terça-feira, 10 de setembro de 2013

Parabólica




 
Vai uma tapioca
aí na Copa, Fifa?
 
.A Comissão da Copa do Mundo 2014 só admite comida e bebida de patrocinadores. Por isso, o presidente da Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP), Múcio Aguiar, resolveu apoiar a iniciativa da recifense Janete Magalhães Viegas, na Campanha Vai uma Tapioca, aí? Visa inserir mulheres da agricultura familiar do Estado para vender tapioca, nas proximidades da Arena PE e das estações do Metrô, tudo no padrão FIFA, a exemplo do que as baianas conseguiram com o acarajé. Além da inserção social, proporcionará uma divulgação de patrimônio imaterial da cultura pernambucana e premia o desenvolvimento responsável, uma vez que se utilizaria a macaxeira orgânica. O abaixo-assinado será enviado a Aldo Rebelo, ministro dos Esportes, a Joseph Blatter, presidente da FIFA e  ao governador Eduardo Campos, para que permitam a venda da tapioca. Participe: https://www.facebook.com/aipernambuco  e https://www.change.org/pt-BR/petições/vai-uma-tapioca-aí.
 
Hoje tem leite e...           
                                                                                  
Eduardo Nino da Silva Souza está indignado, pois o Governo do  Estado não vai mais distribuir leite a crianças e gestantes a semana toda, mas só em quatro dias. A entrega é uma parceria de 13 anos, com a Associação dos Moradores da Vila União, na Iputinga.
 

...amanhã, vento - Eduardo Nino diz que eram entregues195 litros  diários do Programa Leite de Todos. E, ontem, foram pegos de surpresa com a redução de 7 para 4 litros semanais para cada beneficiado. “Quer dizer, hoje tem leite e, amanhã, toma vento”, lamenta.
 
 
 
               No apagão - Hugo Félix reclama que os postes, entre os números 386 e 500 da Rua Poeta João Neves, no Janga, estão apagados há mais de 6 meses. “Enquanto a Celpe faz essa economia, o povo fica no apagão e com a insegurança”, detona.

Amor! - Na Rua Pereira da Costa, no Pina, um esgoto estourado toma praticamente a metade da via e os pedestres correm risco de morte entre os carros. Além disso, o fedor é de lascar. De um leitor: “Nós, também, amamos o Recife!”
 
 
Às baratas - O mercado público da 1ª Etapa de Rio Doce, em Olinda, precisa, urgentemente, de uma revitalização. A imundície toma conta do local, sem falar das moradias indevidas construídas na parte superior do imóvel. Os cidadãos lamentam o abandono.
 
 
Buggys - A Secretaria de Defesa Social da Prefeitura de Ipojuca vai realizar vistorias nos buggys, entre os dias 16 e 19, para prevenir acidentes, através do Programa Praia Legal. Os veículos devem ser levados para o “Forró do Bartô”, em Porto de Galinhas, onde serão inspecionados com o acompanhamento de técnicos do Detran.
 
Secretárias -
O Instituto de Aperfeiçoamento Pessoal (IAP) realiza o III Encontro de Secretárias, no próximo dia 21, 8h às 18h, com Carmem Peixoto e Patrícia Reis. Tel: (81) 3221.3001.   
Aulão -
A Faculdade Boa Viagem promove, amanhã e quinta, um aulão  para os alunos do Ensino Médio, com questões do ENEM, e de graça. Inscrições: 3081.4427e www.fbv.edu.br.
 
Bullying -
 
Abertas inscrições para o Seminário Bullying e Cyberbullying, das 8h às 18h, na DH2 Assessoria Educacional, no Torreão. Informações: 3427-1099.
 
 

Buraco cheio d’água        

 

Faça sol ou faça chuva e este buraco continua cheio d’água para espanto de recifenses e turistas, na Rua Augusto Lins e Silva, em Boa Viagem. Aliás, a via está esburacada de ponta a ponta, a exemplo da Rua Cônego Romeu, também repleta de buracos.

 

 
 

Carcaças grandes - Sobre as carcaças grandes de caminhões, no Canal do Cavouco, na Iputinga, a Prefeitura do Recife informa que foi necessário contratar uma empresa com equipamentos específicos para viabilizar a retirada. O que será feito ainda esta semana.

 

 

Foto: Maurício Ferry        

Sem cidadania - Enquanto a Prefeitura do Recife não começa a multar quem jogar lixo nas ruas, este cidadão, na maior cara de pau, despeja o lixo na Rua Gervásio Pires, na Boa Vista. Um ato lamentável e de anticidadania.

 

 

 

Site - Manoel Limoeiro afirma que o site da Prefeitura do Recife não tem os e-mails das secretarias para que o contribuinte possa reclamar e solicitar providências. Pede que o prefeito Geraldo Júlio assuma este compromisso. 


BR 101 - Wellington Velasco parabeniza os gestores dos governos  estaduais da Paraíba e do Rio Grande do Norte pela manutenção, conservação e sinalização da BR-101. “Não posso dizer o mesmo com o ‘gestor moderno’, como se autodefine o governador de Pernambuco”.

 

BR-101 II - Velasco conclui: “São 213 km de descaso com a BR-101, que corta o nosso Estado, e o Governo estadual responsabiliza o DNIT e vice e versa. Como de praxe, pagamos impostos e não vemos retorno. Esperamos que não haja mais vítimas e que, em 2014, ano nas eleições, o povo lembre-se e dê o troco merecido a todos”.

 
Estágios -

Alunos do ensino superior, médio e técnico têm, até 4ª.-feira, para se inscrever na seleção de estagiários dos Correios/PE. No www.correios.com.br/institucional/concursos/correios.

 

 
CTTU -

 

A CTTU diz que a fiscalização, no Bairro de Casa Forte, é constante e que vai reforçá-la, na Rua do Chacon, e coibir as irregularidades denunciadas.

 

 
 

Teatro da Vida:

“Você, brochou!”

 

Esta, quem contava, era o compositor e ator Mário Lago. O compositor pernambucano e jornalista Antônio Maria, o “Gordo”, e o escritor, jornalista e cronista carioca Carlos Heitor Cony nunca se bicaram. Viviam às turras e um sempre criticando o outro. Pois bem, numa festa, no Copacabana Palace Hotel, no Rio de Janeiro, uma coroa, pra lá de gostosa, disse: - Cony, sou sua fã e leitora. Antônio Maria olhou e, de imediato, se passou por Cony. Entre muitas doses de uísque, terminaram na cama. Uma semana depois, num bar no Leblon, o Gordo vê Cony chegar e diz: - Cony, quero lhe pedir desculpas. E contou o que houve, no Copacabana. Aí, Cony perguntou:- E daí? No que Antônio Maria, de pronto, detonou:  - Você,brochou! Cony proferiu um monte de palavrões e os dois, só não foram aos bofetões, por causa da “turma do deixa disso”. Mas, o Gordo insistia: - Você, brochou, brochou, brochou... Acesse: www.robsonsampaio.blogspot.com.

 
Oi, Robson! Se puder divulgar, agradeço...

A Funarte vai promover o oficinão gratuito “Teatro e Seus Viés” na cidade de Limoeiro, dias 21, 22, 28 e 29 de setembro (sábados e domingos), na Escola Municipal João Heráclio Duarte, com o ator, jornalista e pesquisador teatral Leidson Ferraz. Até 30 participantes serão selecionados. Basta mandar breve currículo e contatos para o e-mail teatroeseusvies@gmail.com.

Valeu! Leidson Ferraz 3222 0025 / 9292 1316.
 



OPINIÃO GAJOP

A TELEMIDIATIZAÇÃO DA JUSTIÇA

VIRGÍNIA BEZERRA

É indiscutível que, recentemente, a população tem se manifestado e posicionado mais acerca de crimes e casos de grande repercussão. Esta modificação da conduta social não deu-se tão somente pela maior conscientização da importância de instigar uma criticidade na opinião popular, mas, principalmente, pela influência que a mídia vem exercendo de maneira indiscriminada na vida das pessoas.

Deve-se atentar que tal fato não tem apenas sentido negativo, vez que é de suma importância que o princípio constitucional da publicidade seja alcançado de forma eficaz através de todos os mecanismos à disposição da sociedade. Este possibilita o conhecimento dos atos e uma fiscalização mais ampla do cumprimento pelas autoridades públicas dos deveres inerentes as suas atribuições funcionais, obstando arbitrariedades como o desvio e o abuso de poder.

Não menos importante é tratar sobre a repercussão que a alienação midiática tem trazido para grande parcela da população. Sabe-se que, ao invés de transmitir a informação com veracidade - o que, inclusive, é pressuposto de uma conduta profissional ética - a maioria dos meios de comunicação busca, através de matérias eminentemente sensacionalistas, a aferição de lucro, com o mero intuito de vender mais exemplares ou aumentar a audiência, maculando seu dever enquanto formadora de opiniões.

Grandes exemplos foram trazidos a público nos últimos meses, entre eles o escandaloso caso do mensalão (Ação Penal 470) que, por um lado, tem dado uma resposta satisfatória ao povo, que clama pela responsabilização e punição dos políticos corruptos, o que outrora era impensável, enquanto que, por outro, alça a pedestais e a masmorras membros do colegiado da Suprema Corte, personificando, claramente, as figuras do herói nacional e do vilão condescendente da pátria.

A justiça telemidiatizada pode transformar o Judiciário em um verdadeiro palco, onde um caso deixa de ser julgado e analisado de forma procedimental - respeitando os preceitos legais e fundamentando-se na doutrina e jurisprudência - para tornar-se um verdadeiro espetáculo, que o público acompanha seu enredo como uma verdadeira telenovela e tem peso fundamental no seu desfecho, mesmo desconhecendo todos os fatores que o envolvem.

A forma como as notícias têm sido veiculadas atualmente conduzem seus receptores a adotar o enfoque passado pelos holofotes como verdade absoluta, compondo pré-julgamentos desprovidos de qualquer análise probatória, prudência ou sensatez. E, a partir disso, a pressão popular torna-se um importante aliado ou um perigoso ator para induzir as autoridades a adotar as medidas que lhes satisfaçam, sejam elas lícitas ou ilícitas, legais ou ilegais, coerentes ou não.

*Virgínia Bezerra é advogada do GAJOP


Referência:
Gomes, Luiz Flávio; Almeida, Débora de Souza de. "Populismo Penal Midiático". Editora Saraiva. 2013.


Com 180 mil beneficiados, Educa Mais Brasil completa 10 anos

O programa de bolsas de estudo Educa Mais Brasil completa, nessa
terça-feira (10), uma década de atuação no cenário educacional.
Através de parceria com instituições do ensino superior comprometidas
com a sociedade e assumindo sua responsabilidade social, o projeto já
contribuiu para a formação de mais de 180 mil pessoas com bolsas de
50%, da educação infantil à pós-graduação.

"Concluí meus estudos recentemente graças a minha bolsa. Hoje ganho
quatro vezes mais do que quando trabalhava como operadora de
telemarketing, além de realizar meu sonho de me tornar contadora",
afirma a baiana Cássia Lopes, recém-formada em Ciências Contábeis.

O programa, que é destinado a pessoas que não possuem condições
financeiras de arcar com as mensalidades integrais, disponibiliza
bolsas de estudo de até 50% para o ensino básico, graduação,
pós-graduação e cursos técnicos nas modalidades presencial e EAD.

Com mais de 2.600 instituições parceiras o Educa Mais Brasil está
presente em mais de 600 municípios brasileiros. Segundo a Diretora de
Expansão e Relacionamento do programa, Andréia Torres, a meta é
continuar ampliando e beneficiar cada vez mais pessoas. "Esse momento
é um marco para nós porque caracteriza o resultado do trabalho
desempenhado por todos que fazem parte desse projeto e buscam o mesmo
objetivo", finaliza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário