terça-feira, 24 de novembro de 2015

Cidades Online





Cidades Online
Quarta-feira
25.11.15

Oposição quer saber da grana do Governo...

A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), apresentou nesta segunda (23) um pedido para que o presidente da Comissão de Finanças, Clodoaldo Magalhães (PSB), convide os secretários do Planejamento, Danilo Cabral, e da Fazenda, Márcio Stefani, para a próxima reunião da comissão, quando serão debatidas as emendas da Lei Orçamentária Anual (LOA) para esclarecer melhor o plano de investimentos para 2016 e a real situação financeira do Estado. Segundo o deputado Silvio Costa Filho (PTB), líder da Bancada de Oposição, há três pontos que precisam ser melhores esclarecidos. “É preciso ficar claro quanto, efetivamente, o Governo conseguiu economizar daquele pacote de cortes de gastos de R$ 920 milhões; quanto ficará, de fato, de restos a pagar, e qual será a real capacidade de investimento do Estado em 2016”, ponderou o parlamentar. Costa Filho destacou ainda a necessidade de o Governo do Estado reforçar o caixa da saúde, com anulação de dotação orçamentária de áreas meio (como publicidade e consultoria) e priorizar os investimentos já iniciados, ao invés de anunciar novas ações.

Foto Alepe/Cortesia



...conjunto e obras paradas

“Visitamos na última sexta-feira um conjunto de obras paradas no Sertão do Moxotó. E isso tem sido constante no que estamos encontrando nas visitas do Pernambuco de Verdade”, destacou Costa Filho. “Foram oito obras prometidas e não entregues só em Arcoverde e Buíque, que vão desde a sede do Corpo de Bombeiros, à Estrada do Catimbau e Campus da UPE. É assim que o Governo está trabalhando. Anuncia um novo investimento e esquece o que tinha prometido antes”, completou o deputado Júlio Cavalcanti (PTB). 


Câmara discute Plano...   

Acontece, hoje, a partir das 9h, no Plenarinho da Câmara Municipal, uma audiência pública para discutir o Plano Diretor Cicloviário (PDC), proposta pela vereadora Marília Arraes. Lançado em fevereiro de 2014, o plano foi encomendado pelo Governo de Pernambuco e pela Prefeitura do Recife, com o objetivo de converter a bicicleta em um meio de transporte cotidiano. Mas, até agora, não saiu do papel.

Foto: Wilfred Gadêlha/Cortesia



...Diretor Cicloviário

Para a audiência foram convidados o secretário estadual de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, responsável pela implantação do PDC, o secretário de Mobilidade e Controle Urbano da Prefeitura do Recife, João Braga, a diretora-presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Taciana Ferreira, e também o promotor de Meio Ambiente da capital, Ricardo Coelho. Além disso, são esperados cicloativistas e integrantes da Associação Metropolitana dos Ciclistas do Grande Recife, uma das principais críticas da condução do processo de implantação do PDC.

Sujeira, esgoto e desaso...

Do leitor Christovam Guerra/Recife: “Relendo o livro ‘O Recife & Outros Poemas’, do poeta e jornalista Robson Sampaio. Então, falando nisso... desde 2011, reclamo do abandono da Praça Machado de Assis, atrás do Cinema São Luiz, no Bairro Boa Vista, que é um caos. Sempre repito que de praça só tem o nome, diante do abandono que existe naquele ‘canto morto’ por trás do São Luiz, com acesso pela Rua Sebastião Lins e saída pela Rua Clube Náutico Capibaribe. Sujeira e esgotos a céu aberto”.


...no Centro do Recife

Guerra conclui: “Terra batida, embora conste como sendo calçada na Prefeitura - há décadas comeram o dinheiro e nada fizeram - o que  comprova o descaso público por mais de 35 anos. Entra governo, sai, volta, entra um novo e nada e nenhum projeto específico para o “canto morto”. Nem parece que está no Centro da Cidade do Recife e chegando ali parece que você está em Manari, conhecida mundialmente como o município mais pobre de Pernambuco. Duas vergonhas: Manari e a Praça Machado de Assis”.

Porto de Galinhas ganha...  

Um dos destinos turísticos mais famosos do Brasil, a Praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, Litoral Sul do Estado tem, desde último final de semana, um atrativo a mais para os moradores, turistas e frequentadores do balneário: um grande letreiro, com a nova marca do balneário, foi instalado na Praça das Esculturas, um dos principais pontos turísticos. Possui o nome da praia em com cores vermelho, amarelo, verde e azul, tem três metros de altura por cinco de comprimento e pesa, aproximadamente, 1,5 toneladas. 


Foto: Danilo Luiz/Prefeitura do Ipojuca

  


...letreiro turístico

O letreiro é confeccionado por peças de compensado MDF naval, epóxi, sendo revestido por fibra de vidro, com cobertura de substrato naval de baixa absorção de calor, para resistir bem às intempéries do clima e pintura automotiva. A peça foi produzida pela empresa Forma Propaganda e foi um investimento realizado pelo Trade Turístico de Porto de Galinhas em parceria com a Prefeitura do Ipojuca, através da Secretaria de Turismo e Cultura. À noite, o atrativo ganha iluminação especial, direcionada na base das letras em spot de LED.




Parabólica:

ESUDA realiza... - A Faculdade ESUDA realiza nesta quinta-feira (26) o novo vestibular para os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Psicologia Formação e Psicologia Licenciatura; nos turnos matutino, vespertino e noturno.

...novo vestibular - As inscrições podem ser feitas até o dia 25 através do site (http://www.esuda.com.br/), e até às 16h do dia 26, no campus da faculdade, no na Boa Vista, no Centro do Recife. As provas serão realizadas das 19h às 22h. Os alunos aprovados terão 25% a 30% de desconto na matrícula. Mais informações através dos telefones (81) 3412. 4250, (81) 3412.4235, (81) 3412.4252.

Minha Janela... - A cidade do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, estará sendo retratada em contos, poemas e fotos pela escritora cabense Vera Rocha, em sua recente publicação “A Cidade Vista da Minha Janela & Outros Olhares”.


...& Outros Olhares - O livro está sendo lançado, em vários momentos na cidade e, desta vez, será na Escola Eronides Soares, na aAv. Ernestina Batista, s/n, em Pontezinha, neste sábado, 27 de novembro, às 16h. Com roda de diálogo e tarde de autógrafos e a participação de integrantes da Academia de Letras do Cabo.


Companheiros:
A minha coluna Cidades Online está no www.blogdorobertosantos.com, de 3ª-feira a sábado. No domingo, Teatro da Vida/Causos – Frase - Poesia. E no www.robsonsampaio.blogspot.com. Divulguem e mandem notas para o e-mail: rsampaioblog@gmail.com. Abs e obg.



Hoje, quarta 25, tem SARAU, com o Véio Mangaba






Recife define metas e ações 
para reduzir Gases do Efeito Estufa

Com vista à Conferência das Partes (COP – 21), mais importante evento mundial sobre clima realizado pela ONU, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife apresentará, nesta quarta-feira (25), às 9h, as metas e o plano de ações para reduzir as emissões de Gases do Efeito Estufa, na capital pernambucana. Também serão expostos os projetos municipais a serem divulgados na COP, para investidores internacionais. As apresentações fazem parte da reunião do COMCLIMA, no Museu da Cidade, no Forte das Cinco Pontas.   

O quê: Recife apresenta metas e ações para reduzir Gases do Efeito Estufa e projetos que vão para COP-21
Quando: nesta quarta-feira (25), às 9h
Onde: no Museu da Cidade, no Forte das Cinco Pontas.

Paulista lança o Projeto Esportes Para Todos
A iniciativa visa oferecer eventos que favoreçam a socialização e disseminação da cultura esportiva no município

Com o intuito de incentivar o acesso ao esporte, lazer e cultura, proporcionando o crescimento pessoal e social de cerca de 12 mil crianças e adolescentes, com idade entre 07 e 16 anos, do município, a Prefeitura do Paulista lança neste domingo (28.11) o “Projeto Esportes Para Todos.” Os jovens interessados em participar do primeiro dia da ação poderão comparecer à Praça Emílio Russel, localizada no bairro de Maranguape II, a partir das 8h.

O projeto, patrocinado pelo Ministério dos Esportes, terá duração de seis meses e contemplará 10 bairros da cidade, entre eles, Paratibe, Jaguarana, Mirueira e Janga. As atividades serão realizadas em espaços públicos como parques, quadras, praças e campos. Durante as ações serão oferecidos ao público, oficinas recreativas, esportivas e culturais como danças, jogos, lutas marciais e ginástica. Todas de forma livre e gratuita, reforçando a proposta de inclusão social.

Outros serviços como testes de glicose, palestras, recadastramento do CadÚnico e bolsa família, inscrição para Carteiras de Livre Acesso e Idosos, emissão de RG e Assessoria Jurídica, também estarão disponíveis. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude, em parceira com as secretarias de Saúde, Educação, Defesa Civil, Política Para as Mulheres, Meio Ambiente e Assuntos Jurídicos.


Copa comemora os 50 anos da chegada do karatê em Pernambuco

Os admiradores e seguidores das artes marciais, principalmente do karatê, comemoram uma passagem importante dessa milenar filosofia neste domingo (29). A Copa Kawamura de Karatê é um evento pioneiro da modalidade em Pernambuco, que veio ao longo de várias edições revelando atletas e contribuindo para o crescimento desta nobre arte. Nesta edição especial vem coroar um momento singular: a celebração da marca dos 50 anos da introdução do Karatê no estado de Pernambuco, pelo mestre Hayashi Kawamura. Além de um evento esportivo, será um grande encontro entre academias dentro de um grande evento.

           Na década de 60, a convite do Governo do Estado de Pernambuco, o mestre Kawamura  passou a dar treinamento à polícia pernambucana, por conta da necessidade do governo de  aprimorar e profissionalizar  os agentes de segurança. Logo depois também passou a dar aulas aos Alunos do Curso de Oficial da Academia da Policia Militar de Pernambuco. Foi também responsável pela criação da Federação Pernambucana de Karatê, considerada uma das mais importantes do Brasil.
        
Serviço:Domingo, 29 de Novembro de 2015
8h-  Clube Municipal do Paulista
Rua do Nobre, Paulista



Recife vai sediar a primeira Cantata Natalina dos três poderes
O evento acontecerá, de forma inédita, no dia 6 de dezembro na praça da República, reunindo poder executivo, judiciário e legislativo
 Fotos: Wagner Ramos/SEI

                O ciclo natalino do Recife este ano vai começar de uma forma diferente. Numa iniciativa inédita e integrada, a Prefeitura do Recife, em parceria com o  Governo do Estado, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), vai celebrar, no dia 6 de dezembro, a união e o desejo de um final de ano feliz na Cantata Natalina, que vai ocorrer na Praça da República.
                A primeira-dama do Recife, Cristina Mello, apresentou os detalhes do evento junto da primeira dama do estado, Ana Luiza Câmara na tarde desta terça-feira (24). "É a primeira vez que estamos juntos nessa jornada, num projeto muito bonito. Nós, enquanto Prefeitura do Recife não podíamos deixar de atender a um convite tão nobre. É tempo de planejarmos a paz, o mundo está pedindo isso nesse momento, que tem sido tão doído, com tragédias ambientais e humanas. Estamos aqui juntos para mostrar que Pernambuco está unido, forte, e o Recife está trazendo os sentimentos de paz e renovação, e muita fé e esperança de um novo ano ainda melhor para o nosso povo", declarou Cristina.
                A Cantata Natalina da Praça da República vai oferecer ao público um espetáculo que vai contar com uma abertura tradicional, com a apresentação de reisados e pastoris na própria praça. Em seguida a programação continua, distribuída em três palcos, iniciando as apresentações na frente do Palácio da Justiça de Pernambuco, depois em frente ao Teatro de Santa Isabel, e encerrando no Palácio do Governo. Entre as atrações estão a Orquestra e Coral Criança Cidadã, a  Banda Sinfônica e Coral Cidade do Recife, além dos Corais e Orquestra de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música e da Assembleia Legislativa.

                Para complementar a beleza da festa, a Praça da República vai estar iluminada de forma especial, e vai contar ainda com um presépio, além da fonte em funcionamento. Todos os portões de acesso à praça estarão abertos, e todos os equipamentos que vão sediar o espetáculo, localizados no entorno da praça (o Palácio do Campo das Princesas, o Palácio da Justiça e o Teatro Santa Isabel) também estarão com iluminação temática, compondo a decoração geral da Cantata.





Confira os detalhes:

ESTACIONAMENTO/TRANSFER
Para garantir o conforto, segurança e mobilidade do público, quem for ao evento de carro contará com três pontos de estacionamentos gratuitos: as sedes da Prefeitura do Recife, com 350 vagas, e do Tribunal Regional Federal – 5ª Região (TRF5),  ambos situados na Avenida Cais do Apolo, além da Assembleia Legislativa, situada na Rua da Aurora. O transporte do público será realizado por ônibus cedidos pela Urbana-PE (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros no Estado de Pernambuco). O embarque e desembarque para aqueles que estacionarem seus veículos na sede da Prefeitura ou no TRF5 será realizado na Rua Martins de Barros (em frente à Secretaria da Fazenda). Já o embarque e desembarque daqueles que preferirem estacionar na Alepe será feito na Rua do Sol, em frente ao Liceu de Artes e Ofícios. Todos os portões de acesso à Praça estarão abertos.
ACESSIBILIDADEAs pessoas com necessidades especiais contarão com um serviço de transfer especial. O transporte dos passageiros será realizado por veículos adaptados do programa estadual PE Conduz, a fim de garantir comodidade e integridade física dos usuários.  E mais: toda a programação contará com tradução em Libras para as pessoas surdas e audiodescrição para os cegos.

SEGURANÇA

A Polícia Militar fará a segurança do evento com policiamento ostensivo e apoio da Central de Vídeomonitoramento.  A Guarda Municipal do Recife estará a postos com 25 Agentes do Grupamento Tático Operacional.  O Corpo de Bombeiros será responsável pelo socorro de urgência, atendimento pré-hospitalar e prevenção a incêndios.
TRÂNSITOA Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou um esquema especial de monitoramento de tráfego para a Cantata Natalina.  A operação vai ter início na noite da sexta-feira (4), com o monitoramento da área durante a montagem da estrutura do evento. Na ocasião, nenhuma via deverá ser interditada. Já no domingo (6), a partir das 16h, todo o entorno da Praça da República será interditado, na altura dos cruzamentos com a Ponte Buarque de Macedo e a Avenida Dantas Barreto. Dessa forma, os condutores que desejarem acessar o Bairro do Recife deverão realizar o desvio pela Avenida Dantas Barreto, Avenida Nossa Senhora do Carmo e Avenida Martins de Barros, depois acessar a Ponte Buarque de Macedo, que terá sua circulação mantida. Já as pessoas que pretendem sair do Bairro do Recife deverão utilizar a Avenida Cais do Apolo. No total, um efetivo formado por cerca de 20 agentes de trânsito será utilizado durante a operação, que tem o intuito de garantir a segurança viária e a orientação dos condutores. 
CONTROLE URBANOA Secretaria Executiva de Controle Urbano do Recife (Secon) também montou um esquema especial para garantir a organização dos espaços públicos e o controle do comércio informal durante a Cantata Natalina. No total, 22 fiscais vão estar dispostos em pontos de monitoramento realizando rondas para coibir abusos e irregularidades. Apenas ambulantes cadastrados para o Bairro do Recife vão poder comercializar no evento, desde que nos locais indicados e com equipamentos autorizados.
CICLOFAIXAA Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, fará uma alteração no percurso da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, em função da Cantata Natalina. Apenas no dia 6 de dezembro será desativado o trecho da ciclofaixa da Ponte Princesa Isabel e o trecho em frente ao Palácio do Campo das Princesas. 


A ilusão dos “projetos de desenvolvimento” em Pernambuco


Heitor Scalambrini Costa

Professor da Universidade Federal de Pernambuco

Nos últimos anos em Pernambuco, a máquina de propaganda do governo estadual, aliado a mídia empresarial, e a setores cooptados da academia tem insistentemente anunciado a implantação de grandes empreendimentos econômicos para mudarem a vida dos pernambucanos. Chamam a isso de “desenvolvimento”, mas que na realidade acaba promovendo conflitos socioambientais de grandes proporções. Vejam bem.


O Complexo Industrial Portuário de Suape (CIPS), cujos investimentos já ultrapassaram 60 bilhões de reais é um dos exemplos de uma obra contestada desde seu início, nos anos 70 do século passado. Prometida como a redenção econômica do Estado, o novo Eldorado, a jóia da coroa, tornou-se um pesadelo para milhares de trabalhadores e moradores do entorno do Complexo. Estima-se que já foram demitidos 42 mil trabalhadores da indústria de petróleo, 4 mil da indústria metal mecânica e 5 mil do setor de fretamento. Além da expulsão de mais de 10 mil famílias que moravam naquele território e viviam da agricultura familiar, da pesca e da coleta de mariscos. Hoje sobrevivem nas periferias das cidades, cujos modos de vida foram interrompidos drasticamente.


Mesmo com anúncios oficiais de recordes, ano a ano, na movimentação de cargas, o que se verifica no CIPS são obras paradas, estagnação da produção, demissões em massa de trabalhadores desamparados dos seus direitos trabalhistas, desastre ambiental, além das violações dos direitos humanos com expulsão truculenta dos antigos moradores. Com esta realidade os dirigentes do Estado deslocaram seu discurso “desenvolvimentista” para o litoral norte, para a fábrica da Fiat, como novo polo de “desenvolvimento” em Pernambuco. Todavia aquele território vivencia uma situação que não é a mesma anunciada pela propaganda oficial. Inúmeros problemas socioambientais estão ali presentes.


Hoje é a instalação de parques eólicos a bola da vez no discurso da salvação econômica do Estado. O que se verifica nos últimos anos, com o que agora é conhecido como o negócio dos ventos” é o crescimento vertiginoso destes empreendimentos, com a instalação de centenas e milhares de aerogeradores, em particular no Nordeste brasileiro. Mais do que aspecto econômico, a energia eólica traz consigo uma carga de contradições. Nos estados como a Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará movimentos sociais e populações atingidas denunciam violentos conflitos e situações de injustiça ambiental relacionada à implantação dos parques eólicos.


Em Pernambuco se inicia um processo sem discussão com os envolvidos, que não leva em conta os erros cometidos em outros estados/municípios. Segundo a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico “30 parques eólicos estão em fase de projeto ou construção e cinco já em fase de operação, localizados em 14 municípios do Estado, somando mais de R$ 3 bilhões em investimentos. Quando todos estiverem operando terão capacidade para gerar mais de 800 Megawatts (MW)”. É lamentável que não se estabeleça procedimentos consultivos e um cuidado maior para evitar o ocorrido em outros municípios. As decisões são monocráticas, sem consultas e discussão com as populações envolvidas, com as prefeituras locais, com os sindicatos de trabalhadores rurais, enfim, com a sociedade.


Ao invés disso, autoritariamente, entre quatro paredes são estabelecidos acordos com os empreendedores no que se refere à concessão de facilidades, de benefícios, como por exemplo, a promessa de mudança da política estadual florestal (Lei 11206/95), dispensando a obrigatoriedade de elaboração de Estudos de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental – EIA/RIMA para supressão parcial ou total da vegetação de preservação permanente (PL 407/2015). Nesta proposta estes estudos não serão mais obrigatórios, para os “negócios dos ventos”.


Nestes acordos nada transparentes constam mudanças danosas ao meio ambiente e consequentemente às pessoas, como o aumento da altura da vegetação que delimita as áreas de proteção permanente (APP), já que o potencial eólico no Estado se encontra nestas áreas. Como o projeto de lei 396/2015 prestes a ser votado em plenário, sendo já aprovada pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa (ALEPE). Assim as áreas de proteção permanente se tornam vulneráveis. E finalmente, outro compromisso assumido junto aos empresários foi às autorizações para supressão de vegetação no bioma Caatinga para a instalação dos parques eólicos. Desde 2012, mais de 800 ha já foram autorizados pela ALEPE para o desmatamento neste bioma, através dos seguintes leis votadas e aprovadas pela ALEPE: Lei 14.897/2012, Lei 14.990/2013, Lei 15.336/2014,Lei 15.394/2014, Lei 15.395/2014, PLO 128/2015 e PLO 457/2015. .

O que de fato existe hoje é um modelo vigente de análise da economia medida pelo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) que está em cheque. Este modelo é uma falácia, pois não considera a profunda intervenção que é realizada em seu nome nos ritmos da natureza e a exploração predatória desenfreada dos bens e serviços dos ecossistemas, em nome do aumento do PIB, acarretando enormes prejuízos e colocando em risco o equilíbrio dos ecossistemas.

Um forte apelo para justificar as mudanças em curso na legislação ambiental e para o desmatamento é que os parques eólicos vão gerar emprego e renda. Entretanto, tal ladainha não se sustenta. 

No início das instalações existe a euforia, retratada recentemente pelos meios de comunicação em reportagens nos municípios onde foram instalados tais equipamentos. E depois? O que já se conhece e está relatado em outras regiões foi o ressurgimento do desemprego, da estagnação econômica nos municípios, da perda da soberania territorial dos povos e comunidades tradicionais locais, comprometendo assim seus modos de vida, além em muitos casos, do desastre da destruição ambiental.


 Logo, a proposta do governo estadual de transformar a geração de energia eólica em uma grande oportunidade para o semiárido, deve ser vista com cautela e muita preocupação. Infelizmente, como está sendo implantada atualmente, a geração eólica acaba se resumindo na concentração de renda, com altos lucros para os empreendedores, tais projetos se caracterizando como promotores de exclusão social e de desmatamento da Caatinga, um bioma único, que já vem sendo dilapidado há anos em nome do ”tal de desenvolvimento” (vide o “polo gesseiro” em Pernambuco). Além de poder afetar tragicamente os mananciais de água com o desmatamento dos brejos de altitude, hoje não mais protegidos pela legislação. O caso mais emblemático seria o desmatamento da Mata do Bitury (no município do Brejo da Madre de Deus) onde nascem riachos que alimentam a bacia do rio Capibaribe, para dar lugar a parques eólicos.

 Os dirigentes em Pernambuco aderem a este conceito de crescimento econômico a qualquer preço, confundindo-o com desenvolvimento e tornando refém de um paradigma ultrapassado de análise da economia. Iludem a população com o discurso de geração de emprego e renda. Falham no planejamento e agem irresponsavelmente não respeitando o meio ambiente, com consequências drásticas para as gerações presentes e futuras. Considera-o um entrave à realização de negócios, daí sua destruição. Persistem em um modelo que mantém as desigualdades, a exclusão social e as injustiças socioambientais. Afinal a quem beneficia este “desenvolvimento”?
Exibindo image.png
Exibindo image.png
Exibindo image.png

Nenhum comentário:

Postar um comentário