quarta-feira, 1 de julho de 2009

Parabólica

Açúcar e Fernando de Noronha

O Recife sai na frente no Roteiro de Interiorização, promovido pelo Ministério do Turismo, já que será uma das primeiras a integrar o Roteiro Civilização do Açúcar – Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Pois, como tem infraestrutura pronta para oferecer ao turista e ao recifense que queiram conhecer mais sobre as raízes da cana-de-açúcar, um dos principais produtos que influenciam a economia e marcam a história do nosso Estado. A Secretaria de Turismo do Recife elencou uma lista bastante diversificada, com visitas aos museus, ao Bairro do Recife, à Cachaçaria Carvalheira, ao Instituto Ricardo Brennand, à Fundação Gilberto Freyre e ao Forte das Cinco Pontas. O projeto será lançado durante o 4º Salão do Turismo, em São Paulo, de hoje até domingo, e ainda conta com a participação do Sebrae, dos governos municipais e do trade turístico pernambucano. Falando em turismo, está instalada, até a próxima segunda-feira, no Shopping Boa Vista, a urna de votação para escolher a Ilha de Fernando de Noronha - www.ilhadenoronha.com.br - como uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo. Está em 14º lugar e precisa ficar entre as 11. Vamos votar, companheiros.

Ex-combatentes - A presidente do Conselho de Apoio ao Desenvolvimento Social à Cidadania (Cadesic), Anna Paula Moreira Alves, diz que é grande a procura das filhas de ex-combatentes da II Guerra Mundial pelo reconhecimento dos seus direitos. Por isso, o Departamento Jurídico do Conselho oferece orientação jurídica gratuita. Informações na Rua Visconde de Abaeté, 48, Tamarineira, fone (81) 3082.4847.

Abrigos impróprios

O leitor Henrique Matos sugere que a Prefeitura do Recife mude os abrigos de ônibus espalhados pela cidade. Pois são impróprios como abrigos, já que, de acrílicos e em forma de arcos, deixam as pessoas expostas ao sol e à chuva. “Um exemplo é o da Rua Barão de Souza Leão, no lado oposto ao nº 565, em Boa Viagem. Está furado, como a maioria, e as pessoas, que tentam se proteger da chuva, ficam molhadas”, desabafa o leitor.

Esgotos fedendo

Cidadãos voltam a denunciar três esgotos estourados, na Rua Dhalia, em Boa Viagem, há mais de um mês. Apesar dos moradores de todos os prédios da rua terem pedido o serviço da Compesa, as solicitações, até hoje, não foram atendidas.

“Furada” I

Com justa razão, o leitor Hibernon Olegário da Silva reclama que é uma “furada” inconcebível estacionar veículos nas dependências dos principais aeroportos do Pais. “O critério de cobranças está escandalosamente inconcebível”, lamenta.

“Furada “ II

Enfatiza que os automóveis e as motocicletas são taxados exatamente com o mesmo valor. Daí, o disparate nas cobranças abusivas, o que requer a pronta interferência das autoridades sobre o assunto. Principalmente, o Ministério Público.


Fedor - Na Rua Barão de Souza Leão, em Boa Viagem, esgotos a céu aberto continuam a prejudicar moradores e turistas. A situação já se prolonga, há meses e com fedor e tudo, sem que haja uma solução.

Suspeitos - Moradores da Rua Padre Cabral, em Boa Viagem (Setúbal) pedem que o 19º BPM reforce o policiamento, principalmente à noite, já que elementos suspeitos são vistos nesta e em outras vias próximas. E já houve assaltos.

Doenças - O Hospital das Clínicas da UFPE atende pacientes com Síndrome do Intestino Irritável (SII), doença benigna funcional, isto é, sem causa específica. Informações: Ambulatório de Gastroenterologia HC - fone 2122.3723.

Arraial - O concurso de quadrilha do Arraial Lúcia de Badia, do Pátio do Terço e realizado pelo Instituto de Cultura Técnica, teve o seguinte resultado: 1º. "Vem Que Tem Nordeste" (Camaragibe), 2º. "Fogo Nordestino" (Várzea) e 3º. "Tradição Junina" (Paulista).

Nenhum comentário:

Postar um comentário