sexta-feira, 3 de janeiro de 2014




Parque Dona Lindu

continua criticado

 

“No parque tem de tudo: som alto, skatistas nas calçadas e na contramão, barulho e drogas, durante a madrugada na pista de skate. Enfim, se fôssemos listar tudo, teríamos que ocupar todo o jornal, diz Maria Lima.

 

O leitor Alexandre Pinto retrata o descontentamento de muitos cidadãos que moram ao redor do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, com os shows, ao ar livre, e que varam a madrugada. Aliás, mesmo os que acabam, por volta das 20h, tiram o sossego da vizinhança. “Inacreditável, a falta de coerência e sensibilidade da Prefeitura do Recife com os moradores vizinhos ao parque. Se não bastassem todos os problemas conhecidos, o “Natal” organizado pela PCR, no Dona Lindu, passou dos limites e do bom senso. O espírito e clima natalinos foram esquecidos e o que se viu foi uma mistura de coco de roda,forró e carnaval, tudo isso em alto som. Os interesses parecem sobrepor ao bom senso e ao bom uso do dinheiro e do patrimônio público”, detona Pinto. Antônio Lisboa

tem opinião idêntica. “A PCR deveria conhecer o Natal de Gramado, de Curitiba e o daqui do lado: Gravatá. Ou trazer a própria família para este infeliz Natal”. Sugerem shows dentro dos teatros.

 

Essa tal mobilidade...    José S. Silva/Cortesia     
 
 

Mesmo com dezenas de denúncias do leitor José S. Silva, carros e motos continuam sendo estacionados, nas calçadas das ruas Pinhal e Marquês de Valença, em Boa Viagem. E o cidadão correndo riscos no meio das vias, onde também estacionam veículos. Um  absurdo.

 

Na canela - Dezenas de motoristas queixam-se da buraqueira de ponta a ponta, na PE-37, principalmente, no trecho do Distrito de  Jussaral, no Cabo. Dá no meio da canela e os carros são danificados, com prejuízos para os bolsos dos cidadãos. Um descaso total.

 

Linha de ônibus... - Já o leitor Paulo Ronaldo, solicita ao Grande Recife Consórcio uma linha de ônibus que faça o percurso entre as avenidas Abdias de Carvalho e Boa Viagem/Shopping Recife. Ele pede em nome de centenas de usuários.

 

...urgente! - Segundo Ronaldo, “chegou 2014 e, até agora, o  Grande Recife Consórcio não atendeu ao nosso pedido. Existem possibilidades, como o TIP/Derby integrar em Joana Bezerra ou uma linha a partir do terminal do Bongi”.

 

 

Buracos - A Rua Cônego Romeu, em Boa Viagem, permanece esburacada e os moradores ficam prejudicados, pois o trânsito é lento e os solavancos nos carros são insuportáveis. Querem que a Prefeitura do Recife providencie uma “Operação Tapa-Buracos”.  


Ladainha - O secretário de Turismo e Lazer do Recife, Felipe Carreras, afirmou que a festa deste fim de ano deverá ficar na memória dos recifenses. “O prefeito Geraldo Júlio quis fazer uma festa inesquecível. A maior e a melhor que a nossa Cidade já viu”. Pode um negócio desses, companheiros? Todo ano, a mesma ladainha...

 
Colônia... -

A Faculdade Joaquim Nabuco/Paulista abriu inscrições para a 3ª.  edição da Colônia Nabuco de Conhecimento, com cursos,  palestras, minicursos e oficinas em várias áreas.

 

...Nabuco -

O interessado deve doar 1 kg de alimento não perecível - exceto sal - ou um pacote de leite em pó. Tel: 81.2121.5999 e inscrições: http://www.joaquimnabuco.edu.br.

Férias -

O Instituto Ricardo Brennand, na Várzea, oferece Oficinas de Arte e Brincadeiras Infantis de Férias para crianças. E a Oficina Chefs no Museu (só crianças de 6 a 8 anos). Tel: 2121.0352.

 

 







Imagem inline 1
SECRETARIA DE IMPRENSA


 
Nova Lei do Transporte Complementar
garante benefícios a todos



Prefeito Geraldo Julio sancionou legislação na noite desta segunda-feira (30)



       O prefeito Geraldo Julio sancionou, na noite desta segunda-feira (30), a nova Lei do Sistema de Transporte Complementar de Passageiros do Recife. A legislação atende a três grandes reivindicações dos profissionais da categoria, com a renovação dos contratos vigentes até 2021, a ampliação do chassi dos veículos, passando de 8,8 para 9,6 metros, e o direito à herança por parte de familiares dos permissionários.

      O sistema opera atualmente com 160 linhas espalhadas por todo o Recife, permitindo o transporte de cerca de 80 mil pessoas por dia. Entre os ganhos para os recifenses que utilizam o serviço está a possibilidade de instalação de uma terceira porta nos veículos, permitindo uma melhor acessibilidade às pessoas que necessitam de cadeiras de roda para locomoção.

      “Os permissionários agora poderão adquirir um veículo maior, que permita acessibilidade aoscadeirantes. Com esses carros novos, eles prestarão um serviço de mais qualidade à população que se encontra em locais mais distantes e de difícil acesso. Fica m6elhor para o usuário e fica melhor para o permissionário”, ressaltou Geraldo Julio. O gestor recifense lembrou ainda que a prorrogação da permissão, que se encerraria em 2015, dará mais segurança a essesprofissionais ao tempo em que permitirá o financiamento de novos veículos.

      Quem comemorou bastante a nova legislação para o transporte complementar da cidade foi Manoel Leôncio, presidente da cooperativa dos profissionais. “Esperamos dez anos para que esta lei fosse sancionada. Ela é muito importante para cada um dos profissionais que trabalha com o transporte complementar. Deu uma sobrevida à categoria, já que, em um ano, o prefeito atendeu a três reivindicações nossas”, revelou.

EU AMO O NATAL - Ainda na noite desta segunda, o prefeito visitou a Rua Tupiniquim, em Santo Amaro, vencedora do concurso “Eu Amo o Natal”. Os moradores aproveitaram para tirar fotos ecumprimentar Geraldo Julio, que fez questão de ir a cada uma das casas da via e desejar os votos de felicidade para o próximo ano. Pessoas de todas as idades contemplavam o colorido dos imóveis e comemoravam nas calçadas o momento.

      “Espero que 2014 seja tão bom e tão bonito para eles como está a rua. A unidade dos moradores e a vontade de cada um deles de viver em um Recife melhor fez com que eles saíssem vitoriosos no concurso”, destacou Geraldo Julio. A vencedora recebeu um palco e nesta terça-feira (31), os moradores vão acompanhar shows de Marrom Brasileiro e da Orquestra Santa Cecília, além de uma queima de fogos de dez minutos.

      A moradora Glauce Rejane, que reside na rua há mais de 40 anos, explicou os motivos que levaram os vizinhos a se mobilizarem. “Queríamos passar uma imagem boa do bairro de Santo Amaro, que sempre é lembrado pela violência. Mostramos aqui que existe uma união entre todos os moradores desta rua”, afirmou.





BLOG FLAVIO CHAVES VOCÊ SE VÊ POR AQUI
Entrada
x

Flavio Chaves
02:21 (7 horas atrás)
para Flávio, Cco:mim

BRASIL TEM NENHUMA OU POUCAS RAZÕES PARA REELEGER DILMA, DIZ THE ECONOMIST

 

Em especial de 14 páginas, revista britânica aponta os erros cometidos pela administração da presidente que fizeram o Brasil desapontar o mercado e perder credibilidade

Imagem
De um foguete, representado pelo Cristo Redentor, que apontava para o alto, imponente, para uma aeronave desgovernada nos céus, perto de colidir com o Corcovado. Essa é a comparação feita pela revista britânica The Economist ao tratar da evolução do Brasil nos últimos quatro anos. A edição distribuída na América Latina questiona se o Brasil, de fato, “estragou tudo”, depois de ter sido, por um breve período, a estrela dos emergentes. Segundo a reportagem, a presidente Dilma Rousseff tem sido incapaz de enfrentar problemas estruturais do país e interfere mais que o antecessor na economia, o que tem assustado investidores estrangeiros para longe de projetos de infraestrutura e minado a reputação conquistada a duras penas pela retidão macroeconômica. A The Economist é categórica ao afirmar: “até agora, eleitores brasileiros têm poucas razões para dar a Dilma um segundo mandato”.
O especial de quatorze páginas sobre o Brasil é assinado pela jornalista Helen Joyce, correspondente da revista no país. “Na década de 2000, o Brasil decolou e, mesmo com a crise econômica mundial, o país cresceu 7,5% em 2010. No entanto, tem parado recentemente. Desde 2011, o Brasil conseguiu apenas um crescimento anual de 2%. Seus cidadãos estão descontentes – em julho, eles foram às ruas para protestar contra o alto custo de vida, serviços públicos deficientes e a corrupção dos políticos”, informa a revista, que já chegou a pedir, com certa ironia, a saída de Guido Mantega do ministério da Fazenda.
Imagem
Em 2009, em meio à crise econômica mundial, a revista fez também um especial de quatorze páginas para ressaltar os anos de bonança do país, reproduzindo a imagem do Cristo decolando como se fosse um foguete. À época, a economia brasileira patinava, ainda sofrendo o impacto da turbulência nos Estados Unidos. Contudo, indicadores macroeconômicos estáveis acabaram contando mais, para a Economist, do que a retração econômica de 2009, de 0,2%.
Para a revista, a falta de ação do governo Dilma é a principal razão para o chamado “voo de galinha” do país, jargão usado para denominar situações em que países ou empresas têm um crescimento disparado, mas que não se sustenta. “A economia estagnada, um estado inchado e protestos em massa significam que Dilma Rousseff deve mudar de rumo”, informa a publicação.
O texto reconhece que outros emergentes também desaceleraram após o boom que teve o auge em 2010 para o Brasil. “Mas o Brasil fez muito pouco para reformar seu governo durante os anos de boom“, diz a revista. Um dos problemas apontados pela reportagem é o setor público, que “impõe um fardo particularmente pesado para o setor privado”. Um dos exemplos é a carga tributária que chega a adicionar 58% em tributos e impostos sobre os salários. Esses impostos são destinados a prioridades questionadas pela Economist. “Apesar de ser um país jovem, o Brasil gasta tanto com pensões como países do sul da Europa, onde a proporção de idosos é três vezes maior”, diz o texto que também lembra que o Brasil investe menos da metade da média mundial em infraestrutura.
Problemas antigos - A publicação reconhece que muitos desses problemas são antigos, mas Dilma Rousseff tem sido “relutante ou incapaz” de resolvê-los e criou novos “interferindo muito mais que o pragmático Lula”.”Ela tem afastado investidores estrangeiros para longe dos projetos de infraestrutura e minou a reputação conquistada a duras penas pela retidão macroeconômica, induzindo publicamente o presidente do Banco Central a cortar a taxa de juros. Como resultado, as taxas estão subindo, atualmente, mais para conter a inflação persistente”, diz o texto. “A dívida bruta subiu para 60% ou 70% do PIB – dependendo da definição – e os mercados não confiam na senhora Rousseff”, completa o texto. A Economistchega a ironizar, chamando a presidente de “Dilma Fernández”, que é o sobrenome de Cristina Kirchner, presidente da Argentina.

Sentido ilusório da proposta do PT (Editorial)

O Globo
A proposta de um plebiscito para a definição de uma reforma política ganhou força no PT na esteira das manifestações de rua de junho, acontecimento fora do radar dos petistas e também da oposição. Pela primeira vez, as ruas eram ocupadas a partir de convocações feitas por redes sociais, à margem das máquinas de mobilização historicamente sob controle do PT — sindicatos e certas organizações, como a UNE.
Foi um choque. Até a violência de black-blocs e anarquistas em geral afugentar os manifestantes, muitos movidos pela vontade de protestar contra a precariedade da infraestrutura e serviços básicos em geral — saúde, educação, transportes —, governo e PT estiveram na defensiva.
Ao reagirem, na proposta de “pactos” feita pela presidente Dilma, foi levantada a bandeira da “Constituinte exclusiva”, para ser feita a reforma política dos sonhos petistas e aliados: financiamento público integral de campanha, voto em lista fechada, etc.
Não demorou para ficar evidente a inviabilidade constitucional e, portanto, política desta via rápida para reformas, no melhor estilo chavista. Pois foi assim, depois de se eleger a primeira vez, com votação esmagadora, que o caudilho Hugo Chávez obteve apoio para convocar uma constituinte em que teve ampla maioria. Começou ali a triturar a democracia representativa por meio de um instrumento formalmente democrático.
Diante da impossibilidade de a fórmula ser repetida no Brasil, onde as instituições republicanas são mais fortes, o partido passou a defender o plebiscito.
Não cabe “Constituinte” porque ela só pode ser convocada para reforma de regime. Por este motivo, elas coincidem, na História da República brasileira, com momentos de rupturas institucionais. Não é o caso atual. Ao contrário. Se se quiser fazer mudanças na Carta, que se atenda aos requisitos estabelecidos para tal: votação em dois turnos em cada Casa do Congresso, por quórum qualificado (três quintos, 60%). Preservadas as cláusulas pétreas.
É assim em qualquer democracia efetiva, para que a necessária segurança jurídica seja garantida.
Mas o remendo do plebiscito também não é adequado a um assunto complexo como a reforma política. Como o eleitorado poderá decidir com equilíbrio entre “lista fechada” ou “aberta”, por exemplo, se a grande maioria da população não tem ideia do que se trata? O risco de haver muita manipulação é incomensurável.
É ilusório, portanto, achar que apenas por ser um plebiscito o resultado da consulta terá uma “qualidade” maior que uma lei do Congresso. Um grande engano.
Na democracia representativa, cabe ao Congresso e às Casas legislativas em geral decidirem temas como este. Se alguma consulta vier a ser feita, que seja em referendo, no qual caberá ao eleitorado aceitar ou rejeitar aquilo que seus representantes decidiram. O grau de conhecimento do assunto já será maior, devido ao longo debate entre os parlamentares.
 

Desforra, por Luis Fernando Veríssimo

Por Luis Fernando Veríssimo

Deve ter gente estudando a tabela — e os astros, e os búzios e as entranhas de pássaros — para saber se há possibilidade de a final da Copa deste ano ser entre Brasil e Uruguai, como em 1950.

As duas seleções se enfrentaram muitas vezes depois daquela derrota do Brasil que ficou atravessada na garganta de uma geração, mas desta vez as condições para uma desforra seriam perfeitas: 64 anos depois, valendo outra Copa do Mundo, no Maracanã, o local do crime.
O time do Uruguai não está mal. Vários dos seus jogadores brilham na Europa. O Forlán, melhor jogador da última Copa, parece ter esquecido seu futebol num quarto de hotel da África do Sul, mas pode muito bem só estar esperando esta Copa para voltar a ser o que foi. Enfim, estaria tudo pronto para uma catarse coletiva. Ou para outra tragédia, claro.
INJUSTIÇA
O pessoal está sendo injusto com o Renan Calheiros. Todo esse falatório sobre a sua ida num jato da FAB para fazer um implante de cabelos em Recife, e desperdício de dinheiro público e blá-blá-blá, e ninguém se lembrou de fazer a pergunta que realmente interessa: o implante foi bem-sucedido? Li que o resultado só começará a aparecer com o tempo. Quer dizer, vamos pelo menos esperar para ver como fica o homem, antes de falar em desperdício.
PAPO VOVÔ
Nossa neta Lucinda, com 5 anos, muitas vezes dorme na nossa cama. No outro dia ela acordou, viu que eu estava deitado ao seu lado, olhando para ela, e perguntou: “Vô, tu conhece o corcunda de Notre Dame?” Não sei onde ela viu ou ouviu falar do personagem, mas fiquei com a impressão de que acabara de encontrá-lo, num sonho. Cheguei a imaginar que no sonho o corcunda de Notre Dame tivesse dito que me conhecia e ela quisesse confirmar. Pretensão de avô, a de ser citado em sonho de neto.
PARTIDO ERRADO
Na última quinta-feira eu escrevi aqui que deveríamos aguardar o comportamento do STF em relação ao mensalão mineiro e ao cartel paulista, e que só daria para acreditar cem por cento na Justiça brasileira quando, numa pelada entre presos no pátio da Papuda, os times do PT e do PMDB jogassem cada um com onze. Eu queria dizer PSDB, não PMDB. Não tenho nem a desculpa de o “m” e do “s” estarem lado a lado no teclado, e eu ter errado a pontaria por milímetros. Foi patetice mesmo. Desculpe.
 
Luis Fernando Veríssimo é escritor

POEMA DO DIA

 PAULO LEMINSKI
AMAR VOCÊ É COISA DE MINUTO
Amar você é coisa de minutos
A morte é menos que teu beijo
Tão bom ser teu que sou
Eu a teus pés derramado
Pouco resta do que fui
De ti depende ser bom ou ruim
Serei o que achares conveniente
Serei para ti mais que um cão
Uma sombra que te aquece
Um deus que não esquece
Um servo que não diz não
Morto teu pai serei teu irmão
Direi os versos que quiseres
Esquecerei todas as mulheres
Serei tanto e tudo e todos
Vais ter nojo de eu ser isso
E estarei a teu serviço
Enquanto durar meu corpo
Enquanto me correr nas veias
O rio vermelho que se inflama
Ao ver teu rosto feito tocha
Serei teu rei teu pão tua coisa tua rocha
Sim, eu estarei aqui
Paulo Leminski Filho (Curitiba, 24 de agosto de 1944 – Curitiba, 7 de junho de 1989) – Além de poeta, foi escritor, tradutor e professor. Também escreveu as biografias de nomes como Cruz e Sousa, Edgar Allan Poe e Trotski. Leminski também escreveu letras de música em parcerias com Caetano Veloso e o grupo A Cor do Som. 

Planos de saúde terão que cobrir medicamentos contra o câncer


A partir desta quinta-feira (2), usuários de planos de saúde terão direito a receber 37 drogas orais indicadas para o tratamento de 56 tipos de câncer, além de poder realizar uma série de exames genéticos para detectar risco de doenças hereditárias ou de câncer. As novidades constam do novo rol de procedimentos e exames obrigatórios aos planos de saúde, atualizado a cada dois anos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
O novo rol é a base mínima de procedimentos que as operadoras de planos de saúde são obrigadas a fornecer aos seus beneficiários.
As novas regras também incluem a obrigatoriedade da cobertura da radioterapia IMRT, em que o feixe de luz é modulado e atinge apenas as células doentes, preservando as sadias. Também está incluída a ampliação da indicação do PET-Scan de três para oito tipos de câncer - o exame de imagem é um dos mais modernos para monitoramento da doença.
 

Detento morre no Complexo de Pedrinhas

Mesmo com o reforço da Polícia Militar, que ocupa há quase uma semana todas as unidades prisionais de São Luís, um detento foi morto na madrugada de hoje (2) no interior do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, na capital maranhense. A assessoria de imprensa do Governo do Maranhão não informou, no entanto, a identificação do preso nem as condições em que ele foi encontrado sem vida. O órgão deve divulgar, na tarde desta quinta-feira, nota oficial sobre a primeira morte registrada este ano no complexo.
Os 60 policiais militares foram destacados para reforçar a segurança nas penitenciárias em razão da crise prisional no estado e devem permanecer no local por tempo indeterminado. De acordo com o governo, o efetivo está atuando principalmente na intensificação das vistorias das celas do Complexo de Pedrinhas, que é o maior do estado.
Além disso, para reforçar a segurança noturna, a Cavalaria da Polícia Militar faz rondas constantes nos presídios. A ação é coordenada pela Diretoria de Segurança dos Presídios do Maranhão, criada pelo governo para aumentar a segurança interna nos estabelecimentos penitenciários.
De acordo com a Secretaria Estadual de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão, atualmente há 2.196 detentos no local, que tem capacidade para 1.770 pessoas.

Conselho Nacional de Justiça : Demissão do desembargador do RN, Dilermando Mota, por abuso de autoridade.

 AVAAZ

ASSINE  E  PARTICIPE
Esta petição está esperando pela aprovação da Comunidade da Avaaz.
Conselho Nacional de Justiça : Demissão do desembargador do RN, Dilermando Mota, por abuso de autoridade.

Por que isto é importante

Segundo clientes presentes na manhã do dia 29/12/2013 à Padaria Mercatto em Natal, o desembargador Dilermando Mota humilhou um garçom que o atendia. Ele “aos gritos, no meio do salão, dizia ao garçom que este não o havia atendido direito, deixando de colocar gelo em seu copo e gritava pelo gerente, exigindo que o punisse naquele momento, e ele queria presenciar. Não satisfeito com esse escândalo, o desembargador puxou o garçom pelo ombro e exigiu que lhe olhasse nos olhos e o tratasse como Excelência, e disse que deveria quebrar o copo em sua cara.” O comportamento de sua excelência seria inaceitável vindo de qualquer um, mas se torna ainda mais absurdo, porque vem de um servidor público que deveria ser exemplo de conduta e símbolo da justiça. Digamos não a essa incivilidade que desonra o Poder Judiciário do Rio Grande do Norte e envergonha cada cidadão brasileiro.

Empresária denuncia esquema para Claudia Leitte captar recursos da Lei Rouanet

Amanhã, a cantora Claudia Leitte grava, em grande estilo, em Recife, seu terceiro DVD ao vivo. Por trás da superprodução montada na moderna Arena Pernambuco está uma série de credores que reclamam o pagamento de dívidas da empresa da cantora. Agora, um deles resolveu vir a público para fazer uma denúncia: a existência de um esquema para receber do Governo Federal a autorização para captação de verbas através da Lei Rouanet.
Foto: Caio Duran / Ag.News
Sueli Dias, dona da empresa TeleEventos, que tem sede em São Paulo, fez uma consulta e descobriu que Claudia Leitte possui oito empresas com diferentes CNPJs, inclusive algumas abertas junto com a mãe. Em quase todas, constataram-se notificações de débitos.
Na época da consulta, a única empresa da cantora que estava “limpa” era a recém-criada 2Ts Entretenimento, que conseguiu autorização do Ministério da Cultura no início do ano para a captação de R$ 5,8 milhões pela Lei Rouanet, de incentivo à cultura. O Governo Federal só permite que empresas com nome “limpo” possam captar recursos na área cultural.
EMPRESÁRIA BRIGARÁ NA JUSTIÇA
À coluna, Sueli afirma que ainda aguarda que uma dívida de R$ 120 mil seja paga, diz que já trabalhou com Claudia Leitte em outros anos e este é o primeiro em que leva um calote. Ela relaciona o problema às mudanças administrativas comandadas nos últimos meses por Fábio Neves, gestor das empresas de Claudia.
A empresa de Sueli foi responsável pelo credenciamento do hotel, do camarote e do bloco Largadinho, em Salvador, no último Carnaval. “Já mandei uma notificação, acionei judicialmente e de nada adiantou. Agora, vamos abrir um processo. Eles estão devendo a muita gente. O bloco se chama Largadinho, mas quem ficou largadinho fomos nós”, disse a empresária.
Sueli acrescentou, ainda, que a produtora Ciel, que possui a maioria das dívidas, deve ser fechada para que a 2Ts, de nome limpo, concentre os contratos de trabalho da cantora. A 2Ts afirmou que a empresa de Sueli não cumpriu os serviços acordados no contrato e que aguarda decisão judicial em relação ao pagamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário