo.

Buracos na ponte

Moradores reclamam dos buracos existentes em cima de ponte, na Avenida Agamenon Magalhães, ao lado do Mercado Público de Cavaleiro. Segundo a comunidade, o prefeito Elias Gomes, até hoje, não tomou nenhuma atitude. Pedem providências.

Mortes I

Até o final de novembro, foram assassinadas em Pernambuco, 220 mulheres contra 269 no ano passado, uma redução em torno de 17%. A previsão é que a redução, até o final deste ano, seja de 15%, um índice bastante considerável.

Mortes II

Considerável se levarmos em conta que, entre 50% a 60%, as mortes são provocadas por ciúmes dos companheiros, ou seja, os casos passionais. Na maioria dos demais assassinatos, as mulheres estão envolvidas com a criminalidade.

Design - A Escola Técnica Leiaut abriu matrículas para os cursos de Computação Gráfica e Web design. As aulas começam, na primeira semana de janeiro, com carga horária de 80 horas. Informações: 3223.0187 e 3081.5552.

Orelhões


Cidadãos reclamam do estado de abandono dos Orelhões, no Centro do Recife e em diversos bairros. Pichados, quebrados e com a ligação caindo constantemente, os aparelhos deixam de ser úteis ao povo.

Sequenciais - A Faculdade Boa Viagem (FBV) está com inscrições abertas, até o dia 8 de janeiro, para vários cursos sequenciais de curta duração, no seu Espaço Executivo. Informações: 3221.1429 e 3421.6683.

Turismo - A Empetur abriu inscrições para a monitoria do Projeto Circuito das Igrejas. Só para estudantes do Curso de Turismo, a partir do 3º período. Informações: circuitodasigrejas2011@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário