quarta-feira, 11 de março de 2009

Parabólica

Solidão: Carros de boi fazem alegria dos pequenos produtores


Solidão foi a última cidade visitada pela comitiva do Governo do Estado Pernambuco, nessa segunda-feira (09), segundo dia da viagem que começou em Sertânia e vai até Afrânio no próximo dia 16. O município do Sertão do Pajeú recebeu o governador Eduardo Campos que deu à população carros de boi para aração de terras e uma Academia das Cidades.
Na Associação Agrícola Luiz Carolino de Siqueira, na comunidade da Barra, os moradores foram agraciados com o projeto Tração animal, que entregou 15 de carros de boi que irão trabalhar no preparo da terra dos pequenos agricultores. Foram investidos R$ 70 mil reais que irão beneficiar 30 famílias. São dois bois por carro, que traz ainda sementes de milho e feijão selecionadas, dois tambores de 220 litros, um arado, uma plantadeira manual, um pulverizador costal, um abrigo para guardar o arado, uma forrageira, um motor de acionamento e uma base de motor.
O agricultor Cleôneo Mariano de Carvalho, 63 anos, disse que antes era necessário gastar 60 reais por dia para usar um carro de boi alugado, um custo muito alto para uma população tão carente. “Isso é muito importante para os pequenos produtores, que não tinham condições de se sustentar pagando aluguel de um carro de boi. Agora vai melhorar muito o plantio e a esperança é ter uma boa produção”, revelou.
Da zona rural, par a zona urbana. Com recursos da ordem de R$ 368 mil, a Academia das Cidades de Solidão contará com pista de cooper, um corredor de exercícios, mesa de jogos, playground, mesa de jogos, além de uma quadra poliesportiva. O terreno da Academia mede mais de 2.000 m2 e também conta com um espaço para eventos. Profissionais das áreas de educação física e nutricionistas irão dar assistência para os frequentadores.
José Carlos, 22 anos, falou da Academia da Cidade como um aparelho de extrema importância para a população do município: “Essa Academia vai ajudar a desenvolver nossa cidade, melhorando a saúde do povo”, comentou.
Depois dessas ações, Eduardo seguiu para a casa da prefeita do município, Cida Caldas, para uma conversa e subiu a escadaria para rezar na gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Por fim, o governador parou no município de Afogados de Ingazeira para pernoitar, onde serão retomadas as atividades do governo itinerante pelo Sertão pernambucano, no dia seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário