quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Parabólica

Negras, pobres e sem estudos

Com o assassinato de uma mulher, ontem, na Iputinga, já são 300 mortes no Estado, segundo a ONG Cidadania Feminina. Já o Fórum de Mulheres de Pernambuco (FMPE), com base nos números oficiais da Secretaria de Defesa Social (SDS), indica 292. Um aumento de 6,8% de homicídios, quando comparados de janeiro a outubro de 2008/09. Vale lembrar que, ontem, 25 de novembro, celebra-se o Dia Internacional pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. Pernambuco, infelizmente, detém os maiores índices de mulheres assassinadas do País, onde, por ano, cerca de 300 mulheres são mortas, vítimas de, em 95% dos casos, agressões do próprio marido e de pessoas próximas. Ou, então, pelo envolvimento com traficantes e com o tráfico de drogas. Nos últimos cinco anos, morreram cerca de 2.143, segundo revela a pesquisa Caracterização dos Homicídios de Mulheres 2002-2008, do Observatório da Violência do SOS Corpo - Instituto Feminista para a Democracia. Em janeiro, deste ano, 30 mulheres foram mortas, no Estado, quase um mulher por dia. Saliente-se que, em sua maioria, são mulheres pobres, negras, jovens e de baixa escolaridade.

Diploma - A diretora da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Deborah Lima, e o presidente do SinjoPE, Ayrton Maciel, participam da audiência pública que discute o projeto de lei 1273/2009, de autoria do deputado Isaltino Nascimento (PT), e que dispõe sobre a exigência do diploma de Jornalismo em concursos públicos no Estado. Hoje, às 9h, no Auditório Capiba, na Faculdade Maurício de Nassau, nas Graças.

Voto obrigatório na OAB

A OAB/PE realiza, amanhã, das 9h às 17h, eleição para eleger o novo presidente. Os advogados, com domicílio eleitoral no Recife, votarão no Chevrolet Hall, na Avenida Agamenon Magalhães. No site da entidade, está a listagem dos locais de votação: www.oabpe.org.br. O voto é obrigatório para os inscritos, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), sob pena de multa. Os locais de votação das sub-seccionais estão no site: www.oabpe.org.br.

Pare e não morra

O cruzamento das ruas Augusto Lins e Silva e Cônego Romeu, perto do estacionamento da Padaria Além do Pão, em Setúbal, tornou-se um risco de morte para os motoristas. Apagou-se a sinalização “Pare”, escrita no chão. E haja freadas.

Jarbas
b
O Grupo de Executivos do Recife homenageia, hoje, em reunião-almoço, no Boi Preto, no Pina, o senador Jarbas Vasconcelos, que fala sobre “O Cenário Político e Econômico Nacional”. E recebe o Troféu GERE - Empresário Armando Monteiro Filho.

Lama

A Rua Blumenau, no Ipsep, transformou-se, literalmente, num “mar” de lama podre e fedorenta, por falta de saneamento. A “água”, esverdeada, toma conta da via de ponta a ponta. Enquanto os moradores sofrem, a Prefeitura do Recife não tá nem aí.

Medalha - A Divisão de Eventos Culturais do Instituto de Cultura Técnica (ICT), em parceria com o Museu do Forte do Brum, no Bairro do Recife, entrega, hoje, às 20h, a "Medalha do Mérito Fernandes Vieira", a várias personalidades.

Taborda - O evento acontece antes da abertura da exposição dos vencedores do Concurso de Artes Plásticas "Campina do Taborda", que são os artistas plásticos: Flávio Soté (1º lugar), Pedro Corrêa (2º lugar) e Alex Freitas (3º lugar).

Palestra - O escritor e jornalista Laurentino Gomes profere, hoje, às 19h, na Fafire, a palestra "A Construção do Futuro no Brasil das Oportunidades Perdidas", no Festival Internacional de Línguas, Culturas e Literaturas Neolatinas

AABB - O Projeto AABB Cultural traz, hoje, às 20h, no Salão Capiba, a exposição de pinturas da artista plástica Eliane Melo, "Concerto para Rabeca" com Aglaia Costa e o Coral Canto Livre AABB. Informações: 3117-6073. Entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário