terça-feira, 5 de abril de 2011

Parabólica

Gás e faixas de pedestres

A leitora Ana Shineider denuncia um vazamento de água, na Rua Aquidaban, paralela à Avenida Boa Viagem, e que assusta os moradores da área, pois é no local onde fizeram inúmeras escavações para implantação de tubulação do gás. “Medo é que a empresa de gás esburaca toda a Cidade do Recife, atinge canos subterrâneos e deixa o perigo para a população que não sabe se a água está contaminada ou não. Nós precisamos de uma resposta das autoridades”, diz Ana. Outra leitora afirma que o cidadão Recife corre risco de morte nas ruas, pois, praticamente, não existem mais faixas de pedestres, nos semáforos. O perigo de atropelamento é grande, no cruzamento das ruas Capitão Zuzinha e Jequitinhonha, e que leva à Praia de Boa Viagem. Reclama que os carros param em baixo do sinal, pois sem faixa, fazem o que querem e os pedestres circulam no meio de motos, ônibus, carros, além dos buracos. O cruzamento da Rua Jequitinhonha, beirando o Canal de Setúbal, também não oferece segurança. As calçadas são altíssimas e senhoras, idosos, deficientes e crianças atravessam na pista, pois não conseguem subi-las, desabafa.

Wilton - Será inaugurada, hoje, às 9h, no Centro Cultural Correios, a exposição Via Sacra-Jesus Cristo a Caminho das Flores, do jornalista e pintor pernambucano Wilton de Souza. Ficará em cartaz, até 8 de maio, e é composta por 16 telas que retratam o martírio de Jesus ao caminho do Calvário e a sua elevação aos Céus. No Centro Cultural Correios (Av. Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife, de 3ª. a 6ª.-feira, das 9h às 18h; e sábados e domingos, de 12h às 18h. Entrada franca.

Barragem de Palmares...

Já está sendo feito um Estudo de Impacto Ambiental sobre a Barragem de Palmares e que evitará novas cheias na região. O deputado João Fernando Coutinho participou de encontro entre lideranças, Iphan e Secretaria de Recursos Hídricos, ontem, em Palmares, para analisar o projeto. Cerca de duzentos e cinquenta casas deverão ser relocadas, inclusive, a que nasceu e viveu o teatrólogo Hermilo Borba Filho.

Cadê, a grana?

Professores participaram em novembro de 2010, em Gravatá, do III Seminário de Educação e Tecnologia da Secretaria de Educação e, até agora, não receberam as diárias. “Para descontar é uma rapidez, agora para pagar, haja protocolo e burocracia”, lamentam.

No breu

O poste, em frente ao Edifício Luiz Cavalcanti, na Rua Padre Cabral, 34, em Boa Viagem, está apagado e a via num breu. Os moradores sentem medo quando saem ou chegam em casa com medo de assaltos. Pedem providências à PCR.

Presídios

O calendário de visitas aos presídios do Recife e da RM começa, hoje, às 10h, com a realização de 50 audiências, na Penitenciária Feminina de Paratibe (PFP), em Abreu e Lima. Dez presídios serão visitados, num total de 1.200 atendimentos.

EJA - Abertas inscrições para as turmas de alfabetização à noite do Curso de Educação de Jovens e Adultos do Sesc Santo Amaro, com 25 vagas gratuitas do Programa de Comprometimento e Gratuidade do Sesc/PE. Informações: (81) 3216.1713.

Garçonete - A Diretoria da Mulher de Paulista abre, hoje, inscrições para curso gratuito de Garçonete destinado às mulheres residentes no município e com aulas ministradas pelo Senac. Informações: 3437. 2118.

Saúde - A Interne Soluções em Saúde reliza palestras e mesas-redondas, no Centro de Estudos Maria Esther Souto. Trabalha com atendimento domiciliar e presta serviços como o CuraBem, o FiqueBem e o DurmaBem. Fone 2123.0440

Juiz – O Espaço Jurídico Boa Vista abriu inscrições para o Curso de Preparação para Juiz, com 13 encontros presenciais e 5 aulas online. Informações: Rua Montevidéu, 276, na Boa Vista, (81) 3423-0141e postmaster@espacojuridico.info.

Café Cultura - Ciranda Filosófica

"Da cura ao cuidado: novas perspectivas na saúde"

Dia 9 de abril, 19:15 hs. Sábado

Palestrantes:

Prof. Dr. Paulo Henrique Martins (UFPE)

Dr. Rodrigo Cariri (Unidade Integrativa de Saúde - Pref. de Recife)

Debatedor: Prof. Dr. Marcelo Pelizzoli (UFPE)

Resumo

A adoção da noção de Cuidado pela saúde pública no Brasil constitui uma inovação com reflexos importantes sobre o sentido da medicina e da saude e também sobre as condições profissionais, éticas e políticas do cuidador. Se a saúde é vista como uma experiência de integralidade do sujeito, então o cuidador não pode ser apenas um especialista mas alguém que deve saber mediar a dimensão existencial e sociais das pessoas.


Cano estourado

Em atenção à queixa de um cano estourado na Rua Vereador Horácio Ferraz, em Pontezinha, no Cabo, a Compesa esclarece que os serviços de reparos na tubulação foram feitos, no dia 30. Porém, a tubulação voltou a apresentar novo vazamento, em outro ponto, cujos trabalhos já foram concluídos (hoje). A companhia também providenciou o reaterro do trecho. Resta ainda repor um trecho da calçada que a empresa promete fazer amanhã. Quanto à reposição do pavimento, o serviço será executado pela prefeitura municipal, mediante convênio firmado entre os dois órgãos.

Feira - Estágios

Nos próximos dias 06 e 07 a Areva estará presente na I Feira de Estágios de Pernambuco que acontecerá na FCAP/UPE das 17h às 22h. Na ocasião, a empresa disponibilizará um stand para consulta dos estudantes que poderão tirar dúvidas tanto a respeito dos trabalhos desenvolvidos pela empresa quanto do mercado de trabalho e oportunidade de estágios. Atuante em mais de 40 países, a Areva produz energia elétrica a partir das pontas e palhas da cana-de-açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário