quarta-feira, 18 de março de 2015

Parabólica


Pacientes sofrem
sem medicamentos


O vereador olindense Arlindo Siqueira (PSL) voltou a criticar a situação caótica da saúde em Olinda. Durante uma visita-surpresa que fez, ontem pela manhã, à Policlínica de Rio Doce, além de identificar a demora de até noventa dias para a marcação de exames e consultas; também constatou que faltam diversos tipos de medicamentos, na farmácia da unidade, e ainda de material para curativos. Os pacientes informaram que não conseguem “despachar”, na farmácia da policlínica (e de outros postos de saúde do município), as receitas prescritas com os medicamentos Losartana e Metformina. “Esses remédios estão faltando há mais de oito meses e a informação é de que não há previsão de chegada”, afirma o vereador. O Losartana Potássica é prescrito para pacientes com hipertensão arterial. O medicamento auxilia na redução da pressão e melhora o funcionamento do coração de pacientes com insuficiência cardíaca. Já o Metformina é utilizado no tratamento de pacientes com diabetes, ajudando a reduzir e normalizar os níveis elevados de açúcar no sangue. É um sofrimento enorme para os cidadãos.



Ruas de Boa Viagem...   

A Rua dos Navegantes, em Boa Viagem, está se tornando um local para depósito de entulhos de alguns moradores que fazem reformas nos seus apartamentos. As esquinas das ruas Padre Carapuceiro e  Wilfrid R. Shorto com a Rua Padre Carapuceiro são as mais  preferidas.

Edson Campos/Cortesia  Exibindo A-Lixo - Boa  Viagem.jpg

...viram lixões - “Ontem, a calçada da Shorto estava cheia e, na Padre Carapuceiro, jogavam entulhos. Ao me verem fotografando, correram. Quem faz isso, com certeza, estava protestando pelo fim da corrupção e pela democracia, no domingo passado”, desabafa Edson Campos.        


Pedestres sem vez

Elias Pilar/Cortesia  
 Exibindo A-Camelôs invadem calçada.jpg
Ninguém anda pela calçada, na Av. Getúlio Vargas, esquina com a Rua Floriano Peixoto, no Centro de Paulista. Camelôs armam tendas, carrocinhas e fazem comidas. - Tudo isso, a 300 metros da prefeitura, denuncia Elias Pilar.
   

Haja... - O professor Antônio Ricardo Portela Simão está passando por constrangimentos, por conta de defeito, no  “chip” do seu cartão de crédito, enviado pela Caixa Econômica Federal. Foram mais de dez cartões, todos com defeitos.



...incompetência! - Ele é correntista da Caixa Econômica Federal há mais de 15 anos e, nesse jogo de empurra, não pode ficar prejudicado. E detona: “Pela incompetência daquela instituição bancária”. Por isso,  aguarda uma solução para o seu problema.



Segurança - Começa, hoje, em Garanhuns, fóruns comunitários que discutem, junto à população, questões de segurança pública. Dez localidades, escolhidas por conta de risco social pelo 9º BPM/PMPE, receberão a ação. A comunidade Manoel Chéu é a primeira, às 19h30, na Associação de Moradores, na Rua Oscar Francisco.


 Rio -
Com as obras prá lá de atrasadas, chega numa boa hora a audiência pública, agendada pela vereadora Vera Lopes, sobre a navegabilidade do Rio Capibaribe. Na próxima 2ª.-feira, às 10h.


Grávidas -
Gestantes, atendidas pelo Hapvida Saúde, podem participar de um curso gratuito, com foco no parto normal, e ainda levar um acompanhante. Inscrições: 4020.1785. 

3ª idade -
A Academia Contours, em Boa Viagem,  oferece aulas de Circuito Funcional e de Pilates para mulheres da 3ª idade, trabalhando força, equilíbrio, coordenação e postura. Tel.: 3343.3811.



