quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

CidadesOnline -Coluna & Notícias


Cidades Online- Coluna
Quinta-feira
10.12..15

MPF divulga ranking de transparência dos municípios e Estados

Em Pernambuco, São Bento do Una, Lajedo e Flores foram os municípios mais bem avaliados


O Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco divulgou, ontem (9), o Ranking dos Portais da Transparência dos municípios e estados brasileiros. Em Pernambuco, o município de São Bento do Una foi o mais bem avaliado com nota 9,2, seguido de Lajedo, com média 9, e Flores, com 8,8, em uma escala que vai de 0 a 10. Os dados foram divulgados durante evento realizado na sede do MPF, por ocasião do Dia Internacional contra a Corrupção. O Município do Recife ocupou a quarta posição no ranking estadual, com nota 8,4, empatado com os municípios de São José do Egito e Tacaratu. No ranking nacional, os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina lideraram a pontuação com notas 10 e 9,8, respectivamente. Pernambuco ficou em 11º lugar, com média 7,5. Em Pernambuco, foram avaliados 185 municípios. Desses, 20 obtiveram nota acima de 7. Trinta ficaram com nota zero por não atenderem minimamente as exigências da lei, entre eles, Jaboatão dos Guararapes, Itamaracá, Abreu e Lima e Bezerros. Nenhum município obteve nota dez.

Corrupção e Lavagem de Dinheiro

Esse ranking é resultado de avaliação realizada pelo MPF com base em questionário desenvolvido pela Ação nº 4/2015 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla). Os Estados e Municípios foram avaliados em 16 itens relativos à divulgação da remuneração dos servidores públicos, despesas pagas e receitas arrecadadas, licitações, quadro funcional, contratos e convênios, servidores cedidos e temporários, despesas com diárias e passagens, planos de carreira, leis municipais vigentes e data de atualização dos portais. Para o MPF, a transparência dos dados é um eficiente mecanismo de prevenção e combate à corrupção. Com isso, o cidadão poderá acompanhar e cobrar a correta aplicação dos recursos públicos. 

Recomendações foram expedidas

 Após a divulgação do ranking, o MPF expediu recomendações, instrumento de atuação extrajudicial da instituição, aos órgãos pernambucanos que não estão cumprindo suas obrigações legais, dando um prazo de 120 dias para que se adequem às Leis de Transparência. Trata-se de medida prevista em lei, que tem como objetivo solucionar extrajudicialmente irregularidades encontradas. As recomendações foram acompanhadas de um diagnóstico do município/estado para que os gestores possam saber quais pontos estão em desacordo com a legislação. Após esse prazo, será feita nova avaliação nacional, envolvendo todas as unidades do MPF, no período de 11/04/2016 a 09/05/2016.

Ações serão ajuizadas

Caso as irregularidades persistam, ações civis públicas serão ajuizadas conjuntamente de forma coordenada, no Brasil inteiro, no dia 1º/06/2016. Nos casos de municípios que não tenham sequer portais na internet, mesmo após expirado o prazo da recomendação, uma linha de atuação ainda mais drástica será adotada, podendo envolver, entre outras medidas, ajuizamento de ações de improbidade contra prefeitos e expedição de recomendações para que a União suspenda os repasses de transferências voluntárias aos municípios que não se adequarem às normas. Clique aqui para conferir a colocação dos Estados e municípios pernambucanos no ranking, bem como o questionário de avaliação. Veja mais informações no site: www.rankingdatransparencia.mpf.mp.br. Qualquer cidadão pode acionar o MPF. Para fazer uma representação via Internet.


Segurança Pública: ninguém...

A Bancada de Oposição, da Asembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), volta a criticar que, em 2012,  o Governo do Estado prometeu R$ 200 milhões para a área de Segurança Pública, mas até hoje o resultado desse investimento não foi visto. “A informação que temos é que apenas 20% desse total foi efetivamente aplicado”, destacou o deputado Sílvio Costa Filho, líder da Oposição.


Foto:Cortesia


Bancada de Oposição


...sabe e ninguém viu

A Bancada de Oposição ainda aguarda do Governo do Estado um pedido de informação sobre os investimentos previstos para a estrutura da Polícia. E também dados solicitados sobre os serviços terceirizados, na Secretaria de Defesa Social (SDS), como fornecimento de viaturas e limpeza, para que se tenha a dimensão das carências da área.


Drogados pelas ruas

Leitores denunciam, principalmente na da Boa Vista, que as rua do Recife continuam com os mesmos drogados espalhados e até famílias inteiras, como na Praça Maciel Pinheiro e arredores. “Sou morador do Centro e, até agora, não vi ninguém da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas do Recife em ação na área. Nem de dia nem de noite”, detona Chrsitovam Guerra.  


TJPE promove casamento...  

A Casa de Justiça e Cidadania do Tribunal de Justiça de Pernambuco irá promover o seu segundo casamento coletivo com 78 casais inscritos, amanha (11), às 10h. Após a celebração, eles receberão suas certidões de casamento, oficializando convivências de até 20 anos em alguns casos.


...coletivo de 78 casais

A solenidade será celebrada pela juíza de Direito da 5ª Vara de Família e Registro Civil da Comarca do Recife, Wilka Pinto Vilela Domingues da Silva. O evento será na quadra da Escola Municipal Costa Porto que fica na mesma localidade da Casa de Justiça, a Rua Procópio, na ilha Joana Bezerra. Saiba mais em: http://www.tjpe.jus.br/web/resolucao-de-conflitos/casa-de-justica,

Shopping Costa Dourada...    

O Shopping Costa Dourada comemorou o Prêmio Lojista 2015, evento que tem como objetivo homenagear lojistas que se destacaram ao longo do ano. Os vencedores desta edição foram Mundo do Cabeleireiro (Lojista do Ano), Spuk (Melhor Vitrine) e O Boticário (Melhor Reforma do Ano). O evento aconteceu em umas das salas de cinema do centro de convivência do Cabo de Santo Agostinho e contou também com debate sobre os rumos do comércio varejista para 2016.

Foto:Cortesia



... realiza Prêmio Lojista 2015 e

Ao celebrar o Prêmio Lojista do Ano, o diretor do Shopping Costa Dourada, Eduardo Cardoso, lembrou que uma pesquisa feita com moradores da região mostrou a grande ligação deles com o centro de convivência. “Segundo a pesquisa, 25% dos entrevistados chamam o shopping de Costinha. O ônibus gratuito que faz a linha do shopping com o Cabo de Santo Agostinho também é carinhosamente chamado de Costinha pelos moradores da região”. 

...palestras sobre os rumos do varejo.

Além da premiação, esta edição do Prêmio Lojista do Ano contou com um debate sobre os rumos do varejo. Os palestrantes foram o diretor de expansão da rede Riachuelo, Marcos Tadeu Marques, o colunista de economia do Jornal do Commercio, Fernando Castilho, e o presidente da Expertise Shopping Malls, Marco Aurélio Jardim. Conheça mais no site: www.shoppingcostadourada.com.br.


Só o...

Pensando em facilitar a vida das mulheres que não abrem mão da vaidade, as designers e consultoras de moda gratuita Márcia Moura, Dayse Vila Nova e Paola Araújo realizam, amanhã e sábado, (11 e 12), o evento Só o Necessário! Vai de Frescura de Moda,  com a Srtª Margarida e Mon Dieu! Haverá sorteio de dois kits com produtos das marcas.


Foto: Cortesia




...Necessário!

Serão dois dias de compras com produtos das marcas, consultoria de moda gratuita - com ideias para potencializar os looks, oferecendo opções de combinações diferentes das peças e o uso de acessórios para renovar as produções e para presentear. Haverá sorteio de dois kits com produtos das marcas. Frescura de Moda, na Av. Visconde de Albuquerque, 913, Galeria d'Azevedo, Loja 4, Madalena (ao lado da Agência do Correio) #sóonecessário.



Parabólica:

Brasil... - A Prefeitura do Recife está com seleção aberta para 120 alfabetizadores que tenham interesse em trabalhar voluntariamente com  jovens, adultos e idosos que não sabem ler e escrever. As inscrições do processo seletivo para alfabetizadores voluntários do Programa Lição de Vida/Brasil Alfabetizado estão abertas até o próximo dia 10.

...Alfabetizado - As inscrições devem ser feitas na Divisão de Educação de Jovens e Adultos (Deja), no 2º andar do bloco A do Centro Administrativo Pedagógico (CAP). O CAP fica na Rua Frei Matias Tevis, s/n, Ilha do Leite. Para mais esclarecimentos, os candidatos podem ligar para o 3355-5960, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 20h.


Pós-graduações... - A Faculdade ESUDA, sintonizada com a necessidade de desenvolvimento da educação e às mudanças mercadológicas, dispõe na sua grade de pós-graduações, cursos voltados para essas atualidades. Entre os eles, destacam-se os de Psicologia Organizacional e do Trabalho; Educação Especial/Inclusiva com ênfase em Libras; Projetos Sociais e Políticas Públicas e MBA em Marketing Digital.

...na ESUDA - A pré-matrícula pode ser feita no site http://www.esuda.com.br/, onde o candidato tem disponível  um formulário contendo os requisitos para efetuação da inscrição. As aulas acontecem quinzenalmente, aos sábados, das 8h às 18h, na própria faculdade. A ESUDA fica na Rua Bispo Cardoso Ayres, Boa Vista, fone (81) 3412.4242).

Morada - O workshop “Cuidando da Morada Interior e Exterior em sintonia com a autorrealização”, com a psicóloga Karla Zovka, será sábado (12),  das 9h às 18h, na Rua Aníbal Falcão, 151, no Bairro das Graças Para mais informações:
(81) 99969-0239 Tim | (81) 98336-3273 Oi e Wtsp
inforeflorescer@gmail.com.


Companheiros:
A minha coluna Cidades Online está no www.blogdorobertosantos.com, de 3ª-feira a sábado. No domingo, Teatro da Vida/Causos – Frase - Poesia. E no www.robsonsampaio.blogspot.com. Divulguem e mandem notas para o e-mail: rsampaioblog@gmail.com. Abs e obg.




Cidades Online-Notícias



STF impôs derrota à truculência legislativa de Cunha, diz Humberto

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de sustar o processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff, após a tumultuada sessão realizada nessa terça-feira (8) pela Câmara dos Deputados, foi elogiada pelo líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE). Em discurso na tribuna do plenário nesta quarta-feira (9), o parlamentar declarou que a Corte “impingiu uma derrota à truculência legislativa” de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e da oposição, que, em votação secreta, elegeram uma chapa avulsa por 272 votos. 

“Felizmente, o STF agiu rapidamente, diante da agressão à Constituição Federal, e mandou sustar os resultados da votação secreta que elegeu essa chapa. O bom direito mostrou de que lado está. Esse é um processo eivado de vícios desde a sua fundamentação”, afirmou Humberto. 

Segundo ele, a “desmoralização” vista ontem no plenário da Câmara foi patrocinada por Cunha, "que coordenou a oposição na montagem da chapa avulsa e impôs o voto secreto" à escolha da comissão especial responsável pela análise do processo de impeachment num "flagrante desrespeito ao texto constitucional".

“A oposição virou o braço de apoio e linha auxiliar de Cunha, ao negociar a sua blindagem em troca do impedimento da presidenta Dilma”, observou. Para o senador, a decisão tomada ontem de noite pelo ministro do STF Luiz Edson Facchin, que será levada ao plenário da Corte na próxima quarta-feira, é mais uma derrota para esse processo de impeachment que “começou torto e não pode acabar bem”.

O parlamentar avalia que Eduardo Cunha deu à cadeira de presidente da Câmara “a estatura de um mero tamborete, que colocou embaixo do braço e tem feito dele o que quer, sem qualquer respeito à lei e às instituições”. “Não fosse o STF, que tem restaurado a ordem dos processos na Câmara, estaríamos vendo o Brasil afundar nas mãos de um déspota, que é o terceiro na linha sucessória da República”, destacou. 

Humberto classificou Cunha como uma “figura diminuta”, que usa o cargo para obstruir a justiça e a apuração dos crimes de que é acusado, perseguir desafetos e atacar adversários. “Nenhum brasileiro, independentemente de aprovar ou não o Governo Dilma, pode aceitar que a Constituição seja rasgada para favorecer interesses espúrios”, afirmou. 

“Os que querem apequenar as suas biografias, que fiquem à vontade. Mas não apequenem a nossa República com esse flagrante e vergonhoso movimento golpista, que quer derrubar uma governante eleita pela maioria dos brasileiros e transformar o Brasil em uma republiqueta de oportunistas fisiológicos”, cobrou.

Nessa terça-feira, na contramão do desejo de Cunha e da oposição, 16 governadores de Estados de todas as regiões do país assinaram um manifesto condenando a tentativa de impedimento patrocinada pelo presidente da Câmara dos Deputados.

Bolsa Família

No discurso, o líder do PT também trouxe argumentos para reafirmar que o impedimento da presidenta é totalmente ilegal e desprovido de fundamento jurídico e embasamento constitucional. 

Para o senador, não houve qualquer ato praticado pela presidenta da República que possa provocar a perda do seu mandato. “Não houve qualquer dolo praticado por ela, não houve dano ao erário no exercício das suas funções. E quem diz isso não sou apenas eu, mas uma sólida categoria de juristas brasileiros, que esta semana prestou seu apoio à presidenta da República”, sublinhou. 

De acordo com o parlamentar, o que há, realmente, é uma deliberada má-fé para querer criminalizar atos sociais e de investimentos praticados por Dilma e apeá-la do cargo em que chegou por meio do voto popular.

Humberto ressaltou que esses atos sustentaram o Minha Casa, Minha Vida e mantiveram o pagamento regular do Bolsa Família para milhões de brasileiros que dependem desses benefícios. 

“É isso o que se está usando para querer derrubar essa mulher da Presidência da República, lugar onde ela chegou subindo a rampa do Palácio do Planalto pela frente, com o respaldo dos brasileiros. Derrubá-la é o ato dos que aspiram chegar à Presidência da República pela porta dos fundos”, disparou.



Hemobras:  Operação Pulso,

A Polícia Federal explicou detalhes da Operação Pulso, ocorrida, ontem (9), que investiga irregularidades nos processo de licitação e desvio de dinheiro na Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobras). Durante coletiva de imprensa foi relatado que existem indícios de fraudes, desvio de verba pública, inclusive para campanhas políticas, questão de direcionamento de licitação, sobrepreços e superfaturamentos.Também está sendo investigado o superfaturamento do gerenciamento da obra e o armazenamento inadequado do hemoderivado. O prejuízo, segundo a PF, até o momento, chega a mais de R$ 20 milhões.



Agenda 40 - Deputado João Fernando Coutinho

NOTA À IMPRENSA

Nos últimos anos, tenho dedicado especial atenção à cidade de Jaboatão dos Guararapes e aos seus moradores, inclusive com conversas constantes com lideranças e com a população que deseja uma gestão mais eficiente e moderna para o município. Coerente com essa posição, discordei desde o início de uma aliança do PSB com a gestão municipal. Porém, enquanto deputado federal, esforcei-me para levar emendas ao Orçamento Geral da União visando a uma melhor qualidade de vida aos jaboatonenses, como por exemplo:
  •  LOA 2015: R$ 2,5 milhões para a construção da Maternidade de Alto Risco;
  • LOA 2016: R$ 1 milhão para a construção da Maternidade de Alto Risco;
  •  LOA 2016: R$ 250 milhões para a recuperação do trecho urbano da BR-101;
  • Plano Plurianual (PPA) – 2016 a 2019: R$ 200 milhões para a revitalização e urbanização da Lagoa Olho D’Água e R$ 100 milhões para a reforma do Mercado de Cavaleiro.
Todos sabemos da grave crise em que o País se encontra e que tem exigido de nós, no Congresso Nacional, um esforço permanente para garantir a governabilidade da Nação. E nesta delicada situação é urgente concentramos os nossos esforços nas discussões sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff e sobre o afastamento do cargo do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, para garantirmos o pleno funcionamento das instituições e retomarmos o crescimento do País.

E como se não bastasse o momento político nacional, Pernambuco também passa por um período que requer maior atenção no combate ao mosquito Aedes Aegypti e às arboviroses, como a zika e a chikungunya, que precisam envolver a todos nós permanentemente. E não podemos, ainda, esquecer dos estudos sobre o aumento dos casos de microcefalia, que já tomaram proporções assustadoras, levando a um alerta da OMS; e do combate à forte seca que está entrando em seu quinto ano com consequências devastadoras para os pernambucanos.

Portanto, neste momento, as energias de todo o País estão voltadas para garantirmos um presente melhor aos brasileiros e, especificamente no caso de Pernambuco, para tranquilizar e garantir o bem-estar da população. Desta forma, não posso dedicar tempo, nem acho oportuno, a realização, agora, da Agenda 40 em Jaboatão ou de discussão sobre a política municipal.

 João Fernando Coutinho
Deputado Federal



Faça parte desta Campanha R/2 do CPOR/Recife - Exército Brasileiro 
A AORE Recife, mais uma vez mais uma vez convida você R/2, para fazer a diferença.

Faça parte deste Exército.

Aos que quiserem contribuir com o material e não com dinheiro, informe-nos que iremos recolher.

Conheça as entidades beneficiadas:
Abrigo Cristo Redentor: http://on.fb.me/11GIINl
Creche Aconchego do Hélio: http://on.fb.me/1v90uES


Ipojuca reforça conscientização no combate ao Aedes aegypti em Rurópolis Ipojuca e Bela Vista

O município, mais uma vez, amanheceu com o mutirão de limpeza no enfrentamento ao mosquito da dengue, coordenado pelo prefeito Carlos Santana. A ação desta quarta-feira (09) aconteceu nas comunidades de Rurópolis Ipojuca e Bela Vista. Agentes municipais de Combate às Endemias apoiados por servidores de várias secretarias reforçaram, de porta em porta, a necessidade de eliminar possíveis focos dentro das residências.

Carlos Santana entrou nos estabelecimentos comerciais, conversou com a população nas ruas e destacou o duro trabalho de acabar com o mosquito Aedes aegypti. “Estamos percorrendo todos os distritos do município e vamos vencer essa guerra. Já decretamos estado de emergência e precisamos do apoio total da população”, lembrou o prefeito.


Crédito: Danilo Luiz/ Secom 
A população se engajou ao movimento e recebeu, em suas casas, os adesivos alusivos à campanha, contendo a frase “Casa Livre do Mosquito”. A aposentada Maria Luíza, 64 anos, moradora de Rurópolis de Ipojuca elogiou o mutirão. “Precisamos acabar com o perigo rondando nossas residências e conscientizar os vizinhos, é muito importante, o prefeito está de parabéns”, destacou.

Balanço - Na varredura desta quarta-feira (09) em Rurópolis do Ipojuca e Bela Vista, foram vistoriados 753 imóveis, distribuídos folders, afixados 195 cartazes em estabelecimentos comerciais, escolas e residências, foram usados 105 sacos de lixo de 200ml.


Campeões da Olimpíada Brasileira de Robótica são homenageados na Câmara de Vereadores

Alunos e professores da equipe campeã participaram de sessão solene nesta quarta

A equipe campeã da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) foi homenageada nesta quarta-feira (09), em sessão solene na Câmara de Vereadores do Recife. Maryllia Willyane Félix, Emerson Almeida e Gabriel Loureiro, alunos do 9º ano da Escola Municipal Rodolfo Aureliano, receberam certificados das mãos do vereador Marco Aurélio, que propôs a sessão comemorativa. O vice-líder do governo na Câmara também entregou diplomas aos três outros integrantes da delegação que viajou para a competição em Minas Gerais: os professores Cid Espíndola e  Juliana Borges, além do estudante Ryan Vinícius Morais, que cursa o 9º ano da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus e ajudou os docentes a treinar o trio da Rodolfo Aureliano, passando para os colegas a experiência que adquiriu na olimpíada mundial de robótica, na Rússia, no ano passado.

Com o auditório repleto de alunos e professores da Rodolfo Aureliano, além da equipe da Secretaria de Educação do Recife, o professor Cid disse que a homenagem que ele estava recebendo se estendia aos docentes de toda a rede municipal. "Em 2013, quando o prefeito disse que ia implantar robótica em toda a rede, achei que era conversa de político. Mas, quando vi os caminhões chegando nas escolas com os kits de robótica, eu pensei: vai ser uma revolução. E logo vesti a camisa. Foi muita coragem do nosso prefeito investir num programa dessa magnitude. É preciso ter uma visão de futuro muito grande para implantar a robótica numa rede de mais de 300 unidades de ensino. Foi uma oportunidade muito grande que a Prefeitura deu e esses meninos abraçaram. Não tenho dúvida de que a educação do Recife está melhorando e vai melhorar ainda mais", disse o professor que é um dos coordenadores do Programa Robótica na Escola, desenvolvido em todas as unidades de ensino da Prefeitura do Recife desde 2014. Cid trabalha na Unidade de Tecnologia na Educação (Utec) Gregório Bezerra, na Várzea, onde ocorria o treinamento da equipe campeã.

Bastante emocionada, Maryllia disse se sentir feliz por ajudar o Recife a mostrar que a cidade tem muitas coisas boas. "Acho muito importante eles estarem dando valor ao que a gente conseguiu. Querem mostrar pros outros que nós somos bons, que fomos campeões. Isso motiva muitos outros alunos. As crianças da minha rua dizem que querem ser como a gente quando crescerem", contou a adolescente.



Fotos: Luciano Ferreira/PCR


O secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, disse que o resultado alcançado pelos alunos mostra que a Prefeitura do Recife está caminhando na direção certa no quesito educação. "Maryllia, Gabriel, Emerson e Ryan são um exemplo de que foi acertada a decisão do prefeito Geraldo Julio de investir pesado em tecnologia na educação, mesmo enfrentando críticas . É importante que a gente não perca a noção do tamanho desse feito. Esses meninos concorreram com alunos das melhores escolas do Brasil, com crianças que têm tudo que o dinheiro pode comprar. Parabéns aos nossos estudantes e também aos professores e diretores que, no dia a dia, se esforçam para usar os kits de robótica, mesmo enfrentando dificuldades", disse Jorge Vieira.

Para o vereador Marco Aurélio, o Programa Robótica na Escola mostra que se pode fazer melhor na educação do Recife. "Precisamos comemorar mais essa vitória e mostrar o quanto isso foi bom e importante. Esses alunos estão tendo acesso a tecnologias que a grande maioria dos estudantes da rede privada não tem. Os estudantes da rede municipal mostraram que, quando têm oportunidade, vão longe. Tenho certeza que o exemplo desses alunos e dos professores influencia a vida de muita gente", afirmou o vice-líder do governo na Câmara.




Em Paulista, fiscais de Meio Ambiente notificam invasores de área de mata atlântica e apreendem animais silvestres

Com a proposta de coibir a invasão de uma Área de Preservação Permanente (APP), fiscais da Secretaria de Meio Ambiente do Paulista realizaram nesta quarta-feira (09.12) uma vistoria na Mata da Jaguarana, na Jaguarana, onde os agentes da prefeitura identificaram construções irregulares, desmatamento e plantio de espécies impróprias para um trecho de Mata Atlântica. A ação resultou na notificação de quatro famílias ocupantes da área.
Na abordagem, os fiscais identificaram uma pequena moradia construída com madeira, ocupando um trecho da mata já devastada. O invasor também já havia cercado o terreno para delimitar a propriedade. No local, a equipe ainda constatou a queima de espécies nativas e o emprego da técnica de anilhamento, que consiste na retirada de parte da casca que envolve a árvore para impedir o fluxo de nutrientes e a consequente morte do vegetal.

Durante a operação, o grupo encontrou um plantio irregular de coqueiros, bananeiras e macaxeiras. As três espécies são consideradas exóticas e, por isso, não podem compartilhar um mesmo trecho de Mata Atlântica. Até um criatório já havia sido construído de alvenaria na área para abrigar os animais das famílias de um agricultor, que também já havia erguido uma casa indevidamente no local. A equipe do município contou com o apoio da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) e policiais militares do 17º BPM. 
As pessoas que foram notificadas devem procurar à Secretaria Municipal de Meio Ambiente nos próximos cinco dias. O órgão fica na Rua Djalma Dutra, s/n, Janga. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta, das 08h às 13h30.

APREENSÃO DE PÁSSAROS – Após vistoriar a Mata da Jaguarana, os agentes do Meio Ambiente capturaram 10 aves silvestres. Os pássaros das espécies Papa-capim, Galo de Campina, Canário da Terra e Azulão, foram levados para o Centro de Reabilitação do CPRH. Os criadores realizaram a entrega voluntária dos animais no momento da abordagem, por isso, não receberam multas nem notificações. A criação de alguns bichos da fauna brasileira necessitam de autorização do IBAMA.


Gusttos proporciona ambiente ideal que une happy hour, chopp, petiscos, família e amigos
No melhor happy hour do Recife, o restaurante Gusttos, dos sócios Carlito Asfora e Paulo Nascimento, oferece drinks especiais como coquetel de frutas (com ou sem álcool), margarita e piña cola, entre destilados licores e vodcas. Mas o bom mesmo fica pra turma do chopp, que vai adorar o preço de R$ 3,50, de terça a domingo, das 17h às 21h.

Para acompanhar os drinks, os deliciosos petiscos são uma atração à parte, como o camarão ao alho e óleo (500g), que sai por apenas R$ 19,90, além das famosas empadinhas (queijo do reino, bacalhau e camarão) e do delicioso escondidinho (charque ou camarão). E para quem vai curtir com a família, o restaurante ainda proporciona uma área de lazer para crianças e cardápio infantil.


O novo Gusttos fica localizado na Rua da Hora, 855, no bairro do Espinheiro, e funciona de domingo a domingo, sendo almoço de 2ª a 5ª (11h30 às 16h); e jantar de 3ª a 5ª (18h às 23h). As sextas e sábados, o restaurante funciona de 11h30 até 01h30, e aos domingos de 11h30 às 22h. Aceita todos os cartões e tikets corporativos. Mas informações através do telefone (81) 3034.0827 ou pelo e-mailrestaurantegusttos@gmail.com.


Nenhum comentário:

Postar um comentário