quinta-feira, 18 de março de 2010

Parabólica

Deficientes físicos

O deputado federal Edgar Moury (PMDB-PE) tem papel fundamental, como relator, na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara Federal, para aprovação de PL, de autoria de Cláudio Diaz (PSDB-RS), que fornece bolsas de estudo para portadores de deficiências na cota de vagas em empresas. Que, por obrigatoriedade, devem preencher de 2% a 5% dos seus cargos com esses trabalhadores. Substitutivo de Moury ao PL defende que a ocupação de vagas previstas deve ser feita com valor mensal igual ou superior a um salário-mínimo, concedidas pelas empregadoras, desde que o número de bolsas não exceda a 50% das vagas oferecidas. “O bolsista deverá ser contratado após a conclusão do curso, por um período não inferior a um ano e as bolsas serão focadas na capacitação dos deficientes, com vistas às vagas oferecidas pelas empresas”, diz Moury, lembrando que o PL está em tramitação. As alterações sugeridas focam na agilização da inclusão destes no mercado de trabalho. “Infelizmente, o sistema de habilitação e reabilitação de pessoas para o trabalho ainda é precário em nosso País, tanto no que se refere aos acidentados como às pessoas com deficiências física”, aponta.

Obras - O Instituto de Qualificação (IQ) realiza a palestra Controle Externo das Obras Públicas, hoje, às 19h, no Sinaenco/IQ, com o engenheiro civil Adolfo Luiz Souza de Sá, especialista em Auditoria de Obras Públicas, Aborda o papel constitucional dos Tribunais de Contas e os principais pontos de controle usados em suas auditorias em obras e serviços de engenharia. Inscrições: pedagogico@iq.org.br, anaclaudia@creape.org.br e (81) 3227.1500

Calçamento danificado

Manoel Limoeiro denuncia que, no dia 21 de dezembro do ano passado, o prefeito do Recife, inaugurou a Rua Ferroviário Valmir de Morais e mais de dez vias, em Roda de Fogo, nos Torrões. A foto mostra o calçamento da Rua Ferroviário com rachaduras e arrancados. Limoeiro pergunta: “Se essa rua encontra-se nessas condições, as demais como não estarão? Pedimos providências à PCR”.

Ainda sem cirurgia

A paciente Maria Irene da Silva continua, na Unidade de Traumatologia do Hospital da Restauração e, desde o último dia 9, espera para ser operada. A diretoria do HR prometeu que a cirurgia seria feita nesta segunda-feira, o que não aconteceu.

Acesso

Leitor pede que a Dircon ou a CTTU tome providências, pois na rua de acesso ao Conjunto Vale dos Rios, no Ibura, existe um caminhão frigorífico que impede o direito de ir e vir dos moradores aos seus apartamentos. A citada carreta está desativada.

O que é isso?

A leitora Juliana Spencer lamenta que pacientes graves e cadastrados na Prefeitura do Recife estão sem receber fraldão descartável nos postos de saúde, desde dezembro do ano passado. Alguns familiares, mais abonados, estão comprando o produto.

Artesãos - Amanhã, será lançado o "Bloco Lírico dos Artesãos de Pernambuco", informa o produtor cultural Adilson Rocha, que faz parte da diretoria. O Dia de São José será comemorado, ao lado da Matriz, com missas, música e feirinha artesanal.

Dança - O Centro Cultural Correios Recife promove, de hoje a domingo e nos dias 25, 26, 27 e 28, sempre às 18h30, o espetáculo de dança “Leve”, com as bailarinas Maria Agrelli e Renata Muniz. Na Av. Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife, 3224.5739 e 3224.1935.

Seminário - Hoje, às 9h, o Sindicato dos Urbanitários-PE realiza, no Recife Praia Hotel (Av. Boa Viagem, 9), o seminário A Realidade e os desafios do saneamento ambiental no Estado.

Cruz - A Câmara Municipal do Recife presta homenagem aos 125 anos de fundação do Hospital Oswaldo Cruz, hoje, às 10h, no plenário. A sessão solene é uma proposta do presidente da Câmara, Múcio Magalhães (PT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário