segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Cidades Online

Cidades Online




Teatro da Vida

De “Causos e Fatos”, de Edson Campos e Silva, fundador do Parque dos Coqueiros, em Boa Viagem: “Relações Humanas” - A jovem e bonita diretora de Recursos Humanos de uma empresa multinacional participava de uma aula de Comunicação e Relações Humanas para estagiários admitidos para o cargo de vendedores de produtos cosméticos. - Alfredo, se eu fosse uma cliente e você estivesse tentando me vender um dos nossos produtos em um restaurante. Aí, você  sentiu vontade de fazer xixi, como diria? - Eu seria sincero e diria: Por favor, senhorita, um momento que vou fazer um xixi e volto já. - Que horror, Alfredo!!!! Isso seria muito grosseiro e de má educação! - Marcelo e você, o que diria? - Eu diria: Desculpa, tenho de ir ao banheiro, mas volto já. - Está bem melhor, mas é um tanto desagradável mencionar a palavra banheiro com uma cliente! - E você Edson? - Eu diria: - Querida, peço que me desculpe... Tenho de me ausentar um momento. Vou dar um aperto de mão a um amigo íntimo, que espero poder apresentar a você, logo após a nossa transação comercial.


É melhor rir...

 Corrigindo Ditados”: - Se Maomé não vai à montanha... é porque ele se mandou pra praia. - A esperança e a sogra são... as últimas que morrem. - Quem dá aos pobres... cria o filho sozinha.- Depois da tempestade vem a... gripe. - Antes tarde do que... mais tarde.- Em terra de cego quem tem um olho é... caolho. - Quem cedo madruga... fica com sono o dia inteiro. - Pau que nasce torto... faz xixi no chão.

...Rir sempre 
        
  Corrigindo Ditados” II: - É dando que se... engravida. - Quem ri por último... é retardado. - Quem com ferro fere... não sabe como dói. - Em casa de ferreiro... só tem ferro. - Quem tem boca... fala, mas quem tem grana é que vai a Roma!  - Gato escaldado... morre, porra!. - Quem espera... fica de saco cheio. - Quando um não quer... o outro insiste. - Os últimos serão... desclassificados. - Devagar... nunca se chega. - Alegria de pobre... é impossível.

Frase: O jornal é a vitrine do jornalista” (RS).

Poesia:
Eu sou Capibaribe   

*Robson Sampaio

(A Zé da Flauta)

Dos mangues do rio arranquei
a carne da sobrevivência:
as iguarias das mesas das sirigaitas.

Das águas do rio tirei
o som da flauta;
a composição dos pássaros,
a sinfonia de todos os cânticos.

Vim de muito longe,
passei por Beberibe;
eu sou recifense,
eu sou Capibaribe.

Nas correntezas do rio embalei
os nossos sonhos,
o mergulho profundo:
ora vida, ora morte.

Vim de muito longe,
passei por Beberibe;
eu sou recifense,
eu sou Capibaribe.

* Jornalista, poeta, da Academia Recifense de Letras/Cadeira 22- Patronesse: Thargélia Barreto de Menezes, e da União Brasileira de Escritores (UBE/PE).


  Companheiros:
A minha coluna Cidades Online é publicada no www.robsonsampaio.blogspot.com,  de 3ª.-feira a sábado  e, no domingo, Teatro da Vida/Causos   – Frase - Poesia. Divulguem e mandem notícias/notas para o e-mail: rsampaioblog@gmail.com. Abs e obg.


Parabólica: 


Policiais Civis de Pernambuco decretaram estado de greve

Categoria vai realizar um calendário de mobilizações e pode parar por tempo indeterminado no primeiro bimestre de 2016

Os policiais civis de Pernambuco decretaram Estado de Greve na noite desta sexta-feira (27), após assembleia realizada em frente a sede do Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco).


FOTOS: Tempus Comunicação/Sinpol

Em Estado de Greve, os policiais retomam um calendário de mobilizações, com o próximo protesto já nesta terça-feira (1/12) em Petrolina, Sertão do São Francisco. Caso as negociações com o Governo do Estado não avancem, os policiais devem decretar greve por tempo indeterminado em qualquer momento do primeiro bimestre de 2016.

"Diante da postura intransigente do Governo, poderemos parar nossas atividades", disse Áureo Cisneiro, presidente do Sinpol. "A gente está dando um prazo grande para o governo negociar com a gente, não é possível que até lá o governo não negocie", disse.


      Matrículas da rede municipal do Recife começam nesta segunda
Pais e responsáveis devem garantir a vaga do aluno pela internet até o dia 11 de dezembro
            As matrículas da rede municipal de ensino do Recife começam nesta segunda-feira (30). São mais de 22 mil vagas para turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). Os novatos interessados em estudar nas escolas, creches e creches-escolas da Prefeitura do Recife têm até o dia 11 de dezembro para reservar, pela internet, uma vaga para o ano letivo de 2016. O site www.recife.pe.gov.br/matriculaonline poderá ser acessado por computador, tablet ou celular. Ao confirmar a escola escolhida no site, a vaga já fica reservada, mas o responsável pelo estudante cadastrado no sistema online de matrícula deverá comparecer à escola solicitada para confirmação da matrícula, entre os dias 14 e 18 de dezembro. Na segunda, o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, acompanha, às 7h, o início do processo de matrículas na Escola Municipal Pedro Augusto, situada na rua Barão de São Borja, 279, bairro da Boa Vista.
            No site, o estudante ou responsável deve informar a série que pretende cursar. A partir daí, o sistema mostrará as opções de escolas mais próximas que dispõem de vagas. Também existe a possibilidade de filtrar as opções para que sejam mostradas apenas as unidades em um determinado bairro. Para saber qual a unidade de ensino mais próxima, é possível consultar o mapa disponível no site da matrícula. "Os interessados devem acessar o site o quanto antes para garantir vaga na escola de sua preferência. Quem deixar para fazer a reserva no fim do período encontrará menos opções disponíveis", avisa o secretário Jorge Vieira.
            Quando o processo for concluído, o aluno deve imprimir o comprovante de reserva de matrícula para levar à escola na fase de confirmação de matrícula. Quem não tiver impressora pode salvar o número de protocolo, gerado ao final do processo de reserva, para ter acesso ao comprovante em outro momento. Depois, o estudante ou responsável poderá clicar na aba “consultar estudante”, digitar o número do protocolo e imprimir ou apresentar esta numeração na escola no período de confirmação de matrícula.
CONFIRMAÇÃO - Entre os dias 14 e 18 de dezembro, o aluno ou responsável precisará ir à escola para de fato confirmar a matrícula. É necessário apresentar comprovante da reserva de matrícula online, documento de transferência da escola de origem, duas fotos 3x4 recentes e cópias da certidão de nascimento ou RG, carteira de vacinação, cartão do SUS e comprovante de residência. Os beneficiários do Bolsa Família também devem levar cópia do Número de Identificação Social (NIS).
            O secretário municipal de Educação destaca que os estudantes e responsáveis não precisam madrugar nas escolas para garantir a vaga. "Se a pessoa conseguiu fazer a reserva no site é porque a vaga existe; ninguém vai tirá-la do aluno. O estudante só perde a vaga se a matrícula não for confirmada presencialmente entre os dias 14 e 18. Na internet, só é feita a reserva da matrícula. A vaga só é garantida depois da apresentação dos documentos na escola. Quem não fizer isso perde a vaga", explicou Jorge Vieira.
            Quem tiver dificuldade de acesso à internet pode fazer a matrícula nos computadores de uma das 36 escolas municipais de Anos Finais do Ensino Fundamental ou em uma das 18 Unidades de Tecnologia na Educação (Utecs). Os endereços estão disponíveis no site da Prefeitura do Recife. Em caso de dúvida, os estudantes e responsáveis podem ligar para o 0800.200.6565. O atendimento é das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira, a partir desta quinta-feira (26). Outra opção é enviar e-mail para matriculaonline@recife.pe.gov.br.

            Dos 87 mil estudantes que atualmente estudam na rede municipal de ensino do Recife, 67 mil alunos tiveram a matrícula renovada automaticamente em outubro, portanto não precisam acessar o site. A previsão é de que a rede tenha um total de 89 mil alunos no ano letivo de 2016, distribuídos nas 308 escolas, creches e creches-escolas municipais.


Bairro do Recife se ilumina para receber o Ciclo Natalino

Na noite deste domingo (28), o prefeito Geraldo Julio inaugurou a decoração natalina que contou com árvore, corredor de luzes e presépio, além de queima de fogos que marcou o início à programação do período

Uma noite de muita beleza e delicadeza, marcada por luzes e queima de fogos. Foi assim que o Bairro do Recife recebeu a inauguração da decoração natalina 2015, realizada pela Prefeitura do Recife, que transformou o local em um grande corredor luminoso, representando a magia do Natal, um dos períodos mais belos do ano. Para marcar o início dos festejos do período, o prefeito Geraldo Julio, acompanhado da família, inaugurou a árvore de Natal, localizada na Av. Rio Branco, e assistiu a queima de fogos que, na noite deste domingo (29), anunciou mais um início de Ciclo Natalino.

"Estamos iniciando mais um ciclo natalino que valoriza a cultura popular. Toda a nossa programação inclui artistas da terra, com reisados, pastoris, cantatas, tudo voltado para o que produzimos. Hoje, inauguramos esta linda decoração que valoriza o bairro do Recife, coração da nossa cidade. Que venha um lindo período de celebração para todos nós", afirmou o prefeito Geraldo Julio.

Acesas, as luzes da Avenida Rio Branco que compõem a decoração natalina do Recife, inauguraram oficialmente o ciclo festivo, dando início a beleza do período. De acordo com o presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR), Diego Rocha, a cidade vai receber atrações o mês inteiro "Na programação do Ciclo Natalino vão haver cantatas, pastoris, reisados, mas também shows, fogos, concurso de decoração e os espetáculos "Natal para Sempre" e "O Baile do Menino Deus", que já fazem parte da agenda da cidade, e encerramos em janeiro com a queima da Lapinha", explicou o presidente, que lembrou ainda que, neste ano., a Prefeitura do Recife homenageia o Boi Matuto da família Salustiano e o Mestre Cirandeiro João da Guabiraba, por toda a contribuição dos grupos  à cultura do Recife.




Fotos: Marcos Pastich/PCR

   Na decoração, idealizada por Fabiana Ramalho, gerente geral de Arquitetura e Engenharia da FCCR, o recifense poderá encontrar um grande corredor de luz, árvores muito iluminadas e um ambiente rico de energia. "Temos um corredor composto por uma cortina de luz branca, formada por 7.650 metros lineares de cordão luminoso e 1.026 metros lineares de mangueira Led, tudo isso montado sobre a alameda, fazendo com que se torne um túnel.  As árvores aqui da Av. Rio Branco receberam 50 refletores de luz verde, que realçaram a beleza das copas. A árvore principal, natalina, tem 14 metros de altura, e a estrutura marca este ano a entrada da avenida, próximo às margens do Rio Capibaribe, decorada com muitas luzes, com esferas amarelas, com luz pisca, numa alusão às árvores que são montadas nos lares, para simbolizar a família, e todo o nosso desejo de boas energias", explicou a gerente.


Já na saída da Rio Branco, virada para a Av. Alfredo Lisboa, próximo ao Marco Zero, foi montado um presépio, onde esculturas de cerâmica feitas em tamanho natural remontam à cena do nascimento de Jesus na manjedoura. Marcando as extremidades da alameda ainda serão utilizados 300 tubos decorativos. Para Maria Ângela, ver o bairro do Recife todo iluminado foi um momento de muita emoção. "Está tudo muito bonito. O presépio, as luzes, toda essa passarela. Foi muito lindo poder ver a queima de fogos, até me emocionei. As crianças também adoraram, ficaram encantadas", disse a comerciante que passeava pelo bairro com seus dois filhos.

Confira a programação completa do Ciclo Natalino no link:


Convite Ato pela Paz - Natal Sem Fome dos Sonhos 2015                                                                  

 

Contamos com sua presença no Ato Ecumênico de Oração Pela Paz, a se realizar no Parque Treze de Maio, centro do Recife, no domingo, dia 06 (seis) de dezembro de 2015, a partir das 16 horas , dentro da programação da campanha Natal Sem Fome dos Sonhos de 2015.
Participe sintonizando paz e leve sua doação em alimentos para aqueles que mais precisam.
O ato acontece desde o ano 2000, inspirando no exemplo de Dom Helder Câmara e acontecerá diante de uma mesa gigante com pães, frutas e livros, que serão distribuídos ao final da confraternização como símbolo de que não falte comida nas mesas de nenhuma família na face da Terra.


Especialistas discutem Odontologia Estética no Recife
Você certamente conhece alguém que coloca a mão na frente da boca na hora de rir. Muitas pessoas chegam até a evitar situações sociais, por vergonha dos problemas dentários. Embora ainda seja grande o número de pacientes que vão nos consultórios devido à dor de dente, tem crescido o número dos que vão em busca de implantes, aparelhos corretivos, cirurgias na gengiva, clareamentos e outros procedimentos prioritariamente estéticos. O Tratamento Odontológico Estéticovai ser tema do Congresso do Colégio Brasileiro de Medicina e Saúde (CBMS), neste sábado e domingo (05 e 06), noMercure Recife Mar Hotel Conventions, em Boa Viagem, zona sul do Recife.
Segundo os odontologistas, o tratamento mais procurado da odontologia estética é o clareamento. Mas, atualmente, a toxina botulínica, popularmente conhecida como botox, vem ganhando espaço também nos consultórios dentários, para minorar dores e disfunções na mandíbula, além de deixar o sorriso mais bonito, sobretudo, quando a gengiva aparece mais do que deveria.
aplicação do botox nos consultórios dentários tem sido bastante procurada para o tratamento de bruxismo, disfunção que afeta cerca de 30% dos brasileiros. O tratamento com o botox pode aliviar as dores decorrentes dessa prática, uma vez que consiste na infiltração da toxina em determinados pontos dos músculos que possuem papel importante na mastigação.


De acordo com a dentista e palestrante do curso “Uso da Toxina Botulínica e Preenchimento na Odontologia”, Elisabeth Almeida, alguns pacientes, quando sorriem, apresentam um excesso de gengiva na parte superior da boca,o que provoca o ressecamento da área. Com uma aplicação de botox, é possível solucionar o problema, evitando cirurgias. Basta aplicar a toxina nos músculos levantares do lábio superior. O resultado é um sorriso mais harmônico e espontâneo. “Com o uso da substância, é feito o relaxamento da musculatura perioral, ao redor da boca, o que faz com que diminua a expressão de estar com o sorriso mostrando excessivamente a gengiva”, explica a especialista.
Os interessados em participar do Congresso podem se inscrever através do número 9 9859-6021. No final do curso será conferido certificado.
Serviço:
Congresso do Colégio Brasileiro de Medicina e Saúde (CBMS)
Dias: 0
5 e 0de dezembro
Local: 
Mercure Recife Mar Hotel Conventions (antigo Mar Hotel), localizado na Rua Barão de Souza Leão, 451 - Boa Viagem
Informações: 
9 9859-6021


Shopping Costa Dourada vai sortear três Renault Clio

O Shopping Costa Dourada está com uma promoção que promete tornar o Natal ainda mais feliz. O centro de convivência do Cabo de Santo Agostinho vai sortear três Renault Clio zero quilômetro entre os seus consumidores. A promoção começa nesta terça-feira (dia 1° de dezembro) e vai até o dia 17 de janeiro, quando os veículos serão sorteados, e promete aquecer ainda mais as vendas de final do ano no Shopping Costa Dourada.

Para participar desta mega promoção, basta trocar notas fiscais de compras nas lojas que aderiram à campanha por um cupom que dá direito a concorrer ao prêmio. Cada R$ 200 em notas fiscais vale um cupom. A troca poderá ser feita até o dia 16 de janeiro e os cupons deverão ser colocados em uma urna localizada na área interna do shopping. O sorteio será realizado no dia 17 de janeiro. 

“Essa é uma promoção inédita no Cabo de Santo Agostinho e acontece em um momento em que a maioria dos shoppings não está sorteando prêmios no final do ano. Essa iniciativa foi pensada para trazer um verdadeiro presente de Natal para os nossos clientes, depois de enfrentar um ano com tantos obstáculos”, destaca a gerente de marketing do shopping, Ana Claudia Guimarães.

Os três Renault Clio é o presente maior que o centro de compras está oferecendo neste Natal, mas a programação do Shopping Costa Dourada tem também muita diversão e novidades. Inspirada no tema “Fábrica de Brinquedos”, a campanha de Natal do Shopping Costa Dourada conta com oficinas de brinquedos e de cartinhas para o Papai Noel, apresentações de corais e da Orquestra Filarmônica do Cabo e outras atrações que prometem muita alegria e emoção. Conheça mais no site: www.shoppingcostadourada.com.br





Vestibular do IFPE registra menor índice de abstenção dos últimos seis anos

O percentual de faltosos foi de 14,12%. Feras podem consultar gabarito preliminar a partir das 15h.

A abstenção do Vestibular 2016 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), realizado neste domingo (29), fechou em 14,12%. O índice é o menor dos últimos seis anos. Nas provas que ocorreram em 2010 a porcentagem de faltosos foi de 11,88%. Em 2015, a abstenção foi de 16,95% e em 2014, 17,14%.

Um total de 29.865 candidatos se inscreveu na seleção para disputar as 6.332 vagas oferecidas em 15 campi da instituição. A partir das 15h, o gabarito preliminar será divulgado no site da Comissão  do Vestibular (CVEST), no endereço http://cvest.ifpe.edu.br. Quem discordar das respostas tem somente esta segunda (30) para apresentar recursos, das 8h às 17h, no campus onde o candidato concorre à vaga. O gabarito definitivo será divulgado no dia 4 de dezembro.

A prova ocorreu em clima de total tranquilidade nos 62 prédios espalhados pelo Estado. Os candidatos aos cursos superiores tiveram que resolver 50 questões e realizar uma redação sobre um entre dois temas propostos “Redução da maioridade penal: solução para a diminuição da violência no Brasil?” ou “Os impactos socioeconômicos do atual fluxo de refugiados para o Brasil”. Já os que tentam uma vaga de curso técnico responderam 30 questões, distribuídas entre disciplinas de Português, Matemática e Conhecimento Gerais. A divulgação do resultado do Vestibular está prevista para o dia 18 de dezembro.

As vagas ofertadas no Vestibular 2016 do IFPE são distribuídas pelos campi da instituição localizados em Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão.

Para os cursos técnicos, são oferecidas 1.684 vagas na modalidade integrado e 4.028 na modalidade subsequente. Também são ofertadas 120 vagas para os cursos de Qualificação Profissional do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), além de 500 vagas para os cursos superiores com início no primeiro semestre de 2016.

Quem não se inscreveu no Vestibular, mas prestou o Enem, ainda poderá concorrer a outras 384 vagas de cursos superiores, todas elas referentes à segunda entrada de 2016, que serão preenchidas através do SiSU. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2125.1724 ou pelo e-mail: cvest2015@reitoria.ifpe.edu.br.




Nenhum comentário:

Postar um comentário