quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Parabólica




 Aumento de feminicídios no Estado


O assassinato de mulheres por conta de violência familiar e doméstica e discriminação de gênero foi debatido em Audiência Pública realizada pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos na manhã desta quarta (26). Definido pela Lei Federal nº 13.104/2015 como feminicídio, este tipo de violência tem preocupado os agentes da segurança pública e a sociedade civil do Estado, por conta do aumento no número de mulheres assassinadas desde 2013.
A socióloga Ana Paula Portella, especialista em políticas publicas de segurança, apresentou a evolução da quantidade mulheres assassinadas em Pernambuco. Houve uma diminuição nesse índice desde o início do Pacto Pela Vida, que saiu de 7,1/100 mil em 2006 para chegar ao ponto mais baixo da série em 2012, com 4,6 por 100 mil. A partir de 2013, porém, o índice voltou a aumentar, chegando a 5,4/100 mil em 2014.

Audiência Pública da Comissão de CIDADANIA para debater o feminicídio no Estado.
Em 2015, dados apresentados pela Secretaria de Planejamento e Gestão apontam que houve um aumento de 3,52% no número de  assassinatos até o mês de julho, em relação ao ano passado. “As ações do Pacto pela Vida tiveram responsabilidade na diminuição ocorrida até 2012. As razões do aumento recente também devem ser buscadas por essas políticas. A violência contra a mulher tem causas mais complexas do que as que ocorrem com os homens”, analisou a socióloga.

O promotor de Direitos Humanos do Ministério Público do Estado, Westei Conde, no entanto, ainda avalia de maneira crítica a atuação do Estado sobre o tema. “Com todo o esforço do Pacto Pela Vida, persiste uma atuação mais reativa do que preventiva à violência contra a mulher. Hoje a Polícia Civil tem metade do efetivo que deveria ter, o que também afeta as Delegacias da Mulher”, apontou o promotor.
Os representantes do Governo do Estado apresentaram as políticas desenvolvidas para enfrentar o feminicídio em Pernambuco. Entre elas estão a Patrulha da Lei Maria da Penha e o 190 Mulher, que dão atendimento prioritário a mulheres que relatam ameaças. “Orientamos que seja dada mais atenção aos casos de ameaças, como prevenção de crimes piores.”, explicou o gestor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), José Cláudio Nogueira.
“Os dados apresentados na audiência orientam nossa atuação para evitar que o Governo do Estado tente contingenciar os recursos destinados às políticas públicas de combate à violência contra a mulher”, anunciou o presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, deputado Edilson Silva (PSOL).

Crescimento do número de assaltos em agências bancárias motiva Audiência Pública da Comissão de Finanças



FOTO: CARLOS OLIVEIRA - 03.10.02
REGISTROS – Somente este ano, de acordo com o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, foram 35 abordagens à mão armada. Foto: Carlos Oliveira
Pernambuco já contabiliza 35 assaltos à mão armada em agências bancárias somente este ano, de acordo com o Sindicato dos Bancários do Estado. O índice é mais que o dobro do verificado em todos os meses de 2014 (14 assaltos). Visando buscar soluções para barrar o crescimento desses casos e também aprimorar o Projeto de Lei nº 2.032/2014 – que tem por finalidade melhorar as condições de segurança nas instituições bancárias –, a Comissão de Finanças realizou Audiência Pública, nesta quarta (26).
Presidente do colegiado e autor da matéria em questão, o deputado Clodoaldo Magalhães (PSB) destacou a relevância de discutir possíveis correções da proposta. “Hoje, conseguimos reunir todos os atores importantes no debate sobre a segurança bancária, a fim de que o projeto seja exequível e contribua para a efetiva segurança das pessoas”, avaliou.
Entre outras medidas, o PL restringe o horário de operação dos carros-fortes, para o período das 22h às 8h, e obriga a presença de vigilantes em locais com caixas 24 horas. Como itens obrigatórios para esses profissionais são enumerados colete à prova de bala, arma de fogo e não letal, assento apropriado e escudo de proteção. Para a segurança dos clientes, fica estabelecido que a distância entre o estacionamento e a agência não pode ultrapassar dez metros.
À frente da Delegacia de Roubos e Furtos, o delegado Mauro Cabral destacou que a fragilidade do sistema de segurança tem contribuído para o surgimento de um novo perfil de assaltantes. “Antes, os crimes eram cometidos por quadrilhas experientes, com armas de grande calibre e ficha criminal extensa. Agora, os assaltos estão sendo realizados por pessoas que simulam estarem armadas e, muitas vezes, sequer têm passagem pela polícia”, afirmou. O mau posicionamento e a distração dos vigilantes foram apontados como vilões.
Representantes da Federação Nacional dos Bancos (Febraban) se posicionaram contrários a alguns pontos do projeto, como a permanência de vigilantes em caixas 24 horas. “Não há ocorrências significativas nesses caixas durante a madrugada, já que o valor do saque é limitado a partir das 22h”, justificou o diretor-setorial de Segurança Bancária, Pedro Oscar Viotto. Pernambuco conta com 5.525 caixas eletrônicos.
Outro ponto questionado foi o horário estabelecido para operação dos carros-fortes. Na avaliação de Andrea Yoshikai, da Associação Brasileira das Empresas de Transporte de Valores (ABTV), “essa norma pode institucionalizar o horário dos assaltos”. Ela também destacou a ausência de estudos sobre roubos e assaltos a banco para orientar a atuação da categoria.
08-26-financas-rm-166-de-197
PROPOSIÇÃO – Encontro visou aprimorar projeto de lei em tramitação, que tem como finalidade melhorar condições de segurança nos bancos. Foto: Rinaldo Marques
Presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzineide Rodrigues sugeriu que a proposição seja complementada com a Lei Municipal nº 17.647/2010, do Recife: “Avalio que alguns itens de segurança podem ficar mais claros no projeto do deputado, como a utilização de biombos e vidros blindados”.
Ao final da Audiência Pública, Clodoaldo Magalhães ressaltou que “os encaminhamentos do encontro serão dados durante o período de tramitação do projeto, a fim de que a matéria seja exequível e contribua para a efetiva segurança das pessoas”. Desarquivado nesta Legislatura, o PL 2.032 passará pelas Comissões de Justiça, Cidadania, Administração Pública e Desenvolvimento Econômico antes de ser votado no Plenário.

Unidade Móvel reduz espera para
 mamografia e ultrassonografia em Olinda


Parceria da HOSPITALMED, Grupo Fleury, A+ Laboratório e Imagem, Truckvan, Secretaria de Saúde de Olinda e Governo de Pernambuco atenderá mulheres que já se encontrem na fila para exames

Cerca de 150 mulheres que já estão na fila de espera para exames de mamografia e ultrassonografia em Olinda 
terão a oportunidade de realizar os procedimentos de forma antecipada e gratuita. A ação social acontecerá em uma Unidade Móvel de Saúde da Mulher, localizada no Centro de Convenções a partir desta segunda-feira, 24.

A carreta, de 15 metros de comprimento e equipada com tudo necessário para os atendimentos, segue até a próxima sexta-feira, 28, no atendimento da população previamente agendada junto à Secretaria de Saúde de Olinda, por meio de suas policlínicas. Na semana seguinte a carreta estaciona na HOSPITALMED, feira de produtos, serviços e negócios de saúde, que acontece de 2 a 
4 de setembro no Cecon-PE.

A ação é voltada para pessoas que estiverem na fila de espera dos exames ou sendo atendidas ao longo da semana nas policlínicas de Olinda, como a de Peixinhos, Martagão Gesteira e clínica da Mulher de Bairro Novo. A proposta é que com os atendimentos realizados pela unidade móvel a demanda da região seja diminuída e a fila de espera ganhe mais celeridade. Entre os parceiros da ação estão a HOSPITALMED, o grupo Fleury, A+ Laboratório e Imagem, a Truckvan, a Secretaria de Saúde de Olinda e o Governo de Pernambuco .

As consultas agendadas acontecem das 13h às 17h no estacionamento do Cecon-PE..




Educadores da rede pública participam de oficina sobre segurança, ética e cidadania na internet
Atividade integra o projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas”, realizado pelo MPF em parceria com a Safernet e o Comitê Gestor da Internet

Cerca de 180 educadores da rede pública de ensino do Recife participaram, na última terça-feira (25), da oficina “Segurança, ética e cidadania na Internet: educando para boas escolhas online”, promovida pelo Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco (PE). Além de debates sobre o tema, o encontro teve como objetivo formar agentes multiplicadores da iniciativa em instituições públicas de ensino. A atividade aconteceu no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire e integra o projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas”. São parceiros da ação a organização não governamental Safernet e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Estiveram presentes no encontro o procurador federal dos Direitos do Cidadão, Aurélio Rios, a procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Mona Lisa Ismail, o procurador da República Alfredo Falcão Júnior, o procurador regional da República Marcelo Dias, a professora municipal Maria Cleoneide Brito e os representantes da CGI.br e da Safernet Carlos Afonso e Rodrigo Nejm, respectivamente.

Durante a abertura do encontro, o procurador federal dos Direitos do Cidadão destacou a importância de ações preventivas para evitar práticas ofensivas na internet. “A internet pode ser usada para o bem, mas também pode ser utilizada para o mal, com o compartilhamento de mensagens indesejadas, inclusive de ódio, racistas ou de conteúdo ofensivo. É preciso conscientizar os estudantes, entender as demandas deles e tentar fazer uma aproximação entre o conteúdo pedagógico e as redes sociais, com o objetivo de estimular boas práticas”, ressaltou.

O procurador da República Alfredo Falcão Júnior salientou que alguns usuários da internet compartilham mensagens impróprias sem ter consciência de que isso é crime. Ele reforçou que a internet é um espaço público e que é preciso utilizar a ferramenta de forma responsável, respeitando a diversidade de culturas, personalidades e opiniões. Também informou que denúncias sobre práticas irregulares na internet podem ser feitas na Sala de Atendimento ao Cidadão do MPF.

Vulnerabilidades online - O representante da Safernet, Rodrigo Nejm, destacou o panorama sobre as principais vulnerabilidades online: ciberbullying (humilhações e ameaças nas redes sociais), sexting (envio de fotos sem roupa), aliciamento, rastros digitais, reputação e crimes de ódio. O representante da CGI.br, Carlos Afonso, destacou que os estudantes estão muito vulneráveis e que é preciso ter cuidado para protegê-los. “Crianças e adolescentes não têm clareza sobre a preservação da privacidade e os riscos do uso da internet, então, os pais e a escola têm uma importância fundamental na conscientização sobre os problemas que podem ocorrer com o uso inadequado da internet”, afirmou.

A educadora Lucy Bastos comentou que “é sempre bom debatermos os perigos que a internet pode oferecer e a importância de discutirmos o tema com os estudantes para que o equilíbrio entre a liberdade e o bom senso prevaleça nas mensagens enviadas”.

Cartilha - Foram repassadas aos educadores dicas de segurança e canais de ajuda, além de informações sobre como denunciar violações. Também foram debatidos casos reais de violações, campanhas de combate ao crime e projetos interdisciplinares, bem como distribuída a cartilha da Safernet “Diálogo Virtual 2.0: preocupado com o que acontece na Internet? Quer conversar?”,  produzida em cooperação com o MPF.

O projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas” se alinha às diretrizes estabelecidas pelo Marco Civil da Internet (Lei Nº 12.965/2014), que em seu artigo 26 destaca o dever constitucional do Estado na prestação da educação para o uso seguro, consciente e responsável da internet como ferramenta para o exercício da cidadania, a promoção da cultura e o desenvolvimento tecnológico.

Além de Pernambuco, outros nove estados vão promover a oficina sobre o tema: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Paraíba e Rio Grande do Sul.
Qualquer cidadão pode acionar o MPF. Par


Truckvan estaciona em Pernambuco

Uma carreta de 15 metros, equipada com a mais alta tecnologia na área de saúde, estará estacionada durante a HOSPITALMED Nordeste, na próxima semana, no Centro de Convenções de Pernambuco. A iniciativa, que começou oferecendo serviços de mamografia e ultrassonografia para a rede pública em Olinda, tem como objetivo chamar atenção dos prefeitos de outras cidades para disponibilizar a unidade móvel em sua região. Assim, a população não precisa vir até o Recife para realizar exames ou consultas.


Atendimento gratuito para 
casos de alienação parental

Para ajudar a identificar casos de alienação parental e buscar soluções para menores e famílias de baixa renda, a Faculdade Boa Viagem, através do seu Núcleo de Prática Jurídica, oferece um mutirão de atendimento gratuito para a população nesta quinta-feira (27), das 14h às 17h30, com assistência jurídica e psicológica. O núcleo fica na Rua Arquiteto Luiz Nunes, 1274, na Imbiribeira. Mais informações pelo telefone (81) 3037-0704.



Curso no Recife aborda interlocuções entre Ferenczi e Winnicott

Estão abertas as inscrições para o curso "Ferenczi e Winnicott: Interlocuções", que o CPPL promove a partir do dia 18 de setembro, das 17h às 18h15, no Recife.

Os encontros acontecem ainda nos dias 25 de setembro, 9 e 23 de outubro e 11 de dezembro, no auditório do Centro. A capacitação é coordenada pelos psicanalistas Antonio Ricardo, doutor em Teoria Psicanalítica pela UFRJ; e Maria Helena Barros, mestre em Psicologia Clínica pela Unicap. As inscrições têm o valor de R$ 100,00.

O CPPL está localizado na Rua Cardeal Arcoverde, n.º 308, nas Graças. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (81) 3423.5751.



Ponto Cidadão promove ação 
social no próximo sábado (29)


No próximo sábado (29), a partir das 10h, o Ponto Cidadãoque oferece educação e capacitação profissional para jovens entre 16 e 24 anos em situação de vulnerabilidade social em Igarassu, realizará uma ação social na comunidade de Cuieiras em Igarassu. Haverá a distribuição de cestas básicas e um grupo de voluntário ainda fará recreação com as crianças da comunidade. Além disso, será realizado um bazar no local, com a renda revertida para o Ponto Cidadão, e uma trilha ecológica, sob a coordenação de Fernando Melo, voluntário do Ponto Cidadão.


Geraldo Julio se reúne com o novo diretor do Banco Mundial para o Brasil

Na visita de cortesia, na sede da instituição, em Brasília, o prefeito do Recife solicitou apoio para a retomada das negociações do acordo de empréstimo no valor de US$ 220 milhões

       O prefeito do Recife, Geraldo Julio, realizou uma visita de cortesia, na manhã desta quarta-feira (26), ao novo diretor do Banco Mundial para o Brasil, Martin Raiser. No encontro, que aconteceu na sede da instituição, em Brasília, o prefeito pediu apoio para a articulação junto ao Governo Federal para a retomada da tramitação e aprovação do acordo de empréstimo  no valor de US$ 220 milhões para investimentos na cidade. O montante equivale a cerca de R$ 700 milhões de reais.

     O empréstimo não é vinculado a uma área ou obra específica, mas a um conjunto de indicadores sociais e de melhoria da gestão pública. Os recursos serão destinados, sobretudo, para a realização de obras e na ampliação dos serviços de atendimento à população.

       De acordo com o prefeito, Martin Raiser, recém chegado ao Brasil, afirmou que vai procurar o Governo Federal o mais breve possível para mostrar a importância da liberação de empréstimos. "A visita ao diretor do Banco Mundial no Brasil, Martin Raiser, foi importante para a gente poder ressaltar o interesse do Recife no empréstimo de US$ 220 milhões, junto ao Banco Mundial, que está pendente de liberação na Cofiex (Comissão de Financiamentos Externos), do Governo Federal. Nós ressaltamos a importância e solicitamos também ao banco o apoio para que ele faça gestões junto ao Governo Federal para que o Ministério da Fazenda recoloque na pauta da Cofiex a liberação deste financiamento, que vai gerar empregos, obras e oportunidades no Recife para realizar ações que estão previstas na cidade", destacou o prefeito.

       O limite de endividamento do Recife gira em torno de 16%, estando bem abaixo do limite estabelecido nas Resoluções do Senado Federal, que é de 120%. Numa análise comparativa da série histórica com outros importantes municípios brasileiros, no período de 2011 a 2014, verifica-se que o índice de endividamento do município do Recife se manteve em melhor condição.

         A boa classificação de risco do Recife, a partir da possível contratação do financiamento no valor de R$ 700 milhões, aponta para um cenário ainda favorável. Mesmo que a liberação do valor pleiteado seja aprovado, o município terá a capacidade de endividamento superior a R$ 3 bilhões. Esse quadro demonstra claramente a ampla margem que o Recife tem para obter o financiamento.  

  
     As negociações para viabilizar o empréstimo ao Recife foram iniciadas em novembro de 2013, quando a Prefeitura do Recife encaminhou a carta-consulta à Secretaria de Assuntos Internacionais do Governo Federal. Ao logo de 2014 foram realizadas apresentações e discussões sobre o financiamento junto ao corpo técnico da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex). O valor pleiteado pelo município está dentro do Programa de Desenvolvimento das Políticas Públicas (Development Policy Loan - DPL) do Banco Mundial.

       Mesmo com um cenário financeiro desafiador, a Prefeitura do Recife defende a importância da continuidade do processo da contratação do empréstimo, uma vez que os investimentos são importantes pilares capazes de reaquecer a economia local. O quadro comparativo entre a Dívida Consolidada Ativa e a Receita Corrente Líquida do Recife mostra uma situação mais confortável para a contratação de empréstimos dessa ordem.    



Defesa Civil promove oficina de Cidadania e Direitos
Humanos para moradores de 21 comunidades

Nesta quinta-feira (27), a Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec) promove a oficina de Cidadania e Direitos Humanos, com os participantes do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec). A turma é composta por moradores de 21 comunidades de áreas de morro, atendidas pela Regional Noroeste.

Na aula-atividade, que acontece das 14h às 17h, a turma com cerca de 30 alunos irá visitar lugares históricos e importantes do centro da cidade. O passeio começa pelo Palácio do Campo das Princesas e segue pelo Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Monumento Manguebeat e Monumento Tortura Nunca Mais.

Nesse último ponto do roteiro, será apresentada a peça “A Cidade em Suas Mãos”, encenada pela Companhia Teatral Rosa dos Ventos, criada pela Assessoria Sócio Ambiental (ASA) da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). O espetáculo informa e conscientiza sobre um melhor direcionamento do lixo que é produzido na comunidade.  O texto aborda questões como: cuidado com as encostas e preservação da vegetação para não haver deslizamento, além de tratar sobre pontos críticos do bairro.

NUDEC - O Nudec é uma iniciativa desenvolvida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil, que capacita moradores de áreas de morro para atuarem como agentes multiplicadores de práticas seguras, a partir de cursos e oficinas de diferentes temáticas. O principal objetivo é estimular o olhar para as comunidades onde vivem e envolve-los no processo de construção de uma consciência coletiva acerca da preservação do meio ambiente, visando à minimização dos desastres.




 
 
   
O Interpoética convida você para 13º Festival Recifense de Literatura - A Letra e a Voz, em homenagem a Ariano Suassuna.

Será de 26 a 30 de agosto, na Avenida Rio Branco, Recife Antigo.

Confira a programação:

DIA 26 (quarta-feira)

19h - Onça Malhada – Intervenção de dança com Maria Paula Costa Rêgo

19h30 - As múltiplas faces de Ariano – Uma conversa com Fátima Quintas e Raimundo Carrero. Mediação de Hugo Viana

21h - Leitura de textos de Ariano por Braulio Tavares


DIA 27 (quinta-feira)

19h - Romeu e Julieta, cordel de Ariano Suassuna – Intervenção teatral com Aramis Trindade

19h30 - A importância do romanceiro popular nordestino na obra de Ariano Suassuna - Uma conversa com Carlos Newton Júnior

21h - Uma Cantoria para Ariano com Edmilson Ferreira e Oliveira de Panelas


DIA 28 (sexta-feira)

19h - Eu vivi Ariano – Uma conversa com Geninha da Rosa Borges, Virginia Cavendish e Williams Sant'anna. Mediação de Cristiano Ramos

20h - Mesa de glosas em homenagem a Ariano Suassuna – Com Dudu Morais, Genildo Santana, Henrique Brandão, Maciel Correia e Zé Adalberto – Coordenação de Cida Pedrosa


DIA 29 (sábado)
Festa do Livro (8h às 20h)

14h - Contação de histórias com Susana Morais e Tio Diego

16h - Recital poético com o grupo Doiscordéis

19h - Apresentação do grupo Em Canto e Poesia


DIA 30 (domingo)
Festa do Livro (8h às 20h)

14h - Contação de histórias com a Turma Mangue e Tal

18h - RECITATA 2015 - Concurso de Poesia Oral do Recife
 

Maiores informações em:

www.facebook.com/events/920691044669990

 

Fraterno abraço,

Os editores

 
Acompanhe o Interpoética no YoutubeTwitter e no Facebook
 
 

Editores
Sennor Ramos, Raimundo de Moraes & Cida Pedrosa







-- 
Pais adotivos, pretendentes e especialista discutem em Paulista sobre adoção tardia

                   A escolha da idade da criança é um dos pontos que mais geram dúvidas nos casais que pretendem adotar.  E com o objetivo de discutir a questão, o Grupo de Apoio à Adoção do Paulista (GAAP) realiza um encontro sobre ‘Adoção tardia’. A reunião é aberta ao público que reside em Paulista e municípios vizinhos. A programação acontece neste sábado (29.08), às 16h, na Escola Firmino da Veiga, na Rua do Sabugi, área central do Paulista.     

Exibindo 16d71af52cb643d8c5a6fa95d4e19668.jpg

   
           O evento contará com a participação da educadora e mãe adotiva Rozenaide Moreira dos Santos. Ela vai relatar um pouco sobre a experiência de ter adotado uma criança com quase sete anos de idade. O tema também será abordado pela psicóloga da 2.ª Vara da Infância e Juventude do Recife, Carolina Albuquerque. 


Paulista abre 60 vagas em cursos profissionalizantes para mulheres

Mulheres com idade de 16 a 59 anos que moram no Paulista, possuem ensino fundamental completo e desejam entrar no mercado de trabalho têm uma boa oportunidade de se qualificar. A prefeitura abre a partir desta quinta-feira (27.08) 60 vagas distribuídas entre os cursos de inspetora de qualidade, operadora de caixa de supermercado e guia turístico.

Para garantir a vaga, a candidata precisa se dirigir, de segunda a sexta, das 7 às 14h, ao CRAS que estiver disponibilizando os cursos. As interessadas devem estar munidas de RG, CPF e cópias dos comprovantes de residência e escolaridade no ato da inscrição.  

As mulheres que participarem da qualificação receberão uma ajuda diária no valor de R$ 10 para custear gastos com passagem e alimentação. As alunas também serão beneficiadas com fardamento, bolsa e apostilas.

Os cursos de inspetora de qualidade e guia turístico serão realizados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) I e II, localizados em Arthur Lundgren I e Jardim Paulista Baixo, respectivamente. Já a qualificação para operadora de caixa de supermercado acontecerá no CRAS V, que fica em Nossa Senhora da Conceição.

O início das capacitações está previsto para o mês de setembro. As qualificações durarão cerca de dois meses e meio. Os cursos são promovidos por meio de uma parceria entre a Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude do Paulista e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Confira abaixo os endereços e telefones dos CRAS I, II e V:

CRAS I – Rua Carpina, 45, Arthur Lundgren I.
Fone: 3438.4799.

CRAS II – Av. Ministro Marcos Freire, 45, Jardim Paulista Baixo.
Fone: 3437.4812.

CRAS V – Rua Funilândia, 3, Nossa Senhora da Conceição.
Fone: 3434.6419.


Show do Bem festeja Dia Nacional do Voluntariado

Os dez voluntários mais antigos e atuantes do Recife serão homenageados no domingo (30), durante o Show do Bem, que acontece no Marco Zero, no Recife Antigo, das 9h às 12h. O evento celebrará o Dia Nacional do Voluntariado, comemorado nesta sexta (28). A abertura da festa ficará por conta do Coral de Voluntários da AACD, e em seguida sobem ao palco com a cantora e compositora Adriana B, idealizadora do Show do Bem, as cantoras Cristina Amaral e Polyana Resende. O Coco, um dos ritmos mais tradicionais do Nordeste, será entoado por mulheres artesãs da ONG Sempre Viva - batizado de "Meninas de Dois Unidos", que encerrará as comemorações. O evento conta ainda com a Feirinha do Bem, composta por oito entidades sociais, com venda de produtos institucionais, brechó de roupas, bijuterias e trabalhos de costureiras e artesãs, como porta retratos, chaveiros e peças de decoração, produzidos pelas próprias organizações. A Feirinha estará aberta das 9h às 18h. 



Fim de semana agitado com a 
Festa do Berdigão em Serrambi

A Prefeitura do Ipojuca promove neste final de semana (29 e 30) a IX Festa do Berdigão de Serrambi. A primeira noite da Festa terá início às sete da noite com o show do cantor gospel Esteves Jacinto no trio elétrico que ficará ao lado do Bar de Barretos. A festa do Berdigão contará com vários atrativos para os frequentadores. Quem tiver o espírito aventureiro poderá aproveitar a Trilha de motocross com largada às 8h do domingo. Já partir das cinco da tarde, o local ainda oferecerá um espaço voltado para as crianças com alguns brinquedos, uma feira de artesanato como uma das novidades deste ano e o famoso concurso do Melhor Caldinho de Berdigão e frutos do mar, que reunirá 10 barracas que concorrentes no evento. No trio elétrico, a sete da noite, cantores de repercussão local e nacional irão tocar seus hits para o público. São eles: Dedé Baladeiro, Dom Juan e a banda Companhia do Calypso.

Confira a Programação - IX FESTA DO BERDIGÃO:
29/08
14 – Inauguração da Quadra Poliesportiva de Serrambi
15h – Torneio de Futebol
19h – Show Evangélico – Bandas Locais
21h – Esteves Jacinto – Cantor Evangélico
30/08
9h - Trilha de Motocross
17h – Brincadeiras para as crianças
18h – Concurso Gastronômico do melhor caldinho de Berdião
19h – Dedé Baladeiro
21h – Don Juan
23h – Banda Companhia do Calypso



Nenhum comentário:

Postar um comentário