Imagem inline 1



SECRETARIA DE IMPRENSA

Creches interessadas em firmar convênio com PCR podem se inscrever a partir desta terça

O edital de chamamento público com todos os detalhes está disponível no Diário Oficial. As instituições podem enviar documentação até 20 de abril

            A Prefeitura do Recife lançou, no Diário Oficial desta terça-feira (16), o edital de chamamento público de creches interessadas em firmar convênio com a Secretaria Municipal de Educação. Até o dia 20 de abril, a Secretaria de Educação do Recife receberá documentação de entidades mantenedoras de instituições educacionais privadas sem fins lucrativos, que sejam comunitárias, filantrópicas ou religiosas, para o atendimento de crianças de 0 a 5 anos na Educação Infantil. A nova política de conveniamento tem o objetivo de melhorar o apoio da PCR às unidades de ensino conveniadas, para que elas tenham condições de oferecer um nível mínimo de qualidade.

            O convênio estabelece obrigações tanto para a administração municipal quanto para as instituições. Através dele, a Secretaria de Educação do Recife repassa recursos financeiros calculados com base no número de crianças atendidas por instituição, segundo faixa etária e período de atendimento (parcial ou integral). Além dos valores pagos mensalmente por cada criança, a PCR também repassará verbas adicionais que poderão ser usadas em reformas e melhorias nas instalações das creches, aquisição de materiais, custeio de despesas com remuneração de pessoal e encargos, como também pagamento de contas de água, luz e telefone. Há também uma verba de implantação destinada ao pagamento das despesas iniciais de execução do convênio, possibilitando uma infraestrutura mínima necessária ao funcionamento do serviço.

            "As verbas de implantação e adicional não existiam. Acreditamos que agora estamos de fato criando um modelo que está no nível de São Paulo e Belo Horizonte, que são as capitais mais avançadas no apoio às creches conveniadas, de acordo com nossas pesquisas", destacou Rogério Morais, secretário-executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação do Recife. Ele também ressaltou que o pagamento dos subsídios deixará de ser feito por turma e passará a ser feito por criança. "A subvenção não é para manter a instituição, mas sim um apoio. E, além disso, também custeamos o gás de cozinha e fornecemos a merenda igual a que os alunos da Rede Municipal recebem", complementou o secretário-executivo.

            Além de repassar e fiscalizar o uso dos recursos financeiros, cabe à Secretaria de Educação acompanhar, supervisionar e avaliar periodicamente as ações pedagógicas, de saúde, alimentação e nutrição desenvolvidas pela instituição; disponibilizar kit escolar do estudante e realizar orientação, supervisão e atividades de formação dos profissionais. Já a unidade de ensino terá que respeitar as Diretrizes Curriculares Nacionais e as normas da Secretaria de Educação, além de elaborar e executar sua proposta político-pedagógica de acordo com as normas do Conselho Municipal de Educação e com os princípios e eixos da Política Municipal de Educação.

COMO PARTICIPAR - Os interessados devem levar a documentação exigida ao Centro Administrativo Pedagógico (CAP) da Secretaria de Educação, localizado na Rua Frei Matias Teves, sem número, Ilha do Leite, aos cuidados da Divisão de Conveniamento, que fica no 1º andar do Bloco A. A documentação será analisada por uma comissão técnica composta por representantes da Secretaria e do Conselho Municipal de Educação, que também visitarão as instituições para verificar as condições de atendimento às crianças.

            As unidades de ensino ainda terão que apresentar um plano de trabalho que detalhe o número de crianças a serem atendidas, os professores e coordenadores pedagógicos habilitados, além das metas e etapas de execução do plano.  O convênio será firmado para atendimento de 25 a 120 crianças, pelo prazo de 12 meses, podendo ser prorrogado.

            A expectativa é de que o resultado das instituições habilitadas a celebrar o convênio seja divulgado no Diário Oficial do Município no mês de maio. Mas nem todas as instituições declaradas habilitadas firmarão convênio com a PCR, o que vai depender dos recursos orçamentários da Secretaria. Quem tiver dúvidas pode ligar para o telefone 3355-5984, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

DADOS - Atualmente, 2.985 crianças estudam nas 46 unidades de ensino conveniadas. Quando terminam de cursar o grupo 5 da Educação Infantil, os alunos são automaticamente encaminhados para turmas de Ensino Fundamental das escolas municipais. A Prefeitura do Recife considera as creches e escolas conveniadas importantes para a ampliação da oferta de vagas na Educação Infantil, que é um dos focos principais da gestão. Entre 2013 e 2014, foram construídas sete creches-escolas, ofertando mais de 900 vagas para estudantes de 0 a 5 anos. O investimento total foi de mais de R$ 12 milhões. Outras sete creches-escolas estão em construção.


Prefeitura Ipojuca

16 de mar (Há 2 dias)

Cursos gratuitos voltados ao Turismo
serão oferecidos  em Porto de Galinhas

Aulas acontecerão na Secretaria de Turismo e na Escola Manuel Uchôa, ambas em Porto de Galinhas

Os ipojucanos terão uma oportunidade a mais para trabalhar na área do turismo no município. O Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) oferecerá seis cursos voltados para o segmento com a parceria da Secretaria de Turismo do Ipojuca. As inscrições tiveram início nesta segunda-feira (16) e os cursos são gratuitos.

A grade de cursos está bem ampla. Os cursos terão uma duração de aproximadamente dois meses e são nas seguintes áreas: Gestão de Negócios em Turismo, Hospitalidade, Precificação e Técnicas de Vendas, Produção Artesanal e Cultural vinculada ao Turismo, Qualidade no Transporte Terrestre no Turismo e Qualidade no Transporte Aquático no Turismo. As aulas acontecerão na Secretaria de Turismo e na Escola Manuel Uchôa, ambas em Porto de Galinhas.

Para participar dos cursos basta ser maior de 18 anos, estar cursando os últimos anos do Ensino Médio ou já tê-lo concluído e apresentar as originais com cópia do CPF e do RG. As inscrições poderão ser feitas até o dia 31 deste mês na Rua Beijupirá, s/n, em Porto, sede da Setuc, das 9h às 15h, de segunda a sexta. As aulas começarão no dia 06 de abril. Mais informações pelos telefones 3552.1461 ou 3552.1461. As vagas são limitadas.



Pensionistas de Paulista já podem
 realizar o recadastramento previdenciário

Os pensionistas residentes no município do Paulista têm até o dia 17 de abril para realizar o recadastramento anual obrigatório. Os interessados devem se dirigir, das 8h às 13h30, ao prédio do Instituto de Previdência Social do Paulista, localizado na Rua Adeilson João Alves da Silva (antiga Rua da Levada), S/N, Centro.

É preciso ter em mãos os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência do titular do benefício, documento comprobatório do estado civil e a certidão de óbito e CPF do servidor falecido. O pensionista inválido deverá apresentar também laudo médico. Já o pensionista universitário deverá apresentar uma declaração original de vínculo com a entidade de ensino.

Os pensionistas que não realizarem o cadastro dentro do prazo estabelecido terão sua remuneração bloqueada até que ocorra devida regularização. Os que estiverem incapacitados para se deslocar, decorrente de problemas de saúde, serão recenseados em seu domicílio, devendo agendar dia e hora para a visita.
A data para o início do recadastramento dos aposentados ainda está sendo definida. 


  
SECRETARIA DE IMPRENSA

Recife ganha salas bilíngues para atender alunos surdos

Os espaços estarão disponíveis em sete escolas da Rede Municipal de Ensino que atendem o Ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos

Na tarde desta terça-feira (17), o Recife foi protagonista de mais uma ação de inclusão, desta vez nas escolas municipais. As turmas de Ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) da Prefeitura do Recife terão salas bilíngues para atender os alunos surdos da rede. O prefeito Geraldo Julio, acompanhado do secretário de Educação, Jorge Vieira, compareceu à Escola Municipal Padre Antônio Henrique, no bairro do Derby, para a inauguração das primeiras salas que vão trabalhar com a Língua Brasileira de Sinais (Libras), iniciativa que é inédita na cidade.

"Essa é uma ação muito importante de inclusão na área de educação, são cem alunos que vão poder ter aulas de Libras a partir de agora. Sete escolas municipais receberão profissionais especializados e teremos 17 turmas em toda a nossa rede para atender esses jovens. Nossa equipe teve a sensibilidade de ver a importância de fazer a inclusão dessas pessoas para que elas tivessem um aprendizado melhor e agora, depois de uma espera muito grande de todas as famílias e alunos, teremos finalmente este grande avanço no desenvolvimento desses jovens", destacou o prefeito.

O projeto vai beneficiar os alunos matriculados nas unidades de ensino municipais. As salas bilíngues foram regulamentadas pelo Decreto nº 28.587, de 11 de fevereiro de 2015. Nelas, os professores darão ênfase ao uso de elementos visuais, como cartazes e vídeos, que também vão proporcionar o aprendizado em Libras como primeiro idioma, ampliando o uso social da linguagem de sinais, e em português como segunda língua, para contemplar o ensino na modalidade escrita em todas as áreas de conhecimento.

O professor Joaquim Laurentino, que dá aulas de matemática nas salas bilíngues, explicou a importância da iniciativa." Dessa maneira, os alunos terão a linguagem de sinais adicionada aos componentes curriculares, conforme recomenda o Plano Nacional de Educação, que diz ser dever do poder público ofertar a educação bilíngue. Estamos muito animados e já percebemos no semblante dos alunos a empolgação com esta novidade. Tenho certeza de que vamos colher resultados positivos em breve", afirmou o professor.

 A Secretaria de Educação do Recife selecionou 15 docentes da Rede Municipal de Ensino que têm domínio da Língua Brasileira de Sinais para trabalhar nas salas bilíngues. Dez professores ficarão responsáveis pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e pelos estudantes de EJA. Os outros cinco docentes trabalharão com os alunos dos Anos Finais (6º ao 9º ano). Além da instalação das salas bilíngues, a Prefeitura do Recife traz outra novidade relacionada à Educação Especial para o ano letivo de 2015. Os estudantes com deficiência que têm grandes comprometimentos na locomoção, comunicação e na interação social contam agora com 11 ônibus que estão sendo usados como transporte escolar inclusivo em substituição às dez vans de uma empresa terceirizada que eram usadas anteriormente.

          O atendimento, que antes beneficiava cerca de 150 estudantes, agora contempla aproximadamente 200 alunos, que são transportados numa frota nova e com mais conforto.A aquisição dos coletivos foi feita com o auxílio de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no valor de R$ 1,6 milhão.Os pais de alunos que precisam do transporte deverão fazer a solicitação na secretaria da escola onde o filho está matriculado. Uma técnica da Educação Especial fará uma visita ao local onde a família mora para averiguar a necessidade do transporte e, uma vez aprovado, o estudante passa a usar os ônibus da Secretaria de Educação do Recife.

           O secretário de educação Jorge Vieira ressaltou a abertura da gestão para as demandas de inclusão. "A gestão Geraldo Julio está aberta a ouvir as demandas da sociedade civil, sem ficar presa apenas ao que está escrito no nosso Plano de Governo. A partir da proposta do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GAC) fechamos uma parceria para criação da primeira classe hospitalar de Pernambuco no Hospital Oswaldo Cruz e, a partir da provocação de um grupo de surdos, elaboramos o projeto de criação das salas bilíngues. Essa comissão nos ajudou na concepção do projeto e também na formação dos professores. Estamos atentos aos pedidos da sociedade e mais uma vez demonstramos que Educação Especial é uma das prioridades da Prefeitura do Recife em 2015", lembrou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário