domingo, 22 de fevereiro de 2009

Parabólica

Enfrentamento ao racismo tem ações intensificadas no Carnaval

O Secretário-Executivo do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir) – Jorge Arruda esteve reunido com representantes de Secretarias como Mulher, Direitos Humanos e outras, para discutir assuntos ligados à política de governo para a igualdade racial em Pernambuco. O encontro ocorreu na sede da Secretaria da Mulher, no Recife Antigo. Entre os temas foram abordados estão a instalação do Centro de Referência de Enfrentamento ao Racismo (CRER); o enfrentamento ao racismo durante o Carnaval 2009; a realização de uma campanha de saúde voltada para a população pernambucana negra; pré-conferências de Promoção da Igualdade Racial e a criação do Comitê Gestor Quilombola.

No encontro também foi discutido o esquema de plantão de carnaval para os técnicos do Estado que vão atuar de plantão no CRER. As atividades no espaço serão iniciadas na partir da próxima sexta-feira (20). O plantão vai funcionar durante os quatro dias de carnaval, para atender as vítimas de racismo no estado. Serão atendidas as vítimas de tráfico de seres humanos, violência contra a mulher e abusos e violência policial com atenção especial à população jovem e negra. O centro fica na Casa da Cidadania, no Varadouro, em Olinda.

Jorge Arruda enfatizou a importância do CRER, como um espaço estruturador das políticas públicas de combate à desigualdade social. As atividades devem permanecer após o Carnaval, e se estender para outros municípios pernambucanos. O CRER conta com o apoio das Secretarias da Juventude e Emprego, da Mulher e de outras secretarias que compõe o CEPIR. A ação faz parte do Pacto pela Vida.

AÇÕES - O CEPIR vem preparando uma série de ações de enfrentamento ao racismo para serem executadas ao longo deste ano. Será lançada a revista Atotô – Deus da Moléstia, que aborda a questão da saúde dos negros. Também já estão sendo mobilizadas as comunidades negras, ciganos e outras para participarem das pré-conferências de Promoção da Igualdade Racial, que devem ser realizadas até o final de maio.

A partir destas pré-conferências, afirma Jorge Arruda, serão identificadas as ações estaduais que serão apresentadas durante a II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, prevista para ocorrer de 25 a 28 de junho, em Brasília, com o tema "Os avanços, os desafios e as perspectivas da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial". O objetivo é analisar e repactuar os princípios e diretrizes aprovados na I Conferência (ocorrida em 2007) e avaliar a implementação do Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

Foi analisada ainda a instalação de um Comitê Gestor Quilomobola e de um Conselho de Promoção da Igualdade Racial. "Todas secretarias devem estar afinadas de criar condições para uma sociedade mais justa", acentua o secretário-executivo do CEPIR.
Fonte: Portal de Pernambuco - www.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário