sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Parabólica



Oportunidades na
reinserção social

Dois novos cursos serão implantados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco, com o  apoio da Foundation Advent-Stiftung, para os presos em regime semiaberto e os familiares: mecânica de bicicletas, na  PAISJ; e corte e costura, na sede do Patronato Penitenciário.O secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Bernardo D’Almeida, e o diretor da Foundation Advent-Stiftung da América Latina (entidade suíça com fins humanitários), Giuseppe Carbone, firmaram esta parceria para promover a reinserção social dos detentos. Beneficiando os de regime semiaberto e os liberados do sistema prisional do Estado, com a implantação e continuidade de cursos ministrados nas unidades prisionais. Atualmente, acontecem cursos de cabeleireiro e depilação, na Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima; e de panificação, na padaria da Penitenciária Agroindustrial São João (Itamaracá), onde já foram formados 32 reeducandos. O secretário Bernardo D'Almeida garante que a iniciativa valoriza as habilidades, que muitos já possuem, e amplia as possibilidades da reinserção social e no mercado de trabalho.




Ar-condicionado?       

O leitor Mário Júnior questiona: “Onde estão os ônibus com ar-condicionado? O que aconteceu com a licitação dos lotes de 3 ao 7? Cadê, as melhorias prometidas com a licitação? Parece que os benefícios, no transporte público do Grande Recife, são  apenas para a BRT.


Inclusão social - Foi dado entrada na Alepe, o Projeto de Resolução que visa instituir que a Casa disponibilize serviços de comunicação direta à pessoa com deficiência sensorial e dificuldade de comunicação. A proposição é de autoria da deputada Laura Gomes (PSB).


Água pelo ralo

Heloísa de Mello/Cortesia
 Exibindo # Estouramento dagua (1a).jpg
Desde, anteontem, que acontece este desperdício de água, na Rua Dom José Lopes, em Boa Viagem, e o vazamento chama a atenção dos moradores e dos turistas. Com isso, existe a possibilidade de faltar água nas casas.


Alagadas - Sobre a nota “Ruas alagadas”, a Emlurb informa que enviará uma equipe às ruas Santa Filomena e Antônio Borges para avaliar se o alagamento é causado por galerias entupidas. E, caso seja, vai desobstruí-las.



Perigo - Apesar dos avisos de “PARE”, no asfalto das esquinas da Rua Augusto Lins e Silva, em Boa Viagem, os motoristas não respeitam. E põem em perigo quem vem da Rua Cônego Romeu. Toda tarde, lá pelas 16h, um cidadão estaciona o carro em cima de uma das faixas.




Obras? - As estradas de Muribeca e de Curcurana e a Rua Barão de Moreno estão com obras inacabadas e, esta última, com meses de recapeada e sem sinalização. “Vamos lá prefeito de Jaboatão, ponha a sua equipe para trabalhar, pois mesmo com o serviço pela metade, o meu IPTU foi pago completo”, ironiza Fábio Júnior da Silva.



Artesãos -
A Prefeitura de Ipojuca  e o Sebrae inauguram, hoje, o “Armazém Sebrae”, na Rua Beijupirá, na Vila de Porto, em Porto de Galinhas, para comercialização de artesanato de 40 artesãos.

Drag Queen -
Termina, hoje, às 20h, a temporada do espetáculo RisoFlora - A História de uma Drag Queen. No espaço O Poste, na Rua da Aurora com a Ponte Princesa Isabel. Ingressos: R$ 20 e R$ 10.

Café -
A Academia Igarassuense de Cultura e Letras realiza, hoje, às 19h,  o 2° Café Literário, no Centro de Artes. Inspirado em Augusto dos Anjos e Millôr Fernandes.



Confira o abre-fecha do DETRAN-PE no dia 31 de outubro (Dia do Servidor Público)

Neste dia 31 de outubro, será comemorado o feriado do Servidor Público nos órgãos públicos estaduais.  Em razão disso, estarão fechadas todas as unidades do DETRAN-PE, exceto aquelas que funcionam em estabelecimentos comerciais, como os shoppings centers e os Expressos Cidadão do bairro de Afogados, o Expresso Cidadão do Shopping Rio Mar (ambos situados em Recife) e o Expresso Cidadão do município de Petrolina, tendo em vista que estas unidades já ficaram sem funcionar no Dia do Comerciário, na semana passada.

É importante lembrar que,  a unidade DETRAN do Shopping Costa Dourada, situado no município do Cabo de Santo Agostinho,  estará fechada no dia 31 de outubro em virtude do FERIADO referente ao Dia Municipal da Reforma Protestante, mas, no sábado, dia 1º de novembro, funcionará normalmente.

Local  de Atendimento
Dia 31 de outubro de 2014 (Feriado do Servidor Público)
Dia 1º de novembro
Dia 2 de novembro
(Finados)
Shopping Center Guararapes
Abre
Abre
O DETRAN não tem expediente aos domingos
Shopping Plaza Casa Forte
Abre
Abre
O DETRAN não tem expediente aos domingos
Shopping Center Recife
Abre
Abre
O DETRAN não tem expediente aos domingos
Shopping  Norte Janga
Abre
Abre
O DETRAN não tem expediente aos domingos
Shopping  Center Tacaruna
Abre
Abre
O DETRAN não tem expediente aos domingos
North Shopping Caruaru
Abre
Abre
O DETRAN não tem expediente aos domingos
Shopping Costa Dourada
Fecha (Feriado Municipal no Cabo de Santo Agostinho)
Abre
O DETRAN não tem expediente aos domingos
Shopping Difusora
Abre
Abre
O DETRAN não tem expediente aos domingos
Expresso Cidadão Afogados
Abre
Abre
O DETRAN não tem expediente aos domingos
Expresso Cidadão Boa Vista
Fecha
Abre
O DETRAN não tem expediente aos domingos
Expresso Cidadão Cordeiro
Fecha
Abre
O DETRAN não tem expediente aos domingos
Expresso Cidadão Olinda
Fecha
Abre
O DETRAN não tem expediente aos domingos
Expresso Cidadão Petrolina
Abre
Abre
O DETRAN não tem expediente aos domingos
Expresso Cidadão Garanhus
Fecha
Abre
O DETRAN não tem expediente aos domingos
Expreso Cidadão Caruaru
Fecha
Abre
O DETRAN não tem expediente aos domingos
SEDE
Fecha
Não tem expediente aos sábados
O DETRAN não tem expediente aos domingos
Unidade de táxis e coletivos
Fecha
Não tem expediente aos sábados
O DETRAN não tem expediente aos domingos
Circunscrições Regionais de Trânsito (CIRETRANS)
Fecha
Não tem expediente aos sábados
O DETRAN não tem expediente aos domingos





--

Logo

Cláudio Eufrausino
Chefe de Publicidade Institucional
Telefone: 3184.8016 / 9488.2908




A crônica de um fracasso
Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco

Governos têm sucesso quando executam políticas públicas que respondem aos desafios apresentados, e criam assim condições para um futuro melhor. No caso do que se convencionou chamar da crise de desabastecimento de água em São Paulo, algumas características deste evento foram sendo delineadas, e hoje estão bem definidas.O sistema Cantareira, que abastece 364 municípios paulistas, de um total de 645, atendendo 27,7 milhões de pessoas que respondem por 73% da receita da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo detém 50,26% das ações da companhia, e os outros 49,74% estão nas mãos de acionistas privados), poderá deixar 6,5 milhões de paulistanos sem água em suas torneiras.

 A culpa é menos de São Pedro do que do governo de São Paulo que administra a Sabesp, e que subestimou os impactos das mudanças climáticas, da extração desordenada e descontrolada de recursos hídricos, da falta de conservação e proteção dos mananciais, e, não menos relevante, da poluição.Faltaram planejamento estratégico na gestão integrada e compartilhada dos recursos hídricos, e os investimentos necessários em obras que poderiam ter amenizado o racionamento existente (sobre o qual o presidente da Sabesp demonstrou descaso ao dizer que “Não existe racionamento, existe uma administração da disponibilidade de água”). 

Em 2004, uma série de seminários com especialistas debateram a crise de 2003 do sistema Cantareira, e apontaram para a necessidade de ampliar a disponibilidade de água do sistema, indicando que o melhor caminho para isso era buscar água no Vale do Ribeira através de uma obra que demoraria aproximadamente 10 anos para ser estudada, projetada e concluída, mas que, caso tivesse sido realizada, provavelmente não haveria problema de escassez de água como ocorre atualmente.

E a falta de transparência ficou evidenciada, mais do que nunca, quando foi tornado público um relatório de 2012 da própria Sabesp, revelando o risco de desabastecimento no sistema Cantareira, e alertando investidores da Bolsa de Valores de Nova York para a estiagem prevista e seus impactos nas finanças da empresa. Somente encarou o problema a partir do inicio de 2014, quando criou um bônus para quem economizasse água.
A irresponsabilidade técnica e gerencial da empresa merece ser destacada. O plano enviado a ANA (Agência Nacional de Águas) para operar o sistema Cantareira até abril de 2015 não tem amparo adequado na realidade. A probabilidade de recuperação do sistema é altamente arriscada, com um cenário traçado que já não se confirma neste mês de outubro (2014). 

A arrogância e soberba dos gestores da água em São Paulo levaram a Justiça Federal a proibir a captação da segunda cota do volume morto do sistema Cantareira, já que a empresa vinha captando mais água que o autorizado. Tudo se faz para não decretar oficialmente o racionamento, nem prejudicar o valor de suas ações na bolsa. A água é tratada como um mero “negócio”, não como um bem coletivo.

Apesar dos problemas verificados nos anos 2000, o que se constatou foi um aprofundamento ainda maior da política da água como mercadoria, e da empresa a serviço do mercado e de interesses políticos escusos, com diretorias indicadas por estes interesses inconfessos, sem nenhuma abertura para um planejamento técnico sério, vinculado às necessidades da população. Prova disso é o quadro funcional da Sabesp, reduzido de 21 mil trabalhadores para 14 mil. Em particular, o setor de engenharia e operação foi diminuído a ponto de, atualmente, várias unidades terem um quadro de técnicos capacitados abaixo da necessidade para a atividade fim da companhia. Por outro lado, no último balanço divulgado foi comemorado um lucro de 1,9 bilhões de reais da companhia, mostrando que do ponto de vista mercadológico a empresa vai bem.

O centro da questão está na malfadada gestão dos recursos hídricos de responsabilidade do governo do estado de São Paulo. Não por acaso o Ministério Público possui, segundo a Promotoria de Justiça do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente, 50 investigações sobre a gestão da água feita pela Sabesp.
A mercantilização de um bem essencial a vida, cujo lucro, ao invés de usar na realização de obras, paga dividendos a acionistas e especuladores é que tem provocado uma crise de tal dimensão,  e consequentemente o sofrimento da população paulista.



Ação em Jaboatão já retirou mais de 80 carros da BR-101 Sul

Lançada pela Prefeitura, em parceria com as polícias Militar e Rodoviária Federal, a Operação Cartão Postal teve mais um dia de muito trabalho nestasegunda (27/10)

 
A Operação Cartão Postal, desenvolvida na BR-101 Sul, em Jaboatão dos Guararapes, já retirou mais de 80 carros, entre carcaças e veículos. A ação começou na semana passada, teve continuidade nesta segunda-feira (27/10) e ocorre em um trecho de seis quilômetros que começa na Vitarella e segue no sentido ao Cabo de Santo Agostinho. Cem veículos foram notificados antes do início da operação, que também identificou oito construções irregulares. Dessas, três já foram demolidas.

O secretário Executivo de Fiscalização Urbana e Ambiental de Jaboatão, Adelmo Aragão, a operação vai durar até todos os carros forem retirados. Após a conclusão dos trabalhos, a Prefeitura realizará um mutirão de serviços de limpeza no local. A operação está inserida no programa Jaboatão em Ordem, conjunto de ações para oferecer mais segurança aos cidadãos. Os proprietários dos carros removidos devem procurar o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes  (Dnit).

O trabalho está sendo desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, Dnit, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.


Mais informações:
Adelmo Aragão, secretário Executivo de Controle Urbano e Ambiental
(81) 9221-3913

Cordialmente,

Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes
Assessoria de imprensa
Tiago Brito
(81) 8758-3709 / 9405-9703





Estão abertas as inscrições para o Encontro: Museu e Educação, que será realizado nos dias 4 e 5 de novembro no Memorial da Justiça de Pernambuco. O objetivo é propiciar o intercâmbio de experiências, visando à potencialização do acesso de profissionais do ensino ao espaço museológico do Memorial. O evento acontecerá das 13h às 18h no prédio do Memorial localizado na Av. Alfredo Lisboa, s/n, bairro do Brum.
 
Os interessados devem preencher uma ficha de inscrição e enviá-la para o e-mail memorial.educativo@tjpe.jus.br. São oferecidas 40 vagas para cada dia e todos os que tiverem interesse podem se inscrever para as duas datas, basta haver disponibilidade. As inscrições são gratuitas e serão realizadas até o preenchimento total das vagas ofertadas.
 
No dia 4 de novembro, o tema abordado será "Museus e Desenvolvimento Social – Turismo, Educação e Cultura" e terá como palestrante o coordenador-geral de projetos da Fundação Gilberto Freyre (FGF), Gilberto Freyre Neto. Já no dia 5, a roda de diálogo trará o tema "Gênero, Cultura e Educação: Mudanças e Permanências", com a pesquisadora de gênero e família, doutora em sociologia e chefe do Departamento de Antropologia e Museologia da UFPE, professora Marion Teodósio de Quadros.
 
Para a coordenadora do Núcleo Educativo do Memorial, Gabriela Severien, o fato de o evento ser mais direcionado aos profissionais do ensino não impede que outras pessoas que se interessarem pelo assunto também participem. "O encontro é voltado para profissionais da área de educação, que trabalham em museus ou com cultura e turismo. Mas isto não impede que profissionais de outras áreas venham. Aliás, é bom que participem também, pois isto enriquece o encontro", disse.
 
O Memorial da Justiça de Pernambuco também está promovendo a exposição "Uma Questão de Justiça", que aborda temas e subtemas que podem ser utilizados como recursos educativos em sala de aula. Através de vários estímulos, pode ser criado um ambiente de diálogo no Memorial, cujo ponto de partida é a percepção, a interpretação e a compreensão das narrativas encontradas no espaço do museu, o que possibilita a construção de diversos significados sobre momentos da nossa história.
 
O evento conta com a parceria da Prefeitura do Recife, através da Secretaria da Mulher, e com a Secretaria de Educação do Estado. Para outras informações, o telefone do Memorial da Justiça é 3181-9440.



Assessoria de Comunicação Social do TJPE
Site: www.tjpe.jus.br
Tel.: (81) 3419 3337/ 3419 3310/ 3424 1163
Fax: (81) 3419 3251


Pluralidades e Diálogos 
edição de outubro  
 
  

No Outubro Rosa de prevenção do câncer de mama, o Interpoética chega mais uma vez plural, todo colorido de talentos e olhares diversos. Abrindo o convite para a leitura das nossas colunas, confira o registro feito por Cícero Belmar e Cleyton Cabral sobre um movimento que ganha força no Recife, unindo o que há de melhor no teatro e na literatura pernambucana. Elisabet Gonçalves nos pergunta o que sabemos sobre as carrancas do Rio São Francisco e Geórgia Alves nos apresenta Eduardo Montes-Bradley, que por sua vez está apresentando ao mundo a literatura brasileira contemporânea. João Gomes dá o seu depoimento como editor da revista on-line Vida Secreta e Jomard Muniz de Brito mistura CaymmiAve Sangria e Glauber Rocha e o resultado é mais um instigante atentado poético-constestador. Enrolando a língua e apimentando a conversa, Lucia Moura mostra o seu vocabulário de viagem inglês-tupiniquim, e Maria Alice Amorim nos brinda com um poema na sua coluna Hybris. Maria Alice também é a entrevistada da vez, num tête-à-tête on-line com Elisabet Gonçalves.

O escritor e jornalista Mário Hélio dá o seu pitaco sobre o último livro deIvan MarinhoSortilégio Possível e Raimundo de Moraes traz o Breu deGeraldo Maia para os leitores do Interpoética. No Cardápio de Poesia o destaque é para o poeta caruaruense João José Batista Filho, que publicou O alvorecer das palavras.

Pra fechar com música, temos a resenha de Clécio Rimas sobre o grupoSagarana, que está embalando a nossa web-rádio com um som de primeiríssima linha.

Fraterno abraço e até à próxima.

Os editores.
faleconosco@interpoetica.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário