segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

A Vida é um Teatro

Com a tal reforma ortográfica da Língua Portuguesa já em vigor, desde o dia primeiro de janeiro, para que brasileiros, portugueses e alguns países africanos se adaptem à nova escrita, este lembrete da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) sobre o uso da vírgula é bem interessante. Inclusive, para muitos e muitos “coleguinhas” de Redações. 1. Vírgula pode ser uma pausa... ou não. Não, espere. Não espere. 2. Ela pode sumir com seu dinheiro. 23,4. 2,34. 3. Pode ser autoritária. Aceito, obrigado. Aceito obrigado. 4. Pode criar heróis. Isso só, ele resolve. Isso só ele resolve. 5. Ela pode ser a solução. Vamos perder, nada foi resolvido. Vamos perder nada, foi resolvido. 6. A vírgula muda uma opinião. Não queremos saber. Não, queremos saber. Assim, uma vírgula muda tudo e a ABI, nos seus cem anos, luta para que ninguém mude uma vírgula da sua informação. Detalhe adicional: Se o homem soubesse o valor que tem a mulher andaria de quatro à sua procura. Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de mulher. Mas, se você for homem, colocou a vírgula depois de tem. Acesse: www.robsonsampaio.blogspot.com.


É melhor rir...

No consultório, uma morena reclama de dor em todo o corpo quando ela toca. - Impossível, diz o doutor, mostre-me. Então, ela encosta o dedo no ombro e grita desesperadamente. Depois, na perna e grita, no cotovelo e grita, e assim por diante... Onde tocava, gritava. O doutor pergunta: - Você não é morena natural, não é? - Na verdade, eu sou loira! - Foi o que pensei. O seu dedo tá quebrado!

Rir sempre...

Calor de matar e engarrafamento no Rio de Janeiro. De um lado, uma Mercedes, com ar-condicionado, madame e motorista. Do outro, um fusquinha, com um gordinho todo suado e a barba por fazer. Ele xinga, buzina e faz um escarcéu por causa do trânsito. A madame baixa o vidro do carrão e diz: - A paciência é a mais nobre e gentil das virtudes, Shakespeare, em “Macbeth”... O gordinho não deixa por menos: - Vai tomar no... Nelson Rodrigues, em ”A vida como ela é”...

Um comentário:

  1. Boa Madrugada, caro jornalista!
    Muito interessante o seu Blog e prima pela qualidade das reportagens: Em Teatro da Vida, o lembrete da (ABI) sobre o uso da vírgula é bem legal mesmo, e incentiva muitas pessoas a usar corretamente pois, como foi enfatizado "a vírgula muda tudo", ou seja todo o sentido de uma frase.
    Pois é: Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro à sua procura.
    Adorei!
    Maria Olindina*

    ResponderExcluir