segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Parabólica

‘Dia Nacional da Música Clássica’

17 de Janeiro de 2009

Redação - http://www.culturaemercado.com.br/

Em decreto assinado pelo presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, e o ministro da Cultura interino, Alfredo Manevy, o dia 05 de março passa a ser o ‘Dia Nacional da Música Clássica’.A data foi escolhida em homenagem ao dia de nascimento um dos maiores compositores brasileiros: Heitor Villa-Lobos. Com a iniciativa espera-se que a música clássica torne-se mais conhecida por uma parcela maior da população e seja inserida na educação dos jovens.

Além desta data, a música será homenageada no país nas seguintes datas: 14 de setembro, Dia do Frevo; 27 de setembro, Dia da Música Popular Brasileira; 22 de novembro, Dia Nacional da Música e do Músico; e 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba.
2 Respostas para “Presidente institui o ‘Dia Nacional da Música Clássica’”
21 Jan 2009 at 22:341Inaldo Moreira

Desculpem, mas, quem entende de frevo é pernambucano. Faz-se frevo no Brasil inteiro. Tom Jobim já fez, por exemplo. Mas o dia do frevo é 9 de fevereiro, por força de Lei Municipal do Recife nº15628 de 30-3-1992. A razão disso é que, em 9 de fevereiro de 2007 o Jornal Pequeno de Recife, publicou a relação das músicas que seriam executadas pela agremiação Empalhadores do Feitosa no carnaval. Entre elas, a marcha “O frevo”. O termo frevo aqui, significando efervescência, burburinho nas ruas.(Na verdade o frevo, enquanto genero musical ainda não existia) Foi a 1ª vez que a palavra foi citada na imprensa.

Evandro Rabelo nosso pesquisador do carnaval (ainda vivo), descobriu isso e foi assim instituído o dia do frevo, todo 9 de fevereiro, por proposta do já falecido vereador Byron Sarinho. Se os senhores da cultura oficial quiserem aprender sobre frevo, leiam o excelente livro Carnaval do Recife, do nosso Historiador Leonardo Dantas Silva e não se ponham a criar o dia do frevo, pois, ele já existe!!!Inaldo Moreira (compositor)Recife

Jan 2009 at 7:522Andrea M.
Já que estamos no país do ‘obrigatório’ e do ‘proibido’, acho que, de duas uma: um presidente não-aculturado teria que ser obrigado a terminar os estudos (para dar um bom exemplo) ou proibido de assinar decretos sobre os quais não sabe coisa alguma (por uma questão de coerência).

Nenhum comentário:

Postar um comentário