terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Parabólica

Noite dos tambores silenciosos
reverencia a ancestralidade afrobrasileira

Nem mesmo a chuva intensa que caiu durante a noite desta segunda-feira (23), no Centro do Recife, tirou o brilho da Noite dos Tambores Silenciosos, realizada no Pátio do Terço, onde está instalado o Pólo Afro do Carnaval Multicultural 2009. O momento apoteótico do encontro das Nações de Maracatu de Baque Virado acontece, pontualmente, à meia-noite. As luzes são apagadas. Uma onda de silêncio toma o pátio da Igreja do Terço. Os maracatus se encontram posicionados e o babalorixá, escolhido pelas nações para presidir o ritual, inicia as zuelas (rezas utilizadas no culto do candomblé) de invocação aos ancestrais.

É hora da cerimônia de reverência aos que se foram. No palco, o responsável pela celebração foi o pai-de-santo Raminho de Oxossi, que há 26 anos repete o ritual na segunda-feira de carnaval. “Sou o responsável por essa louvação, pois fui escolhido para mexer com quem já não vive neste mundo”, comentou o religioso.

O evento atraiu uma verdadeira multidão que não perdeu um só detalhe. As estreitas ruas do local ficam lotadas de turistas, curiosos e adeptos da religião africana. “Esta é a primeira vez que venho assistir à celebração. Estou encantada com tudo isso. Só conhecia por meio de notícias publicadas na internet. Este ano tive a oportunidade de vir de férias pra cá e espero voltar todos os anos”, disse a turista norte-americana Kelly Huston.

Nota do editor do blog: Estão se esquecendo de que o criador do evento foi o jornalista, já falecido, Paulo Viana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário