terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Cidades Online






Prefeito pede apoio ao Exército Brasileiro para combate ao mosquito Aedes aegypti 

O prefeito Geraldo Julio se encontra, na tarde desta terça-feira (1), com o General Manoel Pafiadache, comandante Militar do Nordeste, para solicitar apoio do Exército Brasileiro no combate ao mosquito Aedes aegypti. A intenção é reforçar as ações que já vêm sendo realizadas pela Prefeitura do Recife para atacar o causador da dengue, chikungunya e zika vírus, este último relacionado aos casos de microcefalia. A reunião ocorre no Aeroporto Internacional do Recife, assim que o prefeito desembarcar de uma viagem à Brasília.

Nesta terça, foi publicado no Diário Oficial do Recife, o Decreto número 29.279, que declara "Situação de Emergência" no município por causa da epidemia de dengue, chikungunya e zika vírus e consequentemente o aumento de casos de microcefalia. O Exército Brasileiro deverá se juntar às equipes da Secretaria de Saúde e de outros órgãos e secretarias municipais que já estão na luta contra o mosquitoAedes aegypti.


Serviço:

Pauta: Reunião com o comandante Militar do Nordeste, General Manoel Pafiadache
Data: Terça-feira, 1 de dezembro
Hora: 15h40
EndereçoAeroporto Internacional do Recife





Livros

As unidades do Sesc recebem, até o dia 18 de dezembro, livros para a Feira do Troca-Troca. Cada obra entregue dá direito a um voucher que será utilizado no dia 23 de janeiro, quando ocorrerá a Feira no Sesc 
Santo Amaro.



Queiroz Galvão comemora parceria com a Atlas Schindler

A Queiroz Galvão Desenvolvimento Imobiliário (QGDI) fechou parceria com a Atlas Schindler, empresa de elevadores que vai fornecer equipamento para vários imóveis da QGDI. Além de Pernambuco, o pacote de negócios inclui obras da Queiroz Galvão na Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Entre os elevadores adquiridos estão os das modernas linhas 5500 e 3600. A Queiroz Galvão foi a primeira construtora do Nordeste a instalar essas linhas de elevadores. 

“Essa parceria é feita de confiança. Eles têm equipamentos de ponta, alinhados com os nossos projetos. Além disso, prestam uma excelente assistência”, diz o diretor regional da QGDI, Múcio Souto. Em Pernambuco, os elevadores Atlas Schindler equipam empreendimentos como o Empresarial Porto de Suape – Governador Eduardo Campos (situado no Complexo Empresarial Latitude) e o Centro Empresarial Queiroz Galvão – Torre Carlos Pena Filho, localizado em Boa Viagem. Exibindo EXTERNA_ZCS_ADM_SUAPE_FACHADA.jpg



Os dois empreendimentos foram vencedores do Prêmio Ademi 2015, promovido pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco e considerado o maior prêmio da construção civil de Estado. O Empresarial Porto de Suape conquistou o primeiro lugar na Categoria Empresarial e também o 1° Lugar Master. Já o Centro Empresarial Queiroz Galvão ganhou o segundo lugar do Troféu Master. O principal objetivo do Troféu Ademi é mostrar aos consumidores e aos empresários e profissionais do setor as melhores práticas da construção em diversos aspectos, como tecnologia e relação com meio ambiente e com a cidade. 

“A QGDI foi a grande homenageada do Prêmio Ademi 2015 e nós estávamos presentes, com nossos produtos, em todos os empreendimentos. O Centro Empresarial Queiroz Galvão possui nossa nova e moderna linha de elevadores da série 5500. O Empresarial Porto de Suape também possui esta moderna tecnologia. Cabe ressaltar que estes empreendimentos estão entre os primeiros do Nordeste a ter estes equipamentos instalados. A QGDI também foi a pioneira no Nordeste na aquisição dos elevadores da linha 3600”, destaca Rodrigo Lameiras, gerente regional da Atlas Schindler.



Feira natalina beneficente é promovida na comunidade Entra Apulso

Evento contará com oficinas, cozinha-show e palestras, no Instituto Shopping Recife e na Escola Municipal Abílio Gomes.

Por Mayara Pareja

Acontece no dia 3 de dezembro, às 22h na Escola Municipal Abílio Gomes, o “Entra Delícias: cozinha natalina”. Esse evento tem como objetivo promover um encontro de chefs de cozinha com empreendedores da comunidade Entra Apulso, na zona sul do Recife, de modo a possibilitar uma arena voltada para a culinária temática de Natal.

A parceria entre o Instituto Shopping Recife com o chef Cesar Santos e Adriana Didier, com apoio do Sebrae em Pernambuco, Fecomercio/PE, Senac e Prefeitura do Recife, resultou nesse projeto que durante o ano de 2015 realizou 7 edições de aulas shows com temas de interesse da comunidade. Todas elas foram executadas por chefs com tradição na culinária pernambucana e que estabelecem uma identidade com a cozinha e os empreendimentos do Entra Apulso.

Na feira, haverá cursos e oficinas para os participantes e os recursos serão doados para a Creche Comunitária Nossa Senhora de Boa Viagem, que atualmente atende aproximadamente 100 crianças. O evento é gratuito e os palestrantes serão Leandro Ricardo, Izabel Dias e Claudemir Barros.

Conheça a programação:

COZINHA-SHOW
·         Montagem de uma cozinha para realização de aulas show com chefs voluntários abordando receitas e produções temáticas do Natal.
·         Realização de 6 aulas shows com duração média de 30 minutos cada.
FEIRA DO ENTRA DELÍCIAS
·         Estandes com comidas produzidas por chefs e empreendedores da comunidade para venda por preço máximo de R$ 10,00.
AULAS-SHOW
·         Montagem de até 3 mesas natalinas.
OFICINAS DE CARDÁPIO NATALINO
·         Realização de 3 oficinas de cozinha de natal – A cozinha principal e bolos ou sobremesas da ceia natalina.
Serviço
INSTITUTO SHOPPING RECIFE
Endereço: Rua Jonathas de Vasconcelos, 57, Boa Viagem
Telefone: (81) 3464-6885

ESCOLA MUNICIPAL ABILIO GOMES
Endereço: Bruno Velozo S/N. – Boa Viagem
Telefone: (81) 3355-3462



Jardim Botânico sedia Festival Educar para Uma Cidade Sustentável

Atividade reunirá cerca de 700 estudantes de escolas e creches municipais por dia. Eles vão apresentar trabalhos sobre preservação da natureza e sustentabilidade

O Jardim Botânico do Recife será palco de uma grande feira de educação ambiental, de terça (01) até a sexta-feira (04). Trata-se do Festival Educar para uma Cidade Sustentável, que reunirá cerca de 700 estudantes das escolas e creches municipais por dia. Eles apresentarão os trabalhos desenvolvidos em sala de aula durante um ano, com o foco na sustentabilidade e na preservação da natureza. A abertura das atividades acontecerá, às 9h, com alunos de sete escolas públicas e a realização de um pocket show.

Ao todo, 51 unidades de ensino da prefeitura que integram o programa Educar para uma Cidade Sustentável passarão pelo Jardim Botânico, nestes quatro dias. “O festival marca o encerramento do programa educativo que realizamos nas escolas ao longo deste ano. Agora, as crianças e os adolescentes vão mostrar o quê aprenderam através do teatro, música, oficinas, vídeos e exposições”, detalha a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa.

A cada dia, representantes de 14 escolas irão se apresentar, das 9h às 11h e das 14h às 16h, no evento. Para acomodar bem os participantes, uma estrutura especial foi planejada: haverá um palco na área central próximo à administração do parque, espaços de exposição nas alamedas e no auditório. Toldos também foram instalados para os estudantes realizarem oficinas. Além disso, todos os dias, a Turma Mangue e Tal fará pockets shows, no início da manhã e da tarde para animar a garotada.

Entre as atividades previstas, os pequenos prometem realizar oficinas de sabão, teatro de fantoche, musicais, vídeos, maquetes, vivências da cultura indígena e muito mais. Também se espera bastante diversidade nos temas a serem expostos. Isso porque as unidades de ensino puderam escolher sobre qual assunto queiram sensibilizar os estudantes: água, resíduos sólidos, verde urbano, mudanças climáticas, poluição sonora e biodiversidade.

“A educação é a chave para mudarmos a forma como as pessoas se relacionam com a natureza e garantirmos o futuro das próximas gerações. Por isso, há dois anos, investimos em um programa educativo que enriquece o ensino nas escolas sobre a preservação da natureza e o uso sustentável de seus recursos. Tenho certeza que a esses crianças têm muito a nos ensinar”, concluiu Cida Pedrosa.

Programa educativo - Concebida pelas Secretarias de Educação (Seduc) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), o programa Educar para uma Cidade Sustentável consiste em que professores e alunos realizem, ao longo de um ano, projetos abordando temas como água, resíduos sólidos, verde urbano, mudanças climáticas, poluição sonora e biodiversidade. Para o trabalho nas salas de aulas, os educadores contam com um material didático composto por um guia prático de sustentabilidade, calendário ecológico, legislação relacionada à educação ambiental, filmes e um cronograma de atividades.

Serviço

O quê: Jardim Botânico sedia Festival Educar para uma Cidade Sustentável


Onde: Jardim Botânico do Recife, km 7,5 da BR 101, Curado.



Escola de Arte João Pernambuco realiza mostra de artes cênicas

A Porta Aberta terá espetáculos e performances dos cursos e oficinas da própria instituição e de artistas convidados

            A Escola Municipal de Arte João Pernambuco (EMAJPE), ligada à Secretaria de Educação do Recife, realiza, desta segunda-feira (30) até a próxima sexta (4), a 16ª edição da Mostra de Artes Cênicas A Porta Aberta, com espetáculos e performances dos cursos e oficinas da própria instituição e de grupos e artistas convidados. Neste ano, o evento homenageia a atriz Ivonete Melo, presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão (Sated-PE), além do próprio Sindicato. Todas as atividades são abertas ao público.

            A abertura da Mostra será às 16h da segunda, com duas exposições. A primeira é Lilá, com fotoperformances de Gustavo Túlio, que clicou as performers Angélica Costa e Simoni Lyro, e a segunda reúne desenhos, pinturas e fotografias dos professores artistas da EMAJPE, Alexandre Chagas, Dora Aroucha e Tatiana Pedrosa. Em seguida, o Grupo Totem apresentará a pesquisa Rito Ancestral Corpo Contemporâneo, e fecha a programação noturna com a performance O Tempo Está em Outro Lugar.

            "A Mostra dá a oportunidade aos nossos estudantes de experimentar a produção artística, saindo da sala de aula, onde adquirem o conhecimento teórico, e subindo ao palco para a vivência prática. O evento mostra a produção da Escola para a sociedade", afirma o diretor da EMAJPE, Abraão Marreira. Ele destaca a importância da troca de experiências com outras companhias de teatro que participam da programação.

            Ainda na tarde da segunda, haverá o lançamento do 3º número da TREMA – Revista de Teatro de Grupo. Os trabalhos da EMAJPE são assinados por Diogo Lins, Fred Nascimento, Júnior Foster, Patrícia Barreto e Tatiana Pedrosa. A programação do primeiro dia segue com os espetáculos Ópera dos Bandidos, do Sofá Coletivo, e Homens de Pedra e Ossos, do Grupo Arte em Movimento. Ao longo da semana, a Mostra continua com diversos espetáculos de teatro e dança (programação em anexo).

            Às 19h da sexta (4), acontece a homenagem à atriz Ivonete Melo e ao Sated, com performance de Samuel Siebra. Em seguida, será apresentado o espetáculo Viva La Vida, que servirá como prova pública dos alunos do 4º período do Curso Profissional. Dirigida por Fred Nascimento, o trabalho foi influenciado pela obra de Frida Kahlo, e pelos textos de Eduardo Galeano, Pablo Neruda, Vladimir Maiakóvski e Antonin Artaud, trazendo para a cena personalidades que visitaram o México na primeira metade do século do século passado.


Serviço:

O quê: 16ª Mostra de Artes Cênicas A Porta Aberta

Quando: De 30/11 a 04/12

Onde: Escola Municipal de Arte João Pernambuco - Avenida Barão de Muribeca, 116, Várzea, Recife - Telefones3355-4093/4094



“Jesus: Um Grande Desconhecido” será tema de simpósio no período natalino no Recife

O resultado de anos de pesquisa em torno da vida e mensagem do 'Jesus Histórico' estará sendo exposto no Recife, pelo escritor e historiador, Liszt Rangel, no Simpósio “Jesus: Um Grande Desconhecido”. O evento acontecerá no sábado, 12 de dezembro, às 14h30, no auditório do Sintep  (Sindicato de Trabalhadores em Educação de Pernambuco), no bairro da Boa Vista.

A temática a ser abordada no simpósio envolve as recentes descobertas históricas sobre as investigações em torno de trajetória de Jesus no Oriente Médio, revelações sobre suas mensagens, além de fatos no contexto dos amigos e família e outros, narrados pelos que conviveram com esta personalidade, alguns indicando controvérsias. 

O simpósio “Jesus, Um Grande Desconhecido” é voltado para pessoas de qualquer religião ou doutrina, interessadas em conhecer o que dizem os documentos estudados no mundo inteiro. Um dos pontos a serem vistos no simpósio, segundo seu organizador, é a interrelação entre o que vem sendo descoberto e o que se conhece por meio dos evangelhos mundialmente difundidos.

“Neste Simpósio o público terá a oportunidade de se atualizar acerca das últimas descobertas feitas em torno da vida de Jesus, que tornou-se referência como mestre espiritual, principalmente no mundo ocidental. Também tomará conhecimento das pesquisas que mostram o quanto sua mensagem foi adulterada, tornando-o assim, um homem desconhecido e com uma mensagem ignorada”, argumenta o expositor.

Liszt Rangel é pernambucano, jornalista, pesquisador de civilizações antigas como a egípcia, judaica e romana, escritor e concluinte dos cursos de Psicologia e História. Possui oito livros publicados, realiza palestras e workshops no Brasil e no exterior e, há mais de quinze anos, desenvolve pesquisas sobre o ‘Jesus Histórico’, o Cristianismo Primitivo na Europa, na África e no Oriente Médio. É também Integrante da Sociedade Recifense de Estudos Espíritas.



Serviço:
Evento: Simpósio “Jesus: Um Grande Desconhecido”
Local: SINTEP (Sindicato de Trabalhadores em Educação de Pernambuco)
Primeira rua à esquerda, após a UNICAP.
Hora: Das 14:30 às 17:30
Investimento - R$ 20,00
Vagas: 200 lugares apenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário