segunda-feira, 30 de junho de 2014

Parabólica




Teatro da Vida: - Ô
meu, dizia Celso...


O saudoso companheiro Celso Sávio escreveu, com talento, reportagens policiais na Folha/SP, Diário Popular/SP e Folha/PE.  Três depoimentos sobre ele: Cristiana Dias (Editora de Fotografia desta Folha): - Lembro de uma ronda, num sábado de muita chuva, rebobinei um filme e na confusão, com outro na mão para trocar, deixei cair no chão. Três “homicídios depois”, notei que havia trocado os filmes e, por sorte, era um filme cortado. Falei pro Celso esperando um esporro e, depois do “Pô, meu!”, gentilmente ele sugeriu que refizéssemos tudo. Deu tudo certo e a estagiária aqui respirou aliviada. Inácio França, jornalista: Nos meus primeiros dias de Diário Popular, à noite, no “Mutamba”, querendo conhecer e ser aceito pelos colegas de trabalho, porém, ainda cheio de preconceito contra a reportagem de polícia, Celso Sávio me avisou: - Ô meu, quem testemunha o caminhar da humanidade é o repórter de polícia. O repórter de política nem sabe onde a banda toca.Afável e inteligente, éramos amigos de Redação e de copo com papos intermináveis, madrugada adentro, sobre Jornalismo, música e injustiças sociais. E Celso amava Calhetas e o Vale da Lua (RS).
  
Maior que uma morte?

 Aquiles Lopes, jornalista: Uma vez, tinha feito um “‘puuuuuta nariz de cera” para narrar um homicídio. Algo cheio de pontos, adjetivos, linguismos e tal. Chega Celso, na edição, e diz: - Meu, tu vais querer ser maior que uma morte? Conta o que sabe e pronto, caraca!


Passos de tartaruga - Moradores de Jardim São Paulo queixam-se da lentidão das obras para o revestimento do Canal de Guarulhos. Quando chove, transborda e a água podre invade as casas num “deus me acuda”. Um cidadão detona: - O prefeito só pensa em festas.


Tô fraco, tô fraco - O time é fraco e, em alguns momentos, ruim. Só tem um fora de série: Neymar. É candidato a se igualar à Canarinha, no tetra de 94, medíocre e só com dois fora de série: Romário e Bebeto. Que saudades de 58, 62, 70 e 2002.

Desculpa... - Fábio Júnior da Silva diz que, antes, a desculpa da Prefeitura de Jaboatão - leia-se o secretário municipal Evandro Avelar - era que o VEM não havia sido implantado, nos ônibus da cidade, por conta do Governo do Estado.

...esfarrapada? - E, também, do Grande Recife Consórcio de Transporte. - Agora, como secretário estadual das Cidades, do qual pertence o GRCT, qual será a desculpa a ser dada pela não instalação do VEM, em Jaboatão? Com a palavra, Avelar e o GRCT, cobra Fábio.


Estudantes - O Grande Recife Consórcio de Transporte prorrogou, até 31 de julho, o prazo de validade da Carteira de Estudante 2013. A prorrogação deve-se ao fato de que dos 588 mil alunos aptos a retirarem o documento, apenas 157 mil pediram. E as inscrições da carteira 2014 estão abertas. Acesse: www.granderecife.pe.gov.br.




Férias -
Escrevo a coluna na Folha-PE, até amanhã, e saio de férias. Volto no dia 31 de julho e quem fica no “batente” é o companheiro Eduardo Sol, repórter especial da Folha.


Lago -
A exposição “Eu Lago Sou - Mário Lago um Homem do Século XX”, de amanhã até 31 de agosto, no Centro Cultural Correios e de graça. Na Av. Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife.

Focca -
A Faculdade de Olinda lançou três novos cursos de tecnólogos: Logística, Gestão Comercial e Gestão em Recursos Humanos. Inscrições: www.vestibularmais.com.br.



Nenhum comentário:

Postar um comentário