sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Parabólica

Eduardo: “Governo fará dever de casa para sediar Copa de 2014”

O governador Eduardo Campos apresentou, ontem (15), o projeto do Governo do Estado para sediar os jogos da Copa do Mundo de Futebol que será realizada no Brasil em 2014. Mais que a construção de um estádio, o projeto chamado “Cidade da Copa”, entregue à FIFA, prevê um conjunto habitacional, um centro comercial, hotéis e outros investimentos privados que, somados, chegam a um R$ 1,6 bilhão. O Governo de Pernambuco entra apenas com o terreno.

Após a análise de três locais oferecidos para sediar a Cidade da Copa, o Governo optou pela área de 270 hectares – já pertencente ao Estado – localizada a cerca de um quilômetro do Tip, em São Lourenço da Mata. Faz divisa com o Recife e também com Camaragibe, bem no centro da Região Metropolitana do Recife (RMR) e a 12 km dos centros das três cidades. O acesso ao complexo também é fácil. Às margens da BR-408 e nas proximidades das BRs 101 e 232. As três rodovias estão sendo duplicadas. Os torcedores também poderão chegar através de acessos nas avenidas Caxangá e Abdias de Carvalho.

Outras obras de infraestrutura, como a construção da Estação de Metrô Cosme e Damião, que vai interligar as estações do Timbi e do TIP e da implantação do terceiro hospital da RMR, Pelópidas da Silveira, na região da cidade da Copa. Eduardo Campos explicou que a orientação era de que o local escolhido contribuísse com o desenvolvimento do Grande Recife: “O caminho mais seguro deveria ser aquele que facilitasse do ponto de vista de aprovação dos projetos executivos, das licenças ambientais, de mobilidade e da infraestrutura da cidade.

Esses critérios fizeram com que o grupo de trabalho concluísse no último dia 13, pela opção do terreno do TIP que fica no município de São Lourenço da Mata”, justificou. Para dar sustentabilidade econômica ao projeto, a Cidade da Copa vai abrigar um conjunto residencial com nove mil residências voltadas para as classes “B” e “C”, além de um centro comercial, hotéis e da própria Arena. Sem falar do Hospital Metropolitano Pelópidas Silveira, terceiro a ser construído pelo Governo e que será entregue em dezembro de 2010. O novo bairro também será cortado por um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ou VLP (Veículo Leve sobre Pneus) que ligará os cerca de 36 mil moradores à estação de metrô.

ARENA – O moderno estádio terá 129.581 m² de área construída e capacidade para 46.154 torcedores, todos sentados. O campo segue o modelo europeu: sem alambrado, nem fosso. Terá cinco tipos de arquibancada, camarotes e tribuna de honra cobertos. O campo de jogo será ao ar livre. Como exige a FIFA, o estacionamento terá seis mil vagas, sendo 1.600 delas subterrâneas. Tudo vai estar pronto até o final de 2012 para que Pernambuco possa sediar a Copa das Confederações em 2013, espécie de “teste” da Copa do Mundo.

OTIMISMO – Em relação à escolha de Pernambuco como uma das sedes das Copa de 2014, o governador demonstrou muita confiança: “Nós queremos e vamos ser sede da Copa do Mundo. Vamos trabalhar de forma arrojada e fazer nosso dever de casa de forma irretocável para que Pernambuco não corra nenhum risco. Pela tradição do seu futebol, pelo que o povo pernambucano representou pra seleção brasileira nos momentos mais difíceis da vida da seleção e pela exigência do futebol pernambucano”. O bom momento vivido pela economia pernambucana e a localização geográfica do estado são os motivos do otimismo do governador: “Não há como, na minha visão, você selecionar 12 praças no Brasil e não selecionar o Estado que mais cresce a sua economia e que hoje, é referência de grandes empreendimentos. Vale lembrar que o Recife está no centro do Nordeste, a 300km de quatro capitais, sete aeroportos, seis portos e de uma população de mais de 12 milhões de pessoas que concentra mais de 35% do PIB da região.

“Quem está na Paraíba está a pouco mais de 100 quilômetros daqui ou seja, mais próximo do que quem está em Campos (Rio de Janeiro) e quer assistir a um jogo no Maracanã. Mais perto do que sair de Ribeirão Preto (São Paulo) e assistir a um jogo no Morumbi”, exemplificou o governador.

Eduardo ainda ressaltou que essa será uma grande oportunidade de divulgar os atrativos turísticos pernambucanos em todo o mundo: “Nós temos na Copa do Mundo uma grande oportunidade de divulgação de Pernambuco. A mídia indireta na Copa do Mundo é um negócio incalculável”, comentou o governador.

DINHEIRO PRIVADO – A construção da arena e das unidades habitacionais serão realizadas com dinheiro da iniciativa privada através de uma Parceria Público-Privada (PPP). O acordo prevê que a(s) empresa(s) que vencer(em) a licitação para realização das obras explore o estádio por 30 anos. Após este prazo, o Governo herda o equipamento. “A Copa do Mundo é um empreendimento inteiramente privado. Nós tínhamos que fazer a opção por aquilo que demandasse o mínimo possível de recursos públicos em todos os níveis, municipal, estadual e federal”, revelou Eduardo.

OUTRAS OPÇÕES – Espaços em Olinda e no Bairro do Jiquiá foram os preteridos. De acordo com o governador, a retirada de várias famílias que hoje ocupam a área em Olinda e o tipo do solo foram os fatores que pesaram na escolha do Governo: “O terreno onde seria locada a Arena possui 1.200 famílias e empreendimentos comerciais instalados e há uma litigância entre esses e o proprietário do terreno. O tipo de solo também indicava gastos e não tem previsão, nem no orçamento da União, nem do PAC, nem do Orçamento do Estado, nem das condições fiscais do município para esse tipo de investimento”, lembrou o governador. Já em relação ao Jiquiá, a falta de espaço para a construção de um estacionamento com seis mil vagas foi o fator exclusivo da candidatura: “A FIFA possui exigências rígidas. Se fizéssemos um estacionamento com capacidade para 5.999 veículos não adiantaria”, frisou.


Fonte: Portal Pernambnuco (Governo do Estado): www.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário