sábado, 25 de abril de 2015

Parabólica



No cais, descaso e
abandono ainda...


O vereador Wanderson Florêncio (PSDB) alerta a Fundarpe, o Porto do Recife e a PCR sobre a preservação da Cruz do Patrão. O monumento, hoje, serve de estacionamento de caminhões, descaracterizando a sua personalidade e fim cultural. “É um ambiente valioso do ponto de vista histórico e cultural e ressalto a importância do cuidado e da preservação de suas características”, afirma Wanderson. Fica no extremo norte do Bairro do Recife, onde os rios Beberibe e Capibaribe encontram-se e, num abraço de irmãos, seguem juntos para formar o Oceano Atlântico. É a obra mais antiga do Recife, erguida no início do século XIX, por volta de 1814. Diz a tradição que é mal-assombrado, pois, ali se enterravam escravos que morriam ao chegar da África. Por ser um lugar ermo, nas suas proximidades ocorriam, também, vários assassinatos e fuzilamentos. Tem relevância cultural para a cidade e para a crença dos seguidores de religiões de matriz africana, onde realizam práticas afro-religiosas. “A leitora Liliana Falângola lembra a beleza do pôr do sol do local e o jornalista e historiador Leonardo Dantas, a necessidade de se fazer a urbanização, que custaria muito pouco à Prefeitura do Recife.



 ...açoitam a Cruz do          

No meu livro, “Arrecifes - Coletânea & Novos Poemas”, escrevi esta poesia: “A Cruz do Patrão” - Ecoam gritos eternos/ na vastidão das noites e do mar./ Gritos de dor lancinante,/ tão fortes que trespassam/ os arrecifes, as almas e emitem/ sons quase selvagens.

Paulo Almeida/Folha/PE    
 Exibindo Cruz do Patrão.jpg
...Patrão - São lamentos de negros/ sem o sonho da liberdade,/ feridos de saudades e de morte./ Submissos à espera do senhorio/ estão os filhos da vida sem vida,/ confinados na Cruz do Patrão,/ onde o tempo não sepulta a lenda/ e a injustiça ainda açoita os insepultos,/escravos-fantasmas...



Cidadãos ilhados

Cortesia   
Exibindo A-Alagadas.jpg
A chuva, que atingiu Olinda, na 4a.-feira passada, deixou a Rua das Flores (foto), em Rio Doce, e várias outras e avenidas alagadas. Em apenas dez minutos de chuva, ninguém pode sair de casa. É choveu, alagou!



Hipertensão - Amanhã, das 7h às 11h, na Av. Boa Viagem/3º Jardim, o Real Hospital Português e a Sociedade Brasileira de Cardiologia/PE promovem uma ação para marcar o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial.



Pombos - A PMPE informa ao leitor Nilson Moura, que chamou o posto 10, na orla de Boa Viagem, de “casinha de pombos” - está abandonado - não é da corporação. E que atua, no local, através das modalidades de policiamento ostensivo em carro, motocicleta e segways.



O que é isso? - Depois de reformar a Praça Geraldo Villas Boas Filho, na UR-5/Ibura, a Prefeitura do Recife tirou alguns brinquedos e colocou 4 balanços de cordas e madeiras. O povão quer balanços de ferros e correntes; e as gangorras, os escorregos e outros brinquedos de volta. E que pavimente o entorno da praça, como prometeu.



Pedala
Em alerta ao câncer ósseo, o Hospital de Câncer de Pernambuco realizará o Pedala HCP, amanhã, às 8h, na Praça do Arsenal. Venda de camisas e bikes para alugar: 3217.8025. 


Uma afronta aos pernambucanos

Heitor Scalambrini Costa

Professor da Universidade Federal de Pernambuco

É uma afronta aos pernambucanos, que sofrem com o precário serviço de fornecimento de 

energia elétrica, os benefícios tarifários concedidos à Companhia Energética de Pernambuco 

(Celpe). A Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acaba de anunciar novo reajuste 

ordinário – a contar a partir de 29 de abril próximo. Para os consumidores residenciais, o 

reajuste foi de 11,19%, e, para as indústrias, de 10,91%.

Estes reajustes só são possíveis devido às “facilidades” incluídas no contrato de concessão 

(também chamado de privatização). Ao calcular o reajuste, a Aneel considera os custos que a 

empresa teve, incluindo custos típicos da atividade de distribuição sobre os quais incide o 

Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), e outros custos que não acompanham o índice 

inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais. O IGP-

M, índice adotado, apresenta valores superiores ao índice oficial da inflação, o Índice de 

Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Portanto, está nos contratos de privatização a “armadilha” que torna os aumentos nas contas 

de energia tão exorbitantes. Neste modelo as concessionárias nunca perdem. Na realidade, 

ganham sempre, pois é um modelo de “capitalismo sem risco”.

O caso da Celpe é emblemático. A própria Aneel mostra que, desde 2011 quando começou a 

ser divulgado, o Indicador de Desempenho Global de Continuidade (DGC) da Celpe só tem 

piorado. Ou seja, cai a qualidade do serviço e o consumidor é penalizado com aumentos 

devido às “facilidades” contratuais para a sua concessão.

Ano DGC Classificação 

2011- 0,67 4º lugar (entre 33 distribuidoras) 

2012- 0,84 16º lugar (entre 35 distribuidoras) 

2013- 0,99 24º lugar (entre 35 distribuidoras)

2014 - 1,11 27º lugar (entre 36 distribuidoras) 


Some-se o fato de que novas “facilidades” podem ser criadas – como é o caso, neste ano, da 

instituição das bandeiras tarifárias (no caso da bandeira vermelha, com previsão para todo o 

ano de 2015, representa um acréscimo de 8,5 % em média na tarifa), cujos valores 

arrecadados vão direto para os caixas das distribuidoras. Segundo estimativas da Aneel, as 

distribuidoras devem arrecadar cerca de R$ 18 bilhões este ano. Estas empresas ainda 

pleitearam e receberam um reajuste extraordinário nas tarifas, que no caso da Celpe 

correspondeu a mais um aumento de 2,2%. E, agora, soma-se mais este reajuste ordinário.

Os afrontosos aumentos nas tarifas de energia elétrica, atividade essencial, não deveriam ser 

concedidos sem que, ao menos, se levasse em conta a qualidade do serviço oferecido. Em 

recente pesquisa popular realizada pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), os 

próprios usuários dos serviços da Celpe atestaram que costumeiramente falta energia em suas 

residências. De 624 entrevistados, 555 (89%) consideram comum a interrupção de energia.

Como fica claro, pelos dados oficiais, a deterioração dos serviços prestados à população 

pernambucana, os aumentos nas tarifas se tornam uma recompensa a ineficiência. Um 

estímulo para o “quanto pior o serviço, maior o custo para o consumidor”.

Precisamos de respostas a esta situação esdrúxula. Não se pode admitir que a empresa 

continue a ter reajustes em suas tarifas sem que se tenha no mínimo uma contrapartida na  melhoria dos serviços prestados.



Estado corta recursos que seriam usados na recuperação de estradas

(Segue em anexo a cópia do Diario Oficial com o decreto 41.632)

Apesar de todos os problemas enfrentados diariamente por quem utiliza as rodovias estaduais, o Governo de Pernambuco publicou um decreto que retira do programa de “Restauração e Melhoramento da Malha Viária do Estado” recursos da ordem de R$ 7,5 milhões. A medida foi divulgada no Diário Oficial da última sexta-feira (17).

De acordo com a publicação, o valor, que seria destinado à recuperação das estradas em todo o Estado, será repassado para o Projeto de Apoio à Modernização e à Transparência da Gestão Fiscal do Estado (PROFISCO/PE). O objetivo do PROFISCO é ampliar a arrecadação de impostos estaduais.

Para o líder da bancada de oposição, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), com a iniciativa o governo do Estado mostra que sua prioridade não é aperfeiçoar a qualidade da infraestrutura física do Estado, o que penaliza motoristas, produtores e a população em geral. “Reconhecemos que o Estado deve investir na sua capacidade de arrecadação, até para melhorar a qualidade do gasto público, mas o que se questiona é porque retirar o recurso de uma área tão essencial para a economia e para a segurança dos milhares de pernambucanos que trafegam por estas estradas. Parece que o governador está mais preocupado em gastar com a máquina da arrecadação do que com aquilo que beneficia a população”, afirma.

Segundo Silvio, o Estado poderia contingenciar recursos de outras áreas, a exemplo de cargos comissionados, custos com passagens e locação de veículos. “O Governo do Estado gasta milhões de reais em áreas que não são essenciais. Este dinheiro não traria mais benefícios para a população se aplicado em obras de como a recuperação de estradas?”, indaga.

Ainda segundo o parlamentar, uma análise detalhada do uso dos quase R$ 7,5 milhões que serão aplicados no PROFISCO mostra que valores expressivos serão gastos, por exemplo, na compra de celulares e computadores, no gasto com passagens e diárias ou em consultorias na áreas de tecnologia da informação”. Neste último item, por exemplo, o investimento será de mais de R$ 1 milhão.

“Quem circula por Pernambuco sabe que nossas estradas estão em completo abandono. Vejamos os exemplos da PE-082, na zona da Mata Norte, ou da PE-275, no Sertão do Pajeú, que apareceram em uma pesquisa nacional divulgada no final do ano passado, como algumas das piores do País”, exemplifica Silvio Costa Filho.

O líder da bancada de oposição se refere à pesquisa divulgada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), que analisou mais de 3 mil quilômetros de estrada em Pernambuco. Do total, apenas 1,2% foram considerados “ótimos”, e 30,5% foram classificados como ruins ou péssimos. “Vale destacar que essa pesquisa foi feita por amostragem, ou seja, avaliou pouco menos de 20% de nossa malha viária. Precisamos saber como estão sendo utilizados os recursos que o Estado arrecada para a recuperação de nossas rodovias”, reforça.



Em Paulista, Fábrica Aurora será transformada em empreendimento habitacional, comercial e empresarial

A política de atração de investimentos na cidade pela atual gestão da Prefeitura do Paulista trouxe mais um resultado exitoso. Uma das mais tradicionais empresas têxteis do Paulista, a antiga Fábrica Aurora, localizada no bairro do Centro, dará espaço para um empreendimento habitacional e comercial de um consórcio encabeçado pela Construtora Carrilho.  A área de 200 mil m², onde no início do século XX funcionava a empresa responsável pelo crescimento do município, será transformada em um condomínio com 3 mil apartamentos, um edifício garagem, dois edifícios com salas comerciais e um centro de compras.

Apesar das mudanças, o empreendimento irá preservar três chaminés que são patrimônios tombados pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Também serão preservadas a casa das caldeiras, a caixa d’água e parte do muro - que será restaurado para ficar com os tijolos aparentes. Uma ciclovia ainda será implantada na região.

Para o início das obras, o muro da fábrica começou a ser demolido nesta semana, o que chamou atenção do operador de empilhadeira Carlos César Barbosa, que mora há mais de 30 anos no bairro de Jardim Paulista Baixo. Ele estava trafegando nas proximidades da Fábrica Aurora quando viu a intervenção e parou para observar a atividade. “Essa área estava desativada e não estava servindo mais para nada. Agora deve trazer empregos na área de construção civil. Vai ser ótimo, é fazer a história da cidade evoluir” avaliou o Carlos César.


CONTATO:
Imprensa Paulista – 8788.4909

A Fábrica Aurora foi responsável pelas conquistas da família do ambulante Wellington Oliveira, 38 anos, que há quase uma década trabalha em frente à empresa, hoje, desativada. “Minha avó se aposentou trabalhando na Aurora. Meu pai trabalhou lá também. Aí eu acho que melhor seria se o dono dessa empresa tivesse reativado a fábrica, já que ele vendeu a área é bom mesmo que seja construída uma coisa que vai trazer benefício para a cidade”, avaliou o ambulante.

A Prefeitura do Paulista, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, ainda incluiu a requalificação de 2.465m² de calçadas acessíveis. A intervenção será custeada pela Construtora Carrilho como medida compensatória do novo empreendimento. Com a reforma, os passeios dos pedestres serão dotados de 11 rampas acessíveis para cadeirantes, piso tátil direcional e de atenção, 60 bancos de praças além do plantio de 69 árvores de médio porte para sombreamento, 31 lixeiras e uma nova iluminação.


CURSO FORMA PROFISSIONAIS DE COACHING, NO RECIFE


O processo de coaching busca aprimorar o desempenho das pessoas e sua capacidade de aprender. Nos próximos dias 15, 16 e 17 de maio, das 08h30 às 18h, o Instituto de Aperfeiçoamento Pessoal (IAP), no Recife, promove o curso de Formação Profissional em Coaching, sob a coordenação do mestre Carlos Alecrim, um dos pioneiros em Coacnhing no Brasil e um dos profissionais mais experientes nessa áreaEstão programados exercícios práticos todos os dias. O objetivo desse encontro é a ampliação da consciência do coach, autoconhecimento, modelos de coach, processo de coaching, estados emocionais, auto-sabotagens e crenças, novos comportamentos e mobilidade. O Coaching é um dos mais eficazes processos para desenvolver pessoas e organizações, instrumento de desenvolvimento estratégico pessoal e profissional.  
Participe!


Informações
 IAP(81) 3221.3001









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