sábado, 6 de dezembro de 2014

Parabólica



CTTU intensifica
rondas na Cidade


Dante da denúncia de estacionamento irregular ao lado da inacabada Estação do BRT, na Avenida Martins de Barros. a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informa que “o Centro da Cidade, inclusive a Avenida Martins de Barros, é monitorado por equipes da CTTU diariamente. Desde julho de 2014, a Companhia, em mais um esforço para coibir a prática de estacionamento irregular, criou a Operação Estacione Legal, que visa combater esse tipo de infração nas principais vias do Centro do Recife. Os números comprovam o empenho das equipes, que já realizaram o registro de cerca de 13 mil autuações e 500 remoções. A CTTU tem intensificado rondas, na Avenida Martins de Barros e que, na última terça-feira, cinco veículos foram autuados por estacionamento irregular ao lado da Estação do BRT, sendo que um deles foi levado para o depósito.
 A infração cometida pelos motoristas, que estacionam ao lado da Estação do BRT. é considerada média: multa de R$ 815,13 e 4 pontos na CNH. Anteontem, a CTTU passou, na Martins de Barros, de manhã e de tarde, e não havia irregularidades ”. Mas, não mencionou nenhuma iniciativa de combate à ação ilegal dos “flanelinhas.




Um bando de saguis...           

Uns 15 ou 20 saguis sobrevivem, num terreno enorme, cheio de árvores e murado, perto do nº 169, na Rua Almirante Batista Leão, em Boa Viagem. Todos correm o risco de morrer caso não haja a intervenção das autoridades de meio ambiente. E com urgência.

...está ameaçado - Inclusive, muitos deles são alimentados, com frutas, biscoitos, etc,  por moradores dos prédios vizinhos. O mais triste é que alguns já morreram pela ação dos predadores ou  eletrocutados, já que também andam por cima da fiação elétrica. 


 Carro na calçada 

Juna Fard/Cortesia     
Exibindo # Rua da Uniao a.JPG

O leitor Juna Fard esta indignado com o motorista deste carro do Governo do Estado que, na maior cara de pau, estacionou em cima da  calçada, na Rua da União, na Boa Vista. “Chapa-branca” pode tudo, né?



Esgoto - Em atenção à nota “Esgoto fedorento invade a rua”, a Emlurb informa que “dará início à recuperação do sistema de drenagem desse trecho da Visconde de Jequitinhonha, em janeiro de 2015”. Antes tarde do que nunca.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif



Posse  - Amanhã e 2ª.-feira, durantevo 26º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos, toma posse, em São Paulo, a nova diretoria da Abeoc Brasil/PE. Tatiana Marques, presidente atual da entidade no Estado, passa a ser vice-presidente nacional.



Espírita - Segunda-feira, a Federação Espírita Pernambucana (FEP) comemora 110 anos, com palestra do presidente Edson Caldeira, das 16h às 17h. Haverá, ainda, apresentação da orquestra de violões da FEP.  Tel.: 81.3241.2157 e  decom@fepernambucana.org.



Cursos -
A Projeta Cursos Recife abriu inscrições, nas áreas de Saúde, Beleza, Bem-Estar e Veterinária, e de 11 cursos profissionalizantes: Tel.: 3423.1085 e www.projetacursos.com.br.





Homicídios diminuem em bairros atendidos pelo Governo Presente

Comunidades atendidas pelo Programa Governo Presente de Ações Integradas pela Cidadania diminuem 14,77% os índices de criminalidade. De acordo com os dados da Secretaria de Defesa Social, a queda de CVLI (crimes violentos letais e intencionais) foi mais expressiva se comparada com os 4,47% dos demais bairros que ainda não possuem atendimento das Estações do Governo Presente. 

Entre os anos de 2011 e 2013, o CVLI de quatro Territórios Especiais da Cidadania (TECs) – Cohab, Ibura, Imbiribeira, Jordão –, cuja responsabilidade é da Estação GP Ibura/Jordão,  caiu de 106 para 57 crimes, representando uma redução de 49 homicídios. Todos os TECs evoluíram com diminuição nesse período: COHAB (de 39 para 25), Ibura (de 35 para 09), Imbiribeira (de 24 para 16), Jordão (de 08 para 07), segundo análise de monitoramento da Gerência de Apoio Estratégico do Governo Presente. 

C

                        TAXA DE DESEMPENHO ANUAL DO CVLI (Dados SDS/PE)

2011
2012
2013
Evolução no período
CVLI nos bairros de atuação do Governo Presente
581
517
422
-14,77
CVLI nos demais bairros do Estado dePernambuco
2.926
3.321
2.670
-4,47
CVLI Total no Estado
3.507
3.838
3.092
-6,1

  










Mais uma praia de Pernambuco recebe projeto de acessibilidade
O “Praia sem Barreiras”  disponibiliza em algumas praias do estado esteiras de acesso ao mar, cadeiras de rodas anfíbias e profissionais qualificados para o banho assistido

Para muitos, um banho de mar é algo que faz parte do cotidiano. Porém, para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, pode se tornar uma atividade de difícil execução. Visando garantir que esses momentos de lazer estejam disponíveis a todos, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (SETUR-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR), leva o projeto Praia Sem Barreiras ao município do Jaboatão dos Guararapes. A ação, inaugurada no dia 05 de dezembro (sexta-feira), faz parte do programa Pernambuco Acessível e visa garantir às pessoas com deficiência física o banho de mar assistido.

Em Candeias, o Praia sem Barreiras fica localizado em frente ao Restaurante e Pizzaria Caravelas, na Avenida Bernardo Vieira de Melo, com entrada pela Rua Alfredo Régis de Lima Mota.  O projeto está instalado em uma área com cerca de 150m² e funciona de sexta a domingo, sempre na maré baixa. Os visitantes podem desfrutar, gratuitamente, de uma esteira de acesso ao mar, com 30 metros de comprimento, além de quatro cadeiras anfíbias, uma piscina para o lazer de crianças e o banho de mar com o auxílio de profissionais qualificados.  “Expandir o Praia Sem Barreiras para outros municípios é meta do Turismo de Pernambuco, assim como tornar os nossos atrativos turísticos acessíveis a todos”, afirma o presidente da Empetur, André Correia.

Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 27% da população pernambucana possui algum tipo de deficiência, o que corresponde a 2.426.106 de pessoas. Lançado há um ano, o projeto já atendeu 2,5 mil usuários nas quatro praias contempladas com a ação (Boa Viagem, Porto de Galinhas, Fernando de Noronha e Olinda). Para o cadeirante Guilherme Vasconcelos, uma ida à praia era uma prática de difícil realização, por necessitar da mobilização de família ou amigos. “Antes do projeto, eu precisava de muitas pessoas para me ajudar a vir à praia, mas agora eu posso ir quando eu quiser, sem precisar me adaptar aos horários de outras pessoas”, afirma Guilherme. 

O projeto conta com a parceria da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, da UNINASSAU e do Instituto Oceanário. Com o objetivo de melhor atender aos usuários, oito estudantes dos cursos de Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem e Turismo da UNINASSAU passaram por oficinas de capacitação e são os responsáveis pelo trabalho de assistência durante o projeto. Para o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, o Praia sem Barreiras chega para fortalecer as demais ações do município voltadas à acessibilidade. "O projeto soma-se a outras importantes iniciativas que o município vem adotando para melhorar a acessibilidade de quem tem deficiência física ou dificuldade de locomoção. Quem antes não tinha a oportunidade de usufruir de um momento de lazer em nossas praias passa a se sentir incluído em um espaço que é de todos os cidadãos. Essa é mais uma importante parceria do Governo do Estado com a Prefeitura", afirmou o prefeito.

BANHO DE MAR COM SEGURANÇA – Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas e Preservação Ambiental Oceanário de Pernambuco identificou os locais que oferecem mais segurança durante o banho de mar na praia de Candeias. Variáveis como: topografia da praia submarina, correntes da deriva e retorno, ações das ondas, marés, recifes e corais, arenitos e/ou artificiais, além do risco iminente do ataque de tubarão foram analisados para a escolha do local.



SECRETARIA DE IMPRENSA

Escola Municipal Antônio Heráclio do Rego vence 1º Torneio de Robótica FIRST LEGO League

Os 96 alunos das 12 equipes mais bem colocadas viajam domingo para competir na FLL Regional, no Rio Grande do Norte

A Escola Municipal Antônio Heráclio do Rego foi a vencedora do 1º Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL) da Rede Municipal de Ensino do Recife, que aconteceu nesta quinta-feira (4), na Escola Municipal Pedro Augusto, no bairro da Boa Vista. Batizada de Heratec, a equipe marcou 125 pontos na competição. Mais de 200 alunos do 6º ao 9º ano de 32 escolas competiram pelos 12 primeiros lugares do campeonato. Os 96 alunos das equipes vencedoras vão disputar a FLL regional no Rio Grande do Norte, nas próximas segunda (08) e terça (09).

As outras 11 escolas que vão viajar são: Rodolfo Aureliano, Antônio Farias Filho, Municipal da Iputinga, João XXIII, Arraial Novo Bom Jesus, Dom Bosco, Reitor João Alfredo, André de Melo, José da Costa Porto, Olindina Monteiro e Poeta Joaquim Cardoso. O grupo viaja para a FLL regional no próximo domingo (07), com apoio da LEGO ZOOM Education, parceira da Prefeitura do Recife na implantação do programa Robótica na Escola, que existe desde fevereiro deste ano.

Os alunos começaram a se preparar para a disputa no dia 14 de novembro. Eles receberam os kits de montagem de robôs LEGO e foram treinados por educadores da empresa. Durante a competição desta quinta, cada equipe teve 2 minutos e 30 segundos para completar o máximo de missões possível no circuito, que tinha 14 desafios. "Algumas escolas conseguiram obter êxito. Os alunos evoluíram bastante, fizeram bons robôs e aproveitaram os treinamentos", disse Marcelo Lima, educador da LEGO.

Entre os obstáculos estavam arremesso de bola para fazer gol, deslocamento e levantamento de peso. Uma das missões era abrir uma porta, prevendo um protótipo de robô que abra portas para pessoas com deficiência. A ideia é que, a partir das pesquisas e dos resultados da FLL, possam ser construídos dispositivos que facilitem a acessibilidade das pessoas com deficiência.

Foram dois rounds de disputa. Durante a manhã, cada equipe fez a pontuação e anotou os erros cometidos para tentar consertar e melhorar o desempenho para o round da tarde. Cada robô obedece a uma programação específica, feita pelos estudantes nos computadores. "Em uma das missões, o nosso robô andou alguns graus a mais para a esquerda do que deveria, por isso fomos penalizados. Ele teve problema para voltar para a base, então reprogramamos para melhorar", disse Gabriel Cândido, aluno do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS) da Prefeitura do Recife, localizado em Casa Amarela.

Os alunos da Escola Arraial Novo do Bom Jesus, do bairro dos Torrões, tiveram algumas dificuldades para completar as missões, mas conseguiram cumprir quase todas. "O tempo é curto, mas treinamos muito. Às vezes vamos olhar outras  equipes para ver no que ainda podemos melhorar. É uma experiência muito boa", disse Lucas Vinícius, aluno do 8º ano. Outro integrante da equipe da Arraial Novo foi Ryan Vinícius Morais, que representou Pernambuco na Olimpíada Mundial de Robótica (World Robot Olympiad – WRO), realizada na Rússia. Ele viajou com André dos Santos Filho para a competição que aconteceu no mês passado. Ryan aproveitou o que aprendeu na WRO para aprimorar o robô que competiu na FLL. "A viagem à Rússia ajudou bastante porque conheci coisas novas de programação com os outros participantes e com os professores das universidades. Repassei tudo para minha equipe na FLL e conseguimos mais essa vitória", contou Ryan.

O professor de matemática João Bosco Gomes foi o responsável pelos alunos da Escola André de Melo, localizada na Estância, e não conteve o orgulho na hora de falar dos estudantes. "Nossa equipe conseguiu cumprir quase todas as missões no primeiro round e não teve nenhuma penalidade. Os meninos trabalharam muito, se esforçaram. Eu não fiz praticamente nada. Dei algumas orientações, mas o que eles conseguiram hoje é mérito deles", disse. De acordo com o professor, os estudantes criaram sozinhos as soluções para que o robô vencesse os obstáculos.

Para o secretário-executivo de Tecnologia na Educação, Francisco Luiz dos Santos, a autonomia dos alunos é o que mais causa admiração, tanto no projeto da FLL, como em todo o programa Robótica na Escola. "Foi surpreendente para a gestão que pensou o projeto porque os alunos foram além dos manuais. Temos casos de alunos que não se interessavam por nenhuma matéria, não se concentravam e, depois da robótica, mudaram completamente", finalizou.


4 de dezembro de 2014 
Encontro reúne sanfoneiros do país
Evento completa 17 anos e conta com patrocínio da Petrobras

O Encontro de Sanfoneiros do Recife chega a 17ª edição com o objetivo de manter viva a memória de Luiz Gonzaga e sua sanfona. Patrocinado pela Petrobras, o evento reúne diversos artistas, grupos de xaxado, bacamarteiros, violeiros, aboiadores e trios de forró pé de serra. Nesta semana, o evento movimenta o restaurante Nosso Quintal. Na sexta-feira (05/12) se apresentam Terezinha do Acordeon, Lula do Acordeon e Ceiça Morenno. No sábado será a vez de Pinto do Acordeon, um dos homenageados do festival.

O evento tem como objetivo divulgar a música popular regional e a sanfona para várias gerações, reunindo músicos de diferentes ritmos do gênero. O encontro também promove intercâmbio entre artistas de regiões diferentes de Pernambuco e outros estados do país.

O encerramento está marcado para o dia 16 de dezembro, com apresentação de sanfoneiros e de outro homenageado: Geraldo Correia, mestre dos oito baixos. Também são agraciados nesta edição Anselmo Alves, Edinho da Zabumba, Zé Ronaldo da Zabumba e os Bacamarteiros de Abreu e Lima. Em memória, o 17º Encontro de Sanfoneiros ainda homenageia Zé Carlos e Cícero Luís.


Serviço:

17º Encontro de Sanfoneiros do Recife
Data: 05/12 e 06/12, às 18h
Local: Nosso Quintal (Rua Leila Félix Karan, 15, Torrões)
Data: 16/12, 20h
Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, Santo Antônio)
Entrada gratuita

Augusto Leite
Gerência de Imprensa - Nordeste / Recife
Tel: (81) 3464-5966 / (81) 9944.0629
Rota: 835-5966 / Chave: A2LA
augustoleite.publicom@petrobras.com.br



------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário