terça-feira, 19 de julho de 2011

Parabólica



Matadouros da Bacia do Rio Una

Amanhã, às 9h, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco realiza audiência para tentar solucionar os problemas sociais e de meio ambiente, na Bacia do Rio Una, decorrentes da atividade de matadouros e usinas da região. A audiência acontece no próprio MPT. Foram intimados a participar da audiência, os prefeitosm ou representantes de Bonito, Cachoeirinha, São Joaquim do Monte, Catende e Belém de Maria, a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco e a Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH) e a Agência Pernambucana de Águas e Clima. Vale lembrar que, em dezembro do ano passado, o Ministério Público do Trabalho recebeu denúncia sobre a situação degradante de trabalho nos matadouros daquela região. A investigação foi aberta e, na oportunidade, algumas audiências e inspeções foram realizadas. No processo, o MPT teve acesso a documentos enviados a outros órgãos e que comprovam o problema, que não só se restringe ao campo trabalhista, envolvendo também o meio ambiente a saúde pública. Portanto, assuntos de relevantes interesses sociais.

Diálogo - Hoje, das 7h30 às 13h, na Associação Comercial de Caruaru e com a presença do prefeito José Queiroz, Caruaru recebe representantes de ONGs, poder público, empresários, sindicatos, associações e universidades para o Círculo de Diálogo do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Será a primeira cidade de Pernambuco a desenvolver o debate e que tem como principal meta alcançar, até 2015, os “Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, estabelecidos há 12 anos pela ONU.

Fossa, lama e lixo

Os alunos da Escola Estadual Ageu Magalhães, na Vila Popular, em Olinda, vão reencontrar, amanhã, um problema antigo no retorno às aulas. As chuvas agravaram a situação da unidade que sofre com alagamentos, infiltrações e esgoto a céu aberto. Os funcionários denunciaram ao Sintepe a fossa aberta, lama e o lixo acumulados em frente à escola, o que contribui para a proliferação de insetos e ratos, contaminação por doenças, além de oferecer risco de acidentes.

Fossa, lama e lixo II

Quando chove, a situação piora e a sujeira, na frente da Escola Ageu Magalhães, é levada pelas águas para dentro. Há três anos que esses problemas afetam a unidade, que também não possui quadra coberta e sofre com constantes atos de vandalismo.

Gambá?

Uma boca de lobo sem tampa, na entrada do estacionamento da Padaria Além do Pão, nas esquinas das ruas Cônego Romeu e Augusto Lins e Silva, em Boa Viagem, fede mais que gambá. Quando venta mais forte, ninguém aguenta o “perfume”.

Mata

O leitor Henry Koster esteve, na Vila Velha, na Ilha de Itamaracá, e viu várias áreas cercadas e desmatadas e com resquícios da Mata Atlântica. Segundo ele, moradores próximos afirmam que as áreas são de propriedade particular. Serão mesmo?

Romance - “A Mulher que queria ser Micheliny Verunschk”, romance do escritor Wilson Freire, será lançado, hoje, a partir das 18h, na Arte Plural Galeria, que fica na Rua da Moeda, 140, no Recife Antigo.

Livro - Hoje, o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren) lança o livro “As Multifaces do Empreendedorismo da Enfermagem Brasileira”. Trata das possibilidades que o enfermeiro tem, e que muitas vezes nem se dá conta, de abrir consultórios e clínicas.

Livro II - No Estado, são quase 60 mil profissionais e será lançado, hoje, às 18h, na sede do Coren, na Rua Barão de São Borja, 243, na Boa Vista. Um das autoras é a enfermeira Célia Arribas, presidente do Coren.

Vinhos - O Curso de Hotelaria com Ênfase em Gastronomia, da Faculdade Boa Viagem, quinta e sexta, das 19h às 22h, o Curso Básico sobre Vinhos, voltado para iniciantes e público em geral. Informações: (81) 3081.4444.



ABASTECIMENTO D’ÁGUA NO BAIRRO

VILA MOCÓ, EM PETROLINA, GANHA

REFORÇO E É NORMALIZADO


O abastecimento d’água no bairro Vila Mocó ganhou reforço e já está normalizado. A população do bairro, agora, tem o líquido com boa pressão nas torneiras. Segundo o morador Raimundo Pereira Nonato, os serviços trouxeram bons resultados. "A água está chegando forte tanto no chuveiro como nas torneiras mais baixas", informou. Com água constante nas casas, a doméstica Lourdes Cerqueira afirma que agora pode trabalhar mais tranquila. "A água é essencial para fazer os serviços domésticos. Com a distribuição normalizada já não acumulo mais trabalho para o outro dia".

De acordo com o gerente regional da Compesa, Reginaldo Lopes, este já é um resultado das obras de setorização na cidade. "Estamos trabalhando no intuito de garantir, cada vez mais, melhorias para toda a população de Petrolina, e água constante nas torneiras das casas é o nosso principal objetivo", declarou. No bairro Vila Mocó, a Compesa implantou 400m de rede de 150 milímetros de diâmetro no cruzamento da Avenida das Nações com a Rua Duque de Caxias. No local ainda foram executados os serviços de interligação das redes de 150 mm com a de 100mm nos cruzamentos da Rua Duque de Caxias com a Avenida Pernambuco.


Celpe doa 1.200 lâmpadas

fluorescentes aos moradores

de Trindade


A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) realizará, a partir desta terça-feira (19) até a próxima quinta-feira (21), a doação de 1.200 lâmpadas fluorescentes compactas no município de Trindade, no Sertão do Araripe. Cada cliente inscrito na Tarifa Social da concessionária poderá receber até duas unidades do equipamento. Para ser contemplado, é necessário que o titular da conta esteja cadastrado na Tarifa Social e que apresente a fatura de energia do mês de junho paga, e com o número do NIS impresso.

A doação será efetuada aos clientes que atenderem aos critérios e estiverem portando um documento de identificação. A entrega ocorrerá na Quadra Prefeito Otacílio Leocárcio, no Bairro do Trevo. O atendimento será realizado das 9h às 16h. A meta da concessionária é atender até 600 clientes durante os três dias. A troca das lâmpadas incandescentes por fluorescentes pode resultar em uma economia de até 75% no consumo do equipamento. Uma prova disso é que uma unidade fluorescente de 15 watts produz o mesmo fluxo luminoso de uma incandescente com o consumo de 60 watts.




Pernambuco é destaque no 6º Salão do Turismo


Mônica Villela Grayley e Eleutério Guevane, da Rádio ONU, em Nova York.*


Milhões de pessoas comemoraram, ontem, em todo o mundo, o Dia Nelson Mandela. Mandela comemorou 93 anos de idade.Em Nova York, voluntários estão prestando 67 minutos de serviço para homenagear Mandela e os 67 anos de dedicação do Prêmio Nobel da Paz à África do Sul. O evento faz parte da campanha “Tome uma Atitude, Inspire a Mudança” lançada pela Fundação Nelson Mandela, e espera conquistar mais de 12 milhões de pessoas. Nesse discurso à Assembleia Geral, em 1993, Mandela falou sobre o processo de reconciliação na África do Sul.

Segundo Nelson Mandela, todas as pessoas na África do Sul sem discriminação de raça, cor, religião teriam o direito de eleger um governo democrático após anos de segregação racial impostos pelo regime apartheid.

Numa mensagem de vídeo para marcar a campanha “67 Minutos de Serviço Público”, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que a iniciativa era uma das melhores formas de homenagear Mandela.

Ban contou que teve a honra de encontrar Mandela, há dois anos, e que, ao tentar agradecê-lo pelos seus feitos, o Prêmio Nobel da Paz insistiu que o mérito pertencia a outros.

Como parte do Dia Internacional Nelson Mandela será lançada, na sede da ONU, a exposição com o mesmo nome da campanha voluntária.

Os visitantes terão acesso a informações sobre Nelson Mandela e prometem aderir aos “67 minutos de serviço público”. As mensagens serão enviadas ao ex-líder africano.


Antonio Patriota e Héctor Timerman no Palácio San Martín, em Buenos Aires

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, parabenizou os governos do Brasil e da Argentina pelos 20 anos de cooperação bilateral em salvaguardas.

Em nota, emitida, nesta segunda-feira, em Nova York, Ban disse que a agência tem dado uma contribuição importante ao desarmamento e à não-proliferação nucleares.

Tratado de Tlatelolco

De acordo com a página da Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares, Abacc, a entidade é a primeira agência binacional do mundo e a única de salvaguardas nucleares.

No início deste mês, uma cerimônia de comemoração dos 20 anos da agência foi realizada no Palácio San Martín, em Buenos Aires, com a presença dos chanceleres do Brasil, Antonio Patriota, e da Argentina, Héctor Marcos Timerman. O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, Yukiya Amano, também compareceu ao evento.

O objetivo da Abacc é garantir à comunidade internacional que todo o material usado nas usinas atômicas brasileiras e argentinas são para fins pacíficos.

Em nota, Ban Ki-moon lembrou a contribuição da agência binacional à entrada em vigor do Tratado de Tlatelolco, a zona livre de armas nucleares que reúne a América Latina e o

Nenhum comentário:

Postar um comentário