quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Parabólica

Recital Poético no Sesc

Com direção de Paulo André Viana, o Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira, do Sesc Santa Rita (2º. andar), realiza, hoje, às 17h, o recital poético “Fragmentos do Cotidiano”, com poesias dos meus livros O Recife & Outros Poemas e Eu Sou Capibaribe - Poemas. Tem a participação de atores e de Demetrio Rangel, cantando seis poemas meus e por ele musicados. “O Laboratório é um espaço que propõe a otimização da linguagem literária para desenvolver ações de literatura e que favoreçam a reflexão, fluição, discussão e experimentação literária”, afirma Maria Gorete de Lima, gerente da Unidade Executiva. Já Rita Marize (supervisora de Cultura) e Conceição Cavalcanti (orientadora de Literatura) destacam: “Buscamos intensificar a prática da escrita artística e oferecendo à comunidade oficinas, apresentações artístico-literárias, palestras, encontros e bate-papos literários. Já participaram Raimundo Carrero, Luzilá Gonçalves, Lourival Holanda, Renata Pimentel, Miró, Cida Pedrosa, Valmir Jordão, Adriano Cabral, Sandra Rosa, Paulo André, Demétrio Rangel e, agora, Robson Sampaio”. Vamos lá companheiros, é de graça.
“Festa” – Sobre a nota “Fazendo a festa” e em atenção ao leitor Carlos Alberto de Sá Costa, que pede substituição de lâmpadas, no Loteamento Alto do Morumbi, em Paulista, a Celpe solicita mais informações, tais como o nome das ruas ou número dos postes que necessitam de manutenção. Sobre a contribuição de iluminação pública, a Celpe apenas arrecada e repassa para a prefeitura..

“Carona” perigosa

No início desta semana, um cidadão morreu, na Avenida Sul, nas proximidades de Afogados, após cair da bicicleta e ser atropelado por um ônibus. Só que ela vinha de “carona, isto é, agarrado na traseira do coletivo. Ontem, adolescente ficou pendurado na porta deste ônibus, na Avenida Caxangá, perto do Viaduto da Cidade Universitária, também pegando “carona e correndo risco de morte.

Sexo na rua

Vários leitores denunciam que a Rua do Hospício, na Boa Vista, virou um motel público do Recife. Afirmam que três casais, que moram naquela via, fazem sexo abertamente e para quem quiser ver. Pedem que a PMPE tome providências e urgentes.

Crack

A Frente Parlamentar de Combate ao Crack ,da Câmara Municipal do Recife, tem encontro, hoje, com a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo. E, amanhã, com o secretário de Defesa Social, Sevilho Paiva.

Defensoria

Hoje, será inaugurado o Núcleo de Olinda, da Defensoria Pública de Pernambuco, na Avenida Getúlio Vargas, 1660, Bairro Novo. Com recepção de triagem para atendimento e 9 salas de assistência. O Núcleo atenderá 120 pessoas por dia.

PE – Hoje, às 9h, no Batalhão de Polícia do Exército, na BR-232, Km 6, no Curado, será a conclusão do período básico do Curso de Formação de Sargentos 2009/2010. Às 17h, será a formatura e, às 18h, o coquetel.

Rei - O Rei do Baião, Luiz Gonzaga, será tema de palestras, no Centro Cultural Correios Recife, em parceria com o Memorial Luiz Gonzaga, hoje e amanhã, às 17h. Na Av. Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife, fone 3224-5739.

Manhattan - A Orquestra Manhattan faz duas apresentações, sendo uma, hoje, na festa de confraternização dos colaboradores da Celpe. O outro show será, amanhã, no aniversário dos 35 anos das Tintas Iquine.

Interatividade - A Biblioteca Pública de Igarassu inova com mais uma ferramenta de comunicação. O espaço criou um blog com o objetivo de divulgar as ações e eventos. Para quem deseja acessar: bibliotecaigarassu.blogspot.com.

Buracos e abandono

O leitor Carlos Alberto Costa bota a boca no trombone e diz que “as
ruas João Pereira de Oliveira e General Castelo Branco, conhecidas como Estrada de Mané-Pá, em Paulista, podem e devem ser conhecidas como as ruas mais esburacadas do País. Quiçá, do mundo. E o título seria justíssimo”. Afirma que o número excessivo de ônibus, caminhões, carros, transportes escolares, motos, bicicletas, etc transformam as vias numa balbúrdia e num total desrespeito às leis de trânsito. “Socorro! Clamam os usuários, por solução imediata”, detona Costa. Já a leitora Paula Tenório denuncia o abandono do Mercado do Cordeiro, inaugurado há pouco mais de um ano, e com promessas de, entre outras coisas, Internet wireless. “Pois bem, encontra-se em estado deplorável de manutenção e conservação, com banheiros imundos e constantemente sem água. Zelador é figura difícil de se encontrar. Boxes fechados, sem locatários e, só às 11h, é que o administrador se dá o direito de ligar os ventiladores. O calor é insuportável. E usuários de drogas, ao redor do mercado, ameaçam a integridade de quem se arrisca a frequentá-lo”, afirma Paula.

Certidão - Visando a humanização e a cidadania nas unidades prisionais de Pernambuco, a Secretaria de Ressocialização, através do Presídio de Igarassu, firmou parceria com o cartório de registros do município. O objetivo é fornecer certidão de nascimento para filhos de reeducandos. Virgínia Fonseca, pedagoga e agente penitenciária, é responsável pela ação que já possibilitou o acesso à cidadania de 60 crianças.

Bom pra cachorro

"Um Natal bom pra cachorro". É assim que o blogdogmidia.com e o “Projeto Educãodo” querem que seja o Natal dos cães que vivem em ongs e no Centro de Vigilância Animal (CVA). E iniciaram uma campanha para receber donativos (ração e produtos Pet) e que serão destinados aos animais em situação de risco. A campanha quer, ainda, chamar a atenção da população para conscientização contra a sujeira nas ruas e para a adoção de animais. Acesse: www.dogmidia.com.

Trânsito perigoso

A Avenida José Rufino, em Areias, está uma buraqueira de ponta a ponta. É buraco para dar e vender, tornando o trânsito perigoso e com mais possibilidade de acidentes. Para completar, há um monte de boca-de-lobo sem tampa ou quebrada.

Social? I

Sabemos que o problema social no Recife é imenso e com grande parcela da população sobrevivendo de “bicos”. Pois bem, sempre que há festa, no Marco Zero, no Bairro do Recife, a invasão de camelôs é inevitável. As ruas próximas são “deles”.

Social? II

Só que, na busca de um lugar para pôr carroças e barracas, ocupam os estacionamentos, empurram os carros e até mesmo arranham. Tudo por falta de fiscalização da PCR, como ocorreu, na semana passada, com o veículo de uma cidadã.

Solidário - O Plaza cedeu espaço, no Piso L2, para a Loja Solidária do NACC. Até o dia 31, quem for ao shopping, pode comprar peças utilitárias, bijús, roupas, artigos natalinos e outros produtos e ajudar às crianças com câncer. Informações: (81)3265.8100.

Jogo – Grandes nomes do futsal pernambucano, como Calípio, Paulo Patita e Xando, participam, hoje, às 19h, no Sesc, em Santo Amaro, do Jogo da Solidariedade. Promoção do Centro de Cidadania Che Guevara. Entrada: 1 kg de alimento não-perecível.

Blog - Visite o blog comunitário de Roda de Fogo, nos Torrões, acessado por 72 paises e comandado por Manoel Limoeiro. Tem 227 acessos dos Estados Unidos, Espanha e outros. http://www.grupounidoderodafogo.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário