quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Parabólica

Estacionamento

Um leitor, identificado apenas como ntbatista (ntbatista@bol.com.br), diz que é leitor assíduo da coluna e responde e esclarece a uma colocação feita por outro leitor, cujo titulo, no dia 19 passado, foi “Indignado”. Vamos ao relato dele: “Este cidadão reclama da aplicação de multas a veículos estacionados ao redor da Praça de Casa Forte e, segundo ele, autuações incorretas. Pois bem, sugiro que seja verificado o Código de Trânsito Brasileiro, no se Artigo 181, Inciso VIII, que expressa claramente a proibição de estacionar ao redor de jardim público (praças públicas): estacionar o veículo no passeio ou sobre faixa destinada a pedestres, sobre ciclovias ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pistas de rolamento,marcas e canalização, gramados ou jardim publico. Outra coisa: independe se o meio-fio é branco ou amarelo, pois a cor não determina absolutamente nada, nesse caso. Então, antes de qualquer denúncia, deve qualquer cidadão amparar-se na legislação e criticar ou cobrar providências das autoridades”.

Presépio - Os amantes de arte sacra em estilo barroco, agora têm endereço certo para apreciar o Presépio em Modelo Francês. O local de visitação, das 19h às 22 h, fica no Anexo 1 da Defensoria Pública de Pernambuco, na Rua José de Alencar, 385, Boa Vista. Vale destacar que a obra foi adquirida, há mais de 40 anos, e o dono Edelson Farias de Araújo fez questão de expor na Defensoria Pública.


Um breu total

O leitor Iedijovenai Francisco diz que, há um mês, veio uma equipe da Prefeitura do Recife e trocou a fiação dos postes da Rua F. Joana Bezerra. Mas, não religou a lâmpada do poste de número BO-22746, que fica na frente da casa dele. Mesmo comunicando à PCR sobre o problema, nada foi feito até agora. O cidadão e a sua família estão com medo de sair à noite por causa da escuridão. É bronca braba.

Suja e fedorenta

Um esgoto, a céu aberto e próximo a um prédio em construção, na Rua Padre Cabral, em Boa Viagem (Setúbal), continua jogando água suja e fedorenta ao longo do meio-fio. Apesar das reclamações, a Prefeitura do Recife não fez nada, nadinha.

Descaso

Um cidadão chegou, ontem, às 7h, na Receita Federal, em Piedade, e só foi atendido às 11h. Apesar de ter a ficha três, passou por tal vexame. O pessoal da RF disse que a preferência era das pessoas jurídicas. Ou, então, reclamasse na Ouvidoria.

No escuro

O leitor Sandro Alex denuncia que dois postes da Rua do Rio com a 3ª. Travessa do Rio estão com lâmpadas queimadas, há mais de três meses, e a Prefeitura de Olinda não toma nenhuma providência.Os moradores temem o aumento de assaltos.

Natal - Neste final de semana, a programação natalina do Governo do Estado, realizada pela Fundarpe, traz música instrumental para a Praça da República. Neste sábado e no domingo, o Natal de Todos começa, às 16h, nos dois dias.

Missa - Por questão de segurança, o ministro da Ordem Terceira de São Francisco do Recife, Gilvandro Coelho, autorizou que a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, na Rua Imperador, s/n, realize, amanhã (dia 25), às 8h, a Missa do Galo.

Viagens - O Terminal Integrado de Passageiros do Recife (TIP) espera, neste final de ano, principalmente hoje e na próxima quinta-feira, vésperas dos feriados, fluxo próximo de 11 mil pessoas/dia. Um incremento de 50% no movimento.

Cão - A “Campanha Um Natal bom pra Cachorro" conseguiu arrecadar 150 kg de ração, medicamentos, shampoos, sabonetes,vermífogos e carrapaticidas,que foram entregues à Ong PetPE. A arrecadação continua até o dia 30.Informações: blog dogmidia.com.


Inglês - As unidades Aflitos e Imbiribeira do CCAA estão com uma promoção para novos alunos: ao efetuar a matrícula, o estudante ganha o material didático. A instituição oferece cursos de inglês e espanhol. Informações: 3221.2818.

O Recife vai desaparecer? I

Enviado pelo deputado federal de Pernambuco, Raul Jungmann, de Copenhague, na V Conferência da ONU Sobre Mudança do Clima: “Foi um choque. Numa das principais praças de Copenhague, no centro de uma exposição dedicada a cem lugares para serem visitados antes que desapareçam, um painel com o Recife e uma foto da Praia de Boa viagem! A mostra foi realizada por uma ong dinamarquesa, com base nos relatos do IPCC, o painel técnico da ONU sobre mudanças climáticas, que conta com mais de 2.500 cientistas. Os relatórios técnicos do IPCC são sobre os riscos para cidades costeiras e a situação particularmente crítica do Recife. E, em segundo lugar, a importância, história e população da nossa Capital. “Incrédulo, volto ao painel no meio da neve e o fotografo. Acho um absurdo, mas está lá. Somos o número 18 entre cem cidades que, dizem eles, devem desaparecer. Releio o texto em inglês abaixo da grande foto de Boa Viagem. Ele fala um pouco das nossas origens, história, cultura. E destaca que tivemos a primeira sinagoga das Américas, durante o período nassoviano (época de Maurício de Nassau)”.

Recife II - Jungmann continua: “Sinceramente, não creio que desapareceremos. Me recuso a crer. Mas, que é um alerta, é. Independentemente de qualquer coisa. Estamos na mira. Enquanto o mundo começa a nos encarar como uma espécie de Jurassic Park, não vemos o mundo. Melhor, nós estamos cegos para o mundo, para as mudanças que virão, que já não são uma possibilidade, mas uma realidade presente”.

Cadê, as lixeiras?

Denúncias dos donos dos quiosques da Praia de Boa Viagem dão conta de que não existem lixeiras suficientes no calçadão. Por isso,
muita gente, sem educação e cidadania claro, estão jogando papel, copos descartáveis, sacos plásticos e outros no calçadão da Avenida Beira-Mar. Em frente ao Edifício El Greco, por exemplo, jogam lixo até na ciclovia. Um absurdo.

Nada de redução

A Secretaria Estadual da Fazenda anunciou redução em torno de 12% do IPVA para os carros no próximo ano. Só que, na verdade, com a desvalorização do veículo de um ano para o outro, o preço do IPVA também cai. Então, não é redução.

Ta ruço!

Diversos moradores de San Martin solicitam à Secretaria de Defesa Social (SDS) um maior policiamento para a praça do bairro, que já é conhecida como a “Praça da Maconha”. Também reclamam dos assaltos a carros que ocorrem a todo momento.


Filhos

Quero desejar a todos os leitores, companheiros de batente, amigos e familiares um Feliz Natal 2008, cheio de paz e felicidade. Para mim, o Nascimento de Jesus Cristo é a certeza de que Deus-Pai nos tornou, ainda mais, os seus verdadeiros filhos.


Turismo - Os turistas, que desembarcarem no Aeroporto Internacional dos Guararapes, nas festas de final de ano, contarão com centrais de informações: nos postos do aeroporto, Praia de Boa Viagem, TIP, Olinda e Aeroporto de Petrolina.

Segurança - Para ter um serviço mais ágil e rápido, a Nordeste Segurança modernizou a frota de carros-fortes. Este mês, a empresa adquiriu 30 caminhões eletrônicos equipados com dois computadores de bordo, que monitoram os veículos.

“ICTzão” - O Bloco Carnavalesco “ICTzão em Folia” vai completar dez anos de folia em fevereiro. O seu diretor, o produtor cultural Adilson Rocha, informa que a Rainha de 2010 vai ser a cantora Nádia Maia de muito sucesso. Uma grande artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário