segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Parabólica


Frases

Quero agradecer aos companheiros da Folha, a Júlio e Dijaci Crucho, donos do Restaurante Dom Pedro; aos que deram apoios cultural e especial e a todos que compareceram ao lançamento do meu livro de bolso “Frases & Minipoemas”.




Um buraco que...

O leitor José Ferreira Mulatinho Filho reclama que a Compesa fez um serviço, na tubulação da Rua Pessoa de Melo, na Madalena, em frente à residência de número 241, e deixou com a Prefeitura do Recife a incumbência de tapar o buraco.



...virou lixeira

“Pois bem, já faz mais de dois meses e nada. O problema é que o tal buraco está servindo de lixeira e, pra piorar a situação, atrapalhando o trânsito. Peço providências às nossas ‘competentes’ autoridades”, afirma Mulatinho.




Cem anos - Após um século da implantação dos primeiros cursos - Agronomia e Medicina Veterinária -, a UFRPE comemora, por toda esta semana, cem anos de fundação, com uma série de solenidades e homenagens.



Bazar - A Associação Novo Rumo, entidade sem fins lucrativos que atende crianças e jovens portadoras de síndrome de down e demais transtornos em Pernambuco, está arrecadando objetos, roupas e brinquedos novos e seminovos.



Bazar II - Os produtos irão para o bazar da instituição, que acontece no próximo sábado, na sua sede em Casa Amarela, na Rua Marcionilo Pedroza, 52, das 8h às 17h. Informações: 3267.0163.



Luminárias - Sobre a nota “Recife Antigo”, a Emlurb informa que consertou o problema no circuito dos postes de iluminação da Rua do Bom Jesus e da Praça do Arsenal, no Recife Antigo.





Teatro da Vida


“Encostou ou enfiou?” - Um homem casado vai se confessar: - Eu quase pequei... E o padre: - O que quer dizer com “quase”? - Encostei meu... na empregada... Mas, na hora, eu não enfiei, eu parei. Por isso, foi “quase”. - Encostar é o mesmo que enfiar... Você pecou, meu filho! Reze 20 ave-marias e colabore com cem reais para as obras da igreja, que será perdoado! O cara reza 20 ave-marias, pega cem reais e vai até a caixa de coletas. Encosta a nota na fenda, mas recua e guarda o dinheiro. O padre, que estava espiando, grita: - Eu vi isso, pecador! Você não enfiou o dinheiro na caixa de donativos! - Foi o senhor mesmo quem disse que encostar é a mesma coisa que enfiar! “O Moribundo” - O paciente está deitado na cama, em sua volta estão o médico, o advogado, a esposa e os filhos. Todos esperam pelo último suspiro quando, de repente, o paciente senta, olha em volta e diz: - Assassinos, ladrões, ingratos, canalhas. Volta a deitar-se na cama e, então o médico, confuso, diz: Eu acho que ele está melhorando. Aí, a esposa pergunta: - Por que você diz isso, doutor? - Porque ele reconheceu todos nós.


É melhor rir...

Um homem espera o resultado da cirurgia da esposa. Depois de um tempo, o médico saiu da sala e disse que o caso era muito a sério. Falou que ele ia ter que dar de comer a ela na boca, porque ela não podia mover mais as mãos; deveria levar ao banheiro,trocar de roupa, dar banho, etc, porque ela não podia mais se mexer. O marido começou a chorar e o médico disse: - Não chore. Eu tava de sacanagem, homem! Ela já morreu!



...Rir sempre

Uma mulher fez plástica e, no pós-operatório, o cirurgião pergunta:- E aí senhora, quer mais? - Sim, gostaria de ter os olhos maiores e mais expressivos. - Nada é mais fácil do que isso. Enfermeira, traga a conta, por favor. Após a leitura dos exames que pedira, o médico diz ao paciente: - Tenho duas notícias: uma boa e outra ruim. Qual você quer ouvir primeiro? - Primeiro a boa! - Você tem 24 horas de vida... - Se essa era a boa, qual é a ruim?- Eu deveria ter te contado isso ontem...


Leão Cibernético Ambientalista
Lança soeu quarto livro


Por Edson Campos

Robson Sampaio, Jornalista da Folha de Pernambuco, escritor, ambientalista padrinho do Parque dos Coqueiros de Boa Viagem e associado do Lions Cibernético Ambientalista lançou seu quarto livro " Frases & Minipoemas" no restaurante Dom Pedro no Bairro de Santo Antônio, após 44 anos de jornalismo. Robson com a família.


Robson ficou muito emocionado por ter sido homenageado por velhos amigos que fizeram fila para ter seu livro autografado. O diretor executivo da Folha, Paulo Pugliesi, Elias Roma filho ( antiga Tupi ), Sanelvo Cabral, Lenivaldo Aragão, o chargista Clérison. A charge do livro é Pablo Gomes, as fotos de Gibson Sampaio, o prefácio da jornalista Paulo Imperiano.

Como presidente do Lions Cibernético Ambientalista e do Parque dos Coqueiros de Boa Viagem entreguei o PIN de companheiro Leão ao nosso associado lembrando que ele continuava um " Leão/Timbu ".




Prestigiando Robson: Alfredo Sérgio, Marcio Aguiar Silva, Josué Fonseca de Sena, Luciana Carneiro Leão, Ana Paula dos Santos Costa, Carmen Peixoto, Jorge José Santana, Carmen Peixoto, Jorge José Santana, Djalma Xavier de Farias, Jonas Silva, Wilson Soares, Nelson, Celso Ferreira, Lenivaldo Aragão e Francinaldo Gonçalves entre outros.










TJPE realiza ações de estímulo
à cidadania em Fernando de Noronha

O Arquipélago de Fernando de Noronha vai sediar, entre os dias 5 e 7 de novembro, o primeiro evento com atividades de estímulo à cidadania. A ação será promovida pelo juiz da Vara Regional da Infância e Juventude da 1ª Circunscrição, Humberto Vasconcelos, que está acumulando o Distrito Judiciário de Fernando de Noronha. A iniciativa do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) conta com a parceria a Câmara de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas (composta por diversas Secretarias do Estado de Pernambuco).

Esse é o primeiro passo de uma ação continuada de prevenção, capacitação e fiscalização em relação à venda de produtos que não podem ser comercializados para crianças e adolescentes, assim como locais que eles não podem freqüentar. “A iniciativa busca institui um conceito novo. Um Estado que se antecipa e sai do gabinete, trabalhando na prevenção e na capacitação dos atores sociais”, diz o magistrado.

O evento vai acontecer no auditório da Escola Integrada do Arquipélago de Fernando de Noronha. O juiz Humberto Vasconcelos vai realizar uma palestra no dia 5, às 20h. A ação também contará com apresentações culturais, oficinas, exposição das atividades de secretarias estaduais e reunião da Câmara Itinerante com Foco na Prevenção Social.
Assessoria de Comunicação Social do TJPE
Site: www.tjpe.jus.br
E-mail: ascom.tjpe@gmail.com
www.twitter.com/ascom_tjpe
Tel.: (81) 3419 3337/ 3419 3310/ 3424




Fernando de Noronha tem campanha
de Combate à violência Contra a Mulher


Técnicas da Secretaria Estadual da Mulher estarão na ilha de Fernando de Noronha a partir desta segunda-feira, 05, até a sexta-feira, 09, promovendo ações da campanha Violência contra a Mulher é Coisa de Outra Cultura. A ação visa divulgar a Lei Maria da Penha e os serviços públicos disponíveis para as mulheres que estejam em situação de violência doméstica, familiar e sexista no arquipélago.


Serão realizadas palestras, capacitações e outras atividades junto aos moradores, proprietários de pousadas, taxistas, da localidade, além de realizar a entrega de material educativo. Será realizada também uma caminhada na praia onde as técnicas vão abordar frequentadores e moradores do distrito. As atividades preveem, ainda, a formação de agentes multiplicadores de informações e a capacitação de profissionais da rede de atendimento às vítimas de violência.


As técnicas distribuirão panfletos e folders educativos sobre o tema, que contém telefones do Disque-Denúncia Nacional - 180, da Ouvidoria da Mulher (3183-2963), dos Organismos Municipais de Políticas para Mulheres, além de telefones de centros de referência, delegacias da mulher e outros. A campanha também circulará na televisão e rádio locais.


Segundo a Diretora de Enfrentamento à Violência da SecMulher, Eliane Rodrigues, a campanha mobiliza a população no sentido de combater a violência contra a mulher. "Vamos aproveitar o apoio que a justiça local está dando às iniciativas de combate à violência e às drogas e vamos realizar a campanha na ilha", registra a diretora.

Ceça Ataides - Assessora de Imprensa da Secretaria da Mulher do Governo do Estado
81 3183.2955 - 81 9488.3620





POÇOS REFORÇAM O ABASTECIMENTO
DA ZONA NORTE DA RMR

Dois novos poços estão sendo perfurados pela Compesa em Itamaracá para reforçar o abastecimento de água da cidade, um dos roteiros mais requisitados no Litoral Norte. Um deles está sendo instalado no bairro de Forno da Cal e o outro será perfurado em Jaguaribe. Os dois juntos vão produzir cerca de 50 litros de água por segundo, o que representa 33% da vazão hoje disponível na Ilha. A expectativa é concluir as obras em julho de 2013, beneficiando 30 mil pessoas.

O município de Itamaracá tem hoje um déficit de abastecimento de água, especialmente durante o verão, quando a população da Ilha chega a quadruplicar. “A demanda neste período é muito grande e a água não é suficiente para atender aos moradores e visitantes com regularidade”, afirma o superintendente da Compesa, Alex Ramos. Nesses períodos, a Compesa sempre recorre à distribuição de água por carro-pipa. Os dois poços vão custar R$ 2,3 milhões, um financiamento da Caixa Econômica Federal, com recursos do PAC 2. Atualmente, o abastecimento é dividido por área e feito através de rodízio.

A Compesa também está trabalhando na reestruturação da rede de distribuição de Itamaracá. No bairro do Forte Orange, estão sendo implantados mais de mil metros de tubulação e está sendo construído um reservatório. Até o início de janeiro de 2013, a população sentirá as melhorias. O bairro de Jaguaribe também receberá uma nova rede de distribuição de água com 715 metros de tubulações, bem como nova adutora e reservatório. Mesmo sem o funcionamento dos dois novos poços, a população desse bairro também já sentirá uma melhoria no abastecimento a partir de janeiro de 2013.

MAIS POÇOS – Além de Itamaracá, a Compesa vai ampliar o fornecimento de água em Maranguape I, Pau Amarelo e Marinha Farinha, no município de Paulista, e Pontas de Pedra, em Goiana. Nesses locais, a Companhia fará a perfuração de novos poços para reforçar o abastecimento. O projeto pretende recompor a estrutura de produção de água subterrânea da Zona Norte da Região Metropolitana do Recife.

Em Paulista, o bairro de Maranguape I terá dois novos poços. Pau Amarelo receberá outros dois e a comunidade de Marinha Farinha será contemplada com um poço. Pontas de Pedra também ganhará duas unidades. Cada poço terá 350 metros de profundidade e produzirá, em média, 90 mil litros de água por hora. Os processos estão em fase de contração da empresa responsável para execução das obras. Ainda em Goiana, o distrito de Tejucupapo também deve receber um novo poço, que beneficiará a comunidade local. O projeto está em processo de licitação.


TJPE realiza mutirão DPVAT
na Semana Nacional de Conciliação



O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) se prepara para realizar o V Mutirão DPVAT a partir desta segunda-feira (5) . O evento acontece no hall monumental do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano (Fórum do Recife) e segue até o dia 14 de novembro, das 8h às 18h. Para o mutirão foram selecionados 2.487 processos que tramitam nas Varas Cíveis e nos Juizados Cíveis do Recif e.

O evento marca o empenho do Judiciário pernambucano na priorização de ações com possibilidades de acordos, referentes à cobrança de indenização do seguro obrigatório que indeniza vítimas de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT). O V Mutirão DPVAT integra a programação da Semana Nacional de Conciliação em Pernambuco, que, neste ano, acontece no período de 7 a 14 de novembro.

Para a coordenadora do V Mutirão DPVAT, juíza Luzicleide Vasconcelos, a iniciativa serve para fomentar a cultura da conciliação como meio alternativo de solução de litígio. “Através do mutirão conseguimos desafogar o grande acervo de processos que tramitam nas Varas e Juizados Cíveis, oferecendo oportunidades para que as partes finalizem seus conflitos e, assim, cheguem a uma solução que será homologada pelo Judiciário”, diz a juíza.

As audiências conciliatórias serão efetuadas em 12 salas distribuídas pelo Fórum do Recife, sendo três reservadas para a atuação dos peritos médicos. O evento contará com a presença de 24 conciliadores e 70 estudantes de direito. Na ocasião, serão apresentados vídeos e distribuídos panfletos educativos sobre o DPVAT . O material disponibilizado no evento mostrará ao público como solicitar a indenização, quais são as coberturas do seguro, dentre outras informações.


Resultados anteriores

O IV Mutirão do Seguro Obrigatório DPVAT movimentou o valor R$ 2.470.753,00 em forma de indenizações nos acordos homologados em 565 processos. No evento, foram realizadas 822 audiências entre os dias 21 e 25 de maio de 2012. O índice de conciliação foi de 68,7%. Já o III Mutirão, realizado no período de 28 de novembro a 2 de dezembro de 2011, obteve um índice de conciliação de 40% nas 719 audiências realizadas. Os 288 acordos homologados em 2011 movimentaram R$ 1.553.807,69 em indenizações.

Assessoria de Comunicação Social do TJPE
Site: www.tjpe.jus.br
E-mail: ascom.tjpe@gmail.com
www.twitter.com/ascom_tjpe
Tel.: (81) 3419 3337/ 3419 3310/ 3424 1163
Fax: (81) 3419 3251
Dia Mundial da Filosofia


Nova Acrópole RECIFE
promove Dia Mundial

da Filosofia
Com palestras e vídeos sobre a Qualidade de Vida, do ponto de vista físico, psicológico e metafísico, a Nova Acrópole Recife vai celebrar, juntamente com todas as escolas do Brasil, em 10 de novembro, o Dia Mundial da Filosofia. A Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco), instituiu o dia – que oficialmente é na terceira quinta-feira de novembro – numa referência à morte do filósofo grego Sócrates (469 a.C. - 399 a.C).

A diretora da Nova Acrópole Recife, Alice Andrade, afirma que a programação é aberta ao público em geral e grátis. Acontecerá na sede da instituição (Rua José de Holanda, 459,Torre), das 16h às 19h. Mais informações no local ou pelo telefone 81 3228 - 4272 (a partir das 19h) ou ainda pelo site: www.acropole.org.br .

Nova Acrópole é uma organização internacional sem fins lucrativos, que há 55 anos promove a filosofia, a cultura e o voluntariado, tratando de valores atemporais, por meio da filosofia. Atualmente, conta com cerca de 20.000 pessoas em todo o mundo: voluntários e filósofos, amantes da sabedoria. No Brasil, são 80 sedes com aproximadamente 3.000 alunos. Sua principal atividade é o Curso de Filosofia “à maneira clássica”, com inspiração dos grandes filósofos tanto do Oriente quanto do Ocidente, com uma proposta prática para viver esses grandes ensinamentos.

Programação:


- 16h – Palestra: Fisioterapia e saúde - nossa vida se refletindo no corpo - Com Semíramis Silva - Fisioterapeuta e filósofa

- 17h - Vídeo -palestra: Fatores emocionais sobre a saúde - Com Dra. Ana Cristina Machado - Oncologista e Profa. da Nova Acrópole de Brasília/DF

- 18h - Palestra - Magna: Qualidade e Sentido de Vida - Com Alice Andrade - Diretora da Nova Acrópole - Recife

- 19h - Coquetel de encerramento
Ilustração: A Morte de Sócrates, pintura de 1787 de autoria do francês Jacques-Louis David.

Para a imprensa:
Mais informações: Nova Acrópole -fone: 81 - 9282 - 5424 ou 3228 - 4272 a partir das 19h.























Nenhum comentário:

Postar um comentário