segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Parabólica


 

Teatro da Vida:

A “distraída”

 

Maria do Carmo trabalhava há um bom tempo na casa de dona Inalda que, na época, morava na Boa Vista. Era da maior confiança da patroa e, praticamente, cuidava de tudo da residência. Da limpeza às compras e ainda comandava a lavadeira, pagavas as contas e tudo mais. Assim, mantinha um laço de amizade e de mútua confiança com a patroa. Um certo dia, com a cara fechada, anunciou: - Eu quero avisar pra senhora que, amanhã, não posso vir trabalhar. Vou ter que passar o dia todo com a minha irmã que está muito mal. Anteontem, estava quase desenganada, foi hospitalizada e perdeu muito sangue. Penalizada, a patroa disse: - Mas, o que foi que aconteceu com a coitada? Foi atropelada? Maria do Carmo franziu a testa, coçou a cabeça e respondeu: - Eu não gosto de mentiras, dona Inalda. Não foi atropelamento, não. A minha irmã é muito nova e muito doidinha. Ela “distraiu” um menino.  

 

 

Sardinhas em lata                 
 

Moradores denunciam que, mesmo com a pista asfaltada, apenas um ônibus vai até ao Alto do Sucupira e outros três ficam no Alto do Abacaxi. Com isso, os passageiros do Alto do Sucupira sofrem com a demora e a superlotação. Parecendo sardinhas em lata.

 

 

Copa - Em encontro, no Instituto Delta Zero, a representante da Secopa-PE, Rosa Santana, afirmou que 93% das atrações culturais, na  Copa do Mundo de 2014 serão locais. A Fan Fest, que além de transmitir 64 jogos da Copa, contará com apresentações culturais.

 

 

Fernando Melo/Cortesia  

Sabiá: Ave...- O professor Fernando Melo afirma que, em visita ao Grupo de Escoteiros, de Igarassu, ficou sabendo do decreto presidencial de 1968, instituindo o Dia da Ave, que deve ser comemorado em 5 de outubro de cada ano.

 

...Nacional - Melo conclui: “Agora, outro decreto presidencial, datado de 3 de outubro de 2002, estabeleceu a Sabiá como símbolo representativo da fauna brasileira e considerada, popularmente, a Ave Nacional do Brasil”.

 

 

CTTU - A CTTU esclarece, ao leitor Júlio Ferreira, que a fiscalização, no Bairro de Boa Viagem, é constante, inclusive com a atuação do Projeto Bairro Legal. No entanto, diante da queixa de estacionamento irregular, na Rua José Aderbal Chaves, vai enviar agentes.

 

 
Crianças -

 

Brinquedos, salgados e refrigerantes podem ser doados às 370 crianças da Creche Escola Municipal N. S. do Loreto. Na Rua N. S. do Loreto, 545, Piedade, tel: (81) 3468-8318. 

 

Política... -

A prefeita Débora Almeida (PSB), organiza em São Bento do Uma, amanhã e quarta, o Seminário e Municipalização dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM).

 

...pública -

O encontro deve contar com a participação de 13 prefeitos do Agreste pernambucano. São Bento do Una diminuiu a evasão escolar de 17,8% em 2004 para 3,0% em 2012.





 
Diogo Morais
Diogo Morais7 de outubro de 2013 09:58
Confira o primeiro exemplar do informativo “Eu uso Metrô” produzido pelo Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro/PE). Este boletim está circulando por todas as Estações de Metrô e Terminais de Integração para dialogar diretamente com os usuários do transporte público, esclarecendo dúvidas, curiosidades entre outros assuntos que sempre estarão presentes nos informativos produzidos mensalmente.

http://sindmetrope.org.br/wp-content/uploads/2013/09/Eu-vou-de-Metrô-nº-1.pdf

 
 
 

SÁBADO, 5 DE OUTUBRO DE 2013

E a Educação?

Tenho acompanhado essa polêmica contratação dos médicos estrangeiros para atuar no Brasil, particularmente os cubanos. A pendenga entre Governo e os Conselhos de Medicina tem sido pauta, todos os dias, dos grandes jornais de circulação. Polêmico ou não, o fato é que estão aí e já começam a trabalhar. Sei que existe uma legião de brasileiros, pobres coitados e sem instrução devida, morando nos confins do país que estão vibrando por ter a oportunidade  de se ver diante de um médico. Isso é, para muitos, um sonho realizado. Resta saber se haverá estrutura adequada e medicamentos suficientes às necessidades que todos sabem existir. Tomara que sim. Por enquanto, é muito cedo para arriscar avaliações. 
Mas, há outro problema tão grande quanto o da Saúde e que tem tudo a ver com essa população sem instrução, sobre a qual me referi acima, que é o problema da Educação.  E para este caso, certamente, não teremos como nos valer do expediente de trazer profissionais do exterior. Os investimentos nessa área têm sido insuficiente para tirar o país de posições vergonhosas em qualquer ranking de escala mundial. Segundo a OCDE, entre 2000 e 2009, parcela do PIB brasileiro investida em educação cresceu 57%. Ora vivas! Mas, tivemos resultados concretos? Em 2000 o percentual do PIB em aplicações na Educação era de 4,7%. Em 2011 esse percentual subiu para 6,1%, Estes números são do MEC. Foi indiscutivelmente um avanço. Mais dinheiro, contudo, não foi suficiente para evitar que o país terminasse o período muito mal colocado noPrograma Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), avaliação internacional organizada pela própria OCDE, desta vez com 65 nações. Apesar disso e dos recursos aplicados, a maior, o país terminou em 53º lugar em avaliação de qualidade do ensino. Outro ranking de educação realizado, no passado, em 40 países, pela empresa Pearson Education (especializada em materiais e serviços educacionais), com sede nos Estados Unidos, o Brasil aparece no humilhante penúltimo lugar (39º) sendo superado – ainda que de próximo – por países como Argentina, Tailândia, México e Colômbia. Nesse mesmo quadro a Finlândia lidera, ocupando o primeiro posto, seguida pela Coréia do Sul, Hong Kong, Japão e Cingapura. A Suíça, conhecida pelo seu sistema de ensino de primeira linha, ficou com o 9º lugar e os Estados Unidos ocupam o 17º lugar. A Indonésia carrega a lanterna da lista.  
Por outro lado, para desanimo geral, no final de setembro recém findo o IBGE divulgou resultados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) e  alertou para um fato surpreendente: “foram identificadas 13,2 milhões de brasileiros que não sabiam ler nem escrever, o equivalente a 8,7% da população total com 15 anos ou mais”. Foi surpresa para os pesquisadores porque esta foi a primeira vez que a taxa cresceu desde 1998. Desde então, vinha registrando quedas razoáveis. Mantendo a marca histórica, a concentração dos analfabetos foi registrada no Nordeste, com 54% dos analfabetos do País. Isto é uma renitência... Na Bahia e em Pernambuco foram encontradas regiões em que essa taxa aumentou entre 2011 e 2012. A Região que apresenta o menor número de analfabetos é a Sul, onde apenas 4,4 % da população com mais de 15 anos não sabe ler ou escrever. Vide o mapa do analfabetismo no país a seguir. 
Infelizmente, os investimentos na Educação deste país foram sempre a desejar. Uma população educada, em qualquer lugar do mundo, não apresenta os sérios e recorrentes problemas de saúde como no caso brasileiro. População instruída, sabendo ler e escrever está livre de muitas mazelas de saúde, tem qualidade de vida digna e contribui de forma mais competente para o progresso. Aliás, tem noção melhor das coisas do mundo e, além do mais,  sabem escolher melhor seus governantes. Até quando seremos um país com tantos ignorantes, analfabetos e sem saúde?

NOTA: Imagem obtida no Google Imagens
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